Deserto, segundo o dicionário Oxford Languages, é a palavra que nomeia uma zona árida, de precipitações irregulares e vegetação inexistente. No entanto, essa mesma palavra apresenta um significado diferente no livro sagrado cristão, provocando o questionamento “qual o significado de deserto na Bíblia?”. E é sobre esse assunto que trataremos no texto a seguir, apresentando curiosidades e o significado de deserto na Bíblia.
Qual o significado de deserto na Bíblia?
Como mencionado anteriormente, a palavra “deserto” na Bíblia aparece tanto no sentido literal, o mesmo verificado no dicionário, de um local árido com pouca precipitação e quase sem plantas, quanto em um sentido figurado, específico do contexto bíblico. Esse segundo ainda é possível de ser visto de uma maneira positiva ou de maneira negativa.
A interpretação negativa seria de que o deserto é um local de punição ou castigo. Essa interpretação é baseada em passagens como em Êxodo 32:23 e em alguns trechos do livro de Números, por exemplo, nos momentos que narram o povo de Israel praticando idolatria.
A interpretação positiva seria de um local de condições insalubres onde, com o objetivo de aperfeiçoar e evoluir, Deus faz uma espécie de desafio ou obstáculo ao povo escolhido. Essa interpretação é baseada em passagens como em Jeremias 2:3 ou em alguns dos trechos do livro de Oseias.
De maneira mais resumida e sintetizada, “deserto” na Bíblia, em seu sentido figurado, seria uma expressão com significado próximo de provação ou intervalo de tempo usado em reflexão.
Qual o significado de deserto na Bíblia: Quais palavras bíblicas foram traduzidas como deserto?
Não é uma surpresa para nenhuma pessoa que o texto original da Bíblia não foi escrito em português. O texto original do livro sagrado cristão foi redigido, a princípio, em três idiomas distintos: hebraico, aramaico e grego. Assim, da mesma forma que é verificada em toda tradução entre dois idiomas, nem toda palavra presente em um idioma tem um equivalente exato no outro idioma. Por esse motivo, a palavra “deserto” na versão traduzida para o português da Bíblia Sagrada, em alguns trechos, assume o lugar de diferentes palavras verificadas na versão de idioma original.
Alguns exemplos das palavras mencionadas no parágrafo anterior: a palavra em hebraico “Midbar”, usada com a função de descrever um local seco; “Siyya” e “Yeshimon”, como a anterior, também são palavras da língua hebraica, mas são utilizadas para designar um local sem água; diferente das anteriores, uma palavra de origem grega também é utilizada em alguns trechos, mas é também entendida como deserto, a palavra é “Eremos”.
Qual o significado de deserto na Bíblia: Qual a importância do deserto na Bíblia
O deserto é citado diversas vezes ao longo da Bíblia, tendo uma importância considerável em diversos sentidos. A presença recorrente do deserto ao longo do livro sagrado cristão é justificada por conta da localidade onde ocorrem as histórias narradas, na região da Palestina e seus arredores, que é uma área onde predomina o bioma desértico.
Por esse motivo, o deserto serve de cenário para importantes trechos da Bíblia Sagrada, como a peregrinação do povo de Israel na Península do Sinai depois dos eventos do êxodo no Egito, também um local majoritariamente desértico. Outros exemplos da importância do deserto para a Bíblia seria o fato de algumas das guerras mencionadas no Antigo Testamento serem ambientadas no ambiente desértico.
Qual o significado de deserto na Bíblia: Quais passagens da Bíblia exemplificam essa ideia
Como dito no segmento anterior, o deserto tem um papel importante e frequente na narrativa da Bíblia, então, para exemplificar, vamos citar alguns dos trechos de destaque que tratam do deserto em algum sentido: Deuteronômio 8:2; Deuteronômio 1:31; Deuteronômio 2:7; Isaías 40:3.
Qual o significado de deserto na Bíblia: Lições aprendidas no deserto
Mencionamos que uma das interpretações possíveis para o sentido figurado de deserto é um lugar de condições insalubres selecionado por Deus para o povo escolhido passar por provações, procurando evoluir as pessoas. Ou seja, essas pessoas, após passarem pelos desafios, foram capazes de tirar lições do caminho que percorreram. A seguir, vamos fazer uma lista com algumas das lições que a passagem no deserto ensinou para alguns personagens da Bíblia:
- Dependência de Deus: O deserto, sendo o ambiente extremo que é, não contém recursos para sustentar a vida humana, porém, no deserto o povo de Israel entende que são dependentes de Deus. Então, essa lição serve para nos ensinar que dependemos de Deus.
- Descoberta do que é de fato necessário: Um dos personagens bíblicos, João Batista, vivia no deserto. Com costumes muito simples, ele não tinha nenhum artigo de luxo ao seu dispor, apenas coisas básicas para a sobrevivência, no entanto, ele não sentia falta desse tipo de objeto, já que o essencial para ele era o contato com Deus.
- Vencer a tentação: Em um momento da narrativa da Bíblia, Jesus é levado ao deserto e tem contato com diversos tipos de tentação, mas resiste a todas e não comete nenhum pecado.
- Resolução de problemas: O profeta Elias é outro personagem da Bíblia que passa no deserto. Após ser condenado injustamente à morte, ele vai ao deserto sem intenções de seguir com a sua vida, no entanto Deus o leva a um monte e dialoga com ele, restaurando Elias.
- Esperança: Josué é um personagem que passou pelo deserto, enfrentando um momento desafiador. Mas em nenhum instante ele perde a esperança em Deus, e isso é recompensado quando ele lidera seu povo na conquista da terra prometida.
Conheça um deserto citado na Bíblia
Falando no sentido literal da palavra, alguns dos desertos citados nas narrativas bíblicas existem até os dias de hoje. Um deles é o Deserto de Judeia.
Localizado no sul de Israel, esse deserto tem aproximadamente 1.500 quilômetros quadrados. É a “casa” de sítios históricos e mosteiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário