domingo, 25 de junho de 2023

Para onde vão os animais quando morrem, segundo a Bíblia

Os animais provavelmente têm alma, porque têm sentimentos. Mas a Bíblia não diz se vão para o Céu ou não. O foco da Bíblia é o destino dos homens, não dos animais.

 

A Bíblia não é clara se os animais vão para o Céu ou não. O único versículo que toca no assunto é Eclesiastes 3:21. Tanto quem acha que os animais vão para o Céu como quem não acha usam esse versículo como prova de sua posição. A forma como é traduzida também pode influenciar a interpretação.

 

Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra? - Eclesiastes 3:21

 

Argumentos contra a entrada de animais no Céu:

 

  • São seres irracionais, portanto não podem entender o conceito de Deus nem escolher segui-lo (condição necessária para entrar no Céu). Por outro lado, a Bíblia diz que toda a Natureza louva a Deus.
  • Não têm espírito (a parte de nós que está ligada a Deus). Mas a Bíblia não diz se têm espírito ou não.

 

Argumentos a favor de animais no Céu:

 

  • São criaturas puras, não foram eles que pecaram. Porém, a Bíblia ensina que toda a Natureza sofreu as consequências do pecado. Os animais nem sempre têm atitudes bonitas.
  • Os animais estão ligados a Deus, porque O louvam. Por isso devem ter espírito. Mas não sabemos se esse louvor é intencional ou se sua mera existência é um louvor a Deus.

 

Não podemos ter certezas sobre esse assunto, porque a Bíblia não apoia nenhum lado categoricamente. Esse é um mistério que só será desvendado quando chegarmos ao Céu. Cada um pode ter sua opinião, não afeta nenhuma doutrina fundamental da Bíblia.

 

O que a Bíblia fala sobre os animais: entenda porque Deus criou os animais

 

Quando Deus criou os animais disse que era bom. São essas as palavras descritas no livro de Gênesis, quando Ele criou o mundo. Ele não só diz que era boa a criação dos animais, mas que tudo aquilo que Ele criou era bom e muito bom (no caso de Adão e Eva). A Bíblia não tem muito a falar dos animais, mas traz alguns textos com algumas referências a eles.

 

No início da criação, Deus deixou como responsabilidade de Adão cuidar e dar nomes aos animais. Todos nós temos a responsabilidade de tratar os animais com respeito, porque são criação de Deus.

 

Um dos textos mais conhecidos na Bíblia, que mostra como os animais são importantes para Deus, é na história de Noé (Gênesis 6). Deus viu que a maldade do homem se tinha multiplicado e não só dele, mas também dos animais, pois os animais temiam os homens e também foram afetados com o pecado. Deus fez questão de salvar os animais, junto com a família de Noé.

 

Uma das referências do cuidado e sustento de Deus com os animais é em Mateus, onde Ele diz que se Ele cuida dos animais do campo, muito mais cuidará de nós que somos a Sua imagem e semelhança (Mateus 6:26). Deus cuida de cada bicho.

 

Na Bíblia, os animais também são usados como exemplo do poder e da soberania de Deus. Todos eles dependem de Deus e Ele lhes dá sustento (Salmos 104:24-28). A complexidade de cada animal é prova que Deus é perfeito em tudo que faz e podemos confiar nele.

 

Algumas referências da importância dos animais na Bíblia

  1. Eram usados para sacrifícios pelos pecados do povo - Êxodo 29:18.
  2. Como alimento - Levítico 11.
  3. Como vestimenta - Gênesis 3:21.
  4. Como veículo de transportes - Marcos 11:2.
  5. Para utensílios de casa ou de viagem.
  6. Como pagamento por uma dívida ou compra de algo (propriedade, comida...).

 

Animais tem alma?

 

A alma é a parte de nós que tem sentimentos, vontade e raciocínio. Os animais são criaturas irracionais, portanto suas capacidades de pensamento são muito inferiores ao Homem. Mesmo assim, é óbvio que eles pensam. Um cachorro faz um cálculo muito complicado para pegar uma bola no ar, mesmo não entendendo de matemática.

 

Quem já observou animais sabe que eles têm sentimentos básicos, como medo, raiva e alegria. Não têm capacidade para analisar, questionar e expressar esses sentimentos de forma racional mas os sentimentos estão lá. Também fazem escolhas, mostrando que têm vontade própria, ainda que limitada.

 

Deus deu aos animais fôlego de vida, que na Bíblia vem sempre associada à alma (Gênesis 1:30; Gênesis 2:7). Tudo parece indicar que os animais têm alma, embora seja inferior à alma humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário