Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção etc.
A amizade pode existir entre homens e mulheres, irmãos, namorados, maridos, parentes, pessoas com diferentes vínculos. É um relacionamento social voluntário de intimidade. Algumas bases do sentimento de amizade são reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão e confiança.
A amizade pode ter diversas origens, como o meio em que as pessoas convivem, por exemplo, o trabalho, o colégio, a faculdade, amigos em comum, mas também pode surgir por acaso. Alguns amigos, inclusive, se chamam de melhores amigos, pois se consideram mais que amigos, um irmão de coração.
A amizade não precisa acontecer com pessoas exatamente iguais, com os mesmos gostos e vontades, e em certos casos é exatamente esse o fato que os une. A amizade tem a função de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações, ou é apenas ter alguém para dividir momentos e sentimentos.
Alguns valores, atitudes e comportamentos relacionados com a amizade podem variar de acordo com a sociedade ou com o momento específico da história.
Dia do Amigo
A amizade é tão importante na vida das pessoas, que foi criado um dia específico para homenagear a relação. O dia da amizade, ou dia do amigo, é comemorado em 20 de julho, e a data foi criada por um argentino, a partir da chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969. O argentino resolveu enviar cartas para diversos países para instituir o Dia do Amigo, pois acreditava que a chegada à lua era um significado de que os homens deveriam se unir.
Amizade Verdadeira
A amizade verdadeira é muitas vezes considerada como algo utópico. Com o mundo globalizado, até onde as pessoas conseguem passar por cima de seus interesses por uma amizade, e algumas pessoas acabam pensando mais em si que no próprio amigo, prejudicando a relação.
Quando existe uma amizade verdadeira, algumas pessoas intitulam essa de “melhor amigo”, que consegue ser alguém melhor ainda que um amigo, o nível de lealdade, amizade, atenção, carinho e afeto é muito maior, e estes costumam estar sempre juntos, sendo confidentes e cúmplices. A nomenclatura de melhor amigo é mais utilizada por mulheres, mas ambos os sexos tem seus próprios melhores amigos, que são aqueles que o indivíduo leva para toda vida, e está presente em todos os momentos.
Provérbios 18:24 | Amigo mais chegado que um irmão
Este versículo encontra-se em Provérbios 18:24 e podemos compará-lo ao conhecido ditado em que “contamos os verdadeiros amigos nos dedos de uma mão”. Ainda, este versículo, parece apontar para dois tipos de amigos: aqueles que agem por interesse e aqueles que estão sempre dispostos a ajudar e não receber nada em troca. Portanto, existem amigos que são mais afetuosos e amáveis que familiares próximos, como irmãos de sangue.
Hoje em dia, muita gente diz ter muitos amigos, mas a palavra já perdeu muito de seu significado. Amigo é aquele que mantém um relacionamento de afeto, respeito e sempre está pronto para ajudar no que for possível.
Há uma citação interessante do filósofo grego Cícero que diz: “Em tempos duvidosos, o amigo genuíno é conhecido”. Na Bíblia temos em Provérbios 17:17 algo semelhante: "O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade".
Características de um amigo mais chegado que um irmão
-
Ama em todos os momentos (Provérbios 17:17)
-
Não abandona em nenhuma circunstância (Provérbios 27:10)
-
Repreende com amor (Provérbios 27:5)
-
Dá a vida pelo amigo (João 15:13)
-
Confronta para ajudar no crescimento (Provérbios 27:17)
-
É sábio (Provérbios 13:20)
-
Dá honra (Romanos 12:10)
Um verdadeiro amigo vai estar sempre disposto a mostrar e viver Deus como prioridade em sua vida, e vai fazer o outro ver isso também. Amizade verdadeira faz parte dos princípios do Reino de Deus. O próprio Jesus nos diz algo muito importante a respeito disso: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15:15).
O apóstolo Paulo nos diz em Romanos 5:7-8: "Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores".
Em nossa mentalidade e fragilidade humana, podemos pensar que uma pessoa pode até morrer por outra "pessoa boa", mas se no nosso julgamento não for uma pessoa "boa", então não vale a pena.
Este versículo vem demonstrar o amor incondicional que Deus tem por nós, pois Jesus deu sua vida em favor por todos.
Jesus é o maior exemplo de seu ensinamento: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (João 15:13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário