Vamos dar uma examinada no texto em questão:
2 Tessalonicenses 2:1″Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos”,
2 “que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.”
3 “Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição,”
4 “aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.”
2 Tessalonicenses 2:5 “Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco?”
6 “E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado.”
7 “Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;”
8 “e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;”
Vamos partir do princípio de que o Espirito Santo não pode ser retirado da terra e nem de lugar nenhum pois este é onipresente.
Como poderíamos tirar alguém que possui o atributo da onipresença de algum lugar?
“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” Sl 139.7-10
O Espírito Santo não será retirado da terra e nem poderia ser porque ele é onipresente.
Um outro ponto a se considerar é que vai haver salvação durante a tribulação portanto o Espírito Santo não poderá ser retirado.
Vai haver salvação durante a tribulação.
Durante a tribulação o Espírito Santo não vai ser retirado da terra. Pois está comprovado pela Bíblia que haverá salvação neste período. se haverá salvação durante a tribulação então é necessário que haja o Espírito Santo, pois ele é quem trabalha convencendo o homem da necessidade de salvação.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vô-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Jô 16,7-8
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala
pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que
Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. 1Cor 12,3
Portanto se vai haver salvação durante o período da tribulação é necessário que a pessoa do Espírito Santo esteja presente na terra.
Provas contundentes de salvação durante a tribulação.
Ap 7.1-14
Os 144 mil Judeus evangelistas
1 “Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. 2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, 3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.” 4″ E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel: 5 da tribo de Judá havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; 6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; 7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; 8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.”
Perceba que não é a igreja que evangeliza durante a tribulação, mas são 144 mil judeus que se convertem e substitui a igreja na última grande comissão. Com a saída da igreja no arrebatamento Deus volta a tratar com Israel. A prova disso é que esses judeus são selados (salvos) imediatamente após a saída da igreja.
O texto abaixo mostra o resultado da evangelização dos 144 mil, que é a conversão de almas confira:
Os convertidos da tribulação
9 “Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; 10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. 11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus”, 12 “dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. 13 E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? 14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.”
Palmas simboliza vitória e paz, e eles lavaram as suas vestiduras no sangue do cordeiro, ou seja se salvaram.
Duas testemunhas profetizam durante a tribulação no capítulo 11, elas atuam no território de Israel.
Além das duas testemunhas pregando durante a tribulação, também vemos um anjo pregando neste período observe:
Apocalipse 14:6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo,
Apocalipse 14:7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Deus nunca ordenou aos anjos que pregassem, mas durante o período da tribulação ele abre uma exceção. Se vai haver pregação e salvação como provamos aqui então a presença do Espírito Santo é indispensável.
Com estes dois argumento que apresentei ficou claro que o Espírito não sairá. Então quem é o detentor? quem é que vai ser retirado para a manifestação do anticristo?
2 Ts 2:6 “E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado.”
7 “Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;”
8 “e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;”
QUEM É O DETENTOR?
Se a Bíblia diz que alguém tem que sair para que o anticristo se manifeste então isso deve acontecer com certeza.
Passarei agora a explicar esta passagem sobre o detentor em partes:
Os 3 aspectos da salvação
A nossa salvação é um processo em andamento, ela se manifestará completamente no futuro.
- Nosso espírito é salvo.
Primeiro Deus salvou o nosso espírito nos regenerando, fazendo-o nascer de novo, ou sendo recriado.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que,
segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva
esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, - 1Pd 1,3
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” - Jô 3,3
- Salvação da alma.
Tg 1,21 - “Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.”
A alma vai sendo salva a cada dia pela renovação da mente, o texto mostra que a salvação da alma é um processo contínuo.
Sabemos que a sede da alma é a mente, a alma do homem é composta de mente, vontade e emoção. Das três faculdades da alma a mente é a principal.
Portanto a Bíblia nos ensina a focar na renovação da mente e isso é um processo constante, que só termina com a morte.
“E não sede conformados com este mundo, mas sede
transformados pela renovação do vosso entendimento, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ´Rm 12,2
A alma é salva quando vivenciamos Cristo crucificando a carne com as paixões. Passamos a pensar como Cristo e então andamos em novidade de vida.
-
A salvação do corpo.
O corpo é a última parte do ser do homem a ser salvo, por esta razão ainda morremos. Pois a transformação do corpo é uma esperança futura observe.
Rm 8.20-25 - 20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção a saber, a redenção do nosso corpo. 24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
O que Paulo está falando aqui quando diz “Em esperança fomos salvos” confirma que esta esperança é a redenção ou salvação do corpo quando diz. “aguardando a nossa adoção a saber, a redenção do nosso corpo.
Existe uma parte da salvação que ainda não chegou e que estamos aguardando chegar. Ela se dará no futuro confira:
1 Pd 1.3-5 - 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;
Pedro fala de uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível obviamente se referindo ao corpo de glória.
Considere atentamente a expressão “para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;”
Pedro fala de algo que irá se manifestar no futuro assim como Paulo em romanos 8. Então está bem claro que a salvação está em curso e que se dará completamente quando tivermos um corpo de glória.
Mais o que isso tem a ver com o detentor? E com a questão do Espírito Santo ser retirado da terra?
Tudo a ver
Quando nascemos de novo o Espírito Santo veio habitar dentro de nós E ele é a garantia do que está por vir. E o que está por vir é a bendita esperança o corpo de glória.
2 Coríntios 1:22 nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir. (NVI)
Após a redenção do corpo, o espírito que fora penhorado como garantia deixará de agir sobre nós.
Estamos em uma dispensação única em que o Espírito Santo age dentro e sobre os crentes. Age dentro de cada crente no processo de transformação guiando-nos em toda a verdade. E também age sobre nós através dos dons espirituais e ministeriais.
Essa dispensação é chamada do ministério do Espírito Santo e ela começou no pentecostes no livro de Atos capítulo 2 e vai até o arrebatamento da igreja.
Não é o Espírito Santo que será retirado da terra mas é ele que deixa de agir sobre os crentes por ocasião do arrebatamento. Pois a igreja não estará mais aqui então ele perde a sua função.
Vamos amadurecer esta ideia
Deus deixou o seu Espírito como garantia de algo que viria ou seja a redenção definitiva do homem incluindo o corpo.
2 Coríntios 5:1 “Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas.” 2 “Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial,”
Habitação celestial se refere ao corpo de glória.
2 Coríntios 5:3 “porque, estando vestidos, não seremos encontrados nus.” 4 Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. 5 Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.
Observe que o Espirito Santo é a garantia ou penhor do que está por vir (corpo de glória)
A redenção do corpo é a finalização do processo de salvação do crente. E o Espírito foi dado como um penhor. Uma vez o corpo de glória nos sendo dado o penhor é retirado.
Quando vamos ao banco empenhar uma joia. Deixamos a joia e pegamos o dinheiro. A joia fica como garantia ou penhor de que vamos voltar para pagar a dívida. Depois de cumprido o prazo de resgate voltamos ao banco com o dinheiro e resgatamos a joia novamente. retiramos o penhor que foi a joia e em troca cumprimos a promessa de devolver o dinheiro.
Da mesma forma acontecerá conosco. Deus nos deu seu Espirito como uma garantia ou penhor na promessa de que nos daria um corpo de glória e cumpriria com isso a promessa da salvação completa. No espírito, alma e corpo.
Por ocasião do arrebatamento essa promessa se cumpre, e uma vez estando todos nós com a salvação completada também no corpo, então o penhor (Espírito Santo) é retirado de dentro de nós.
Observe as passagens abaixo.
Efésios 1:13-14 Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória
A expressão “até” indica uma validade, indica um término de algo que estava em curso, indica o fim de algo. Então o texto de Efésios diz que o Espirito Santo estará em nós até a redenção daqueles que pertencem a Deus. A herança em questão é o corpo de glória.
Amadurecendo a ideia um pouco mais
A partir de 1 Co 12 Paulo inicia um assunto sobre os dons espirituais e no capítulo 13 ele fala sobre o dom supremo. Ele diz que os dons cessarão quando vier o que é perfeito.
1 Coríntios 13:9-10 - porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Sobre perfeição ele fala no contexto de maturidade, quando por decisão deixamos as coisas de menino. Mas existe a perfeição completa e definitiva que vai ocorrer na transformação do corpo e isso não é dado por esforço humano a incorruptibilidade vai operar imediatamente quando nosso corpo for transformado. Nesse momento o que é em partes que são os dons vai deixar de operar.
O que é em partes que vai ser aniquilado ou deixar de operar? A manifestação dos dons, isso vai deixar de operar.
Os dons (o que é em partes) deixa de operar na igreja assim que os corpo de glória que é a bendita esperança chegar. Porque o detentor (Espirito Santo) sai de sobre nós..
1 Coríntios 13:9-10 - porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Veja a definição da palavra “aniquilado” no grego.
Aniquilado - καταργεω katargeo de 2596 e 691 ; TDNT – 1:452,76; v 1) desempregado, inativo, inoperante 1a) fazer um pessoa ou coisa não ter mais eficiência 1b) privar de força, influência, poder 2) fazer cessar, pôr um fim em, pôr de lado, anular, abolir 2a) cessar, ser posto de lado 2b) ser afastado de, separado de, liberado de, livre de alguém 2c) terminar todo intercurso com alguém - Fonte: dicionário grego Strong
A operação do Espírito vai ser posta de lado, pois não terá mais utilidade para a igreja. Pois a sua missão terminou.
CONCLUSÃO
Durante a tribulação o Espírito Santo não será retirado da terra, O Espírito Santo será retirado de sobre os crentes e não da terra. O que cessa é a sua manifestação no corpo de Cristo porque este saiu no arrebatamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário