terça-feira, 22 de novembro de 2022

O que é o Tribunal de Cristo?

Romanos 14:10-12 diz: 'Por que você condena aquele que é seu irmão? E você, por outro lado, por que despreza seu irmão cuja fé é fraca? Todos nós vamos nos apresentar diante de Deus e ele nos julgará. Como dizem as Escrituras “O Senhor diz: ‘Todos ficarão de joelhos diante de mim, e todos dirão que eu sou Deus. Juro pela minha vida que estas coisas vão acontecer’”. Assim, cada um de nós terá que prestar contas a Deus daquilo que fez'

 

II Coríntios 5:10 nos diz: Todos nós temos que comparecer diante de Cristo para sermos julgados. Cada um receberá o que merece. Seremos julgados de acordo com o bem ou o mal que tivermos feito enquanto vivemos neste corpo terrestre.

 

No contexto das duas Escrituras, é claro que se referem aos cristãos, e aos não crentes. O Tribunal de Cristo, desta forma, envolve crentes dando contas de suas vidas a Cristo. O Tribunal de Cristo não determina salvação; esta foi determinada pelo sacrifício de Cristo em nosso lugar (Ele foi oferecido em sacrifício pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios pecados, mas também pelos do mundo inteiro. - I João 2:2), e nossa fé Nele (João 3:16). Todos os nossos pecados são perdoados e nunca seremos condenados por eles (Romanos 8:1). Não devemos olhar para o Tribunal de Cristo como Deus julgando nossos pecados, mas sim como Deus nos galardoando por nossas vidas. Sim, como dizem as Escrituras, teremos que dar conta de nossas vidas. Parte disto é, certamente, dar conta pelos pecados que cometemos. Entretanto, este não será o foco principal do Tribunal de Cristo.

 

No Tribunal de Cristo, crentes são recompensados tomando-se por base o quão fielmente serviram a Cristo (I Coríntios 9:4-27; II Timóteo 2:5). As coisas pelas quais seremos julgados serão provavelmente o quão fielmente obedecemos à Grande Comissão (Mateus 28:18-20), o quão vitoriosos fomos sobre o pecado (Romanos 6:1-4), o quão bem controlamos nossa língua (Tiago 3:1-9), etc. A Bíblia fala dos crentes recebendo coroas por diferentes coisas com base em quão fielmente serviram a Cristo (I Coríntios 9:4-27; II Timóteo 2:5). As várias coroas são descritas em II Timóteo 2:5; II Timóteo 2:4-8; Tiago 1:12; I Pedro 5:4 e Apocalipse 2:10. Tiago 1:12 é um bom resumo de como devemos pensar no Tribunal de Cristo: “Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”

 

Qual é o significado de galardão? O que é o galardão do cristão?

 

Galardão significa recompensa. A Bíblia fala sobre recompensas para cada pessoa, de acordo com o que fez. Mas esse tipo de galardão é diferente da salvação, que é pela fé, não é merecida por obras.

 

A Bíblia diz que Deus retribui a cada um de acordo com o que fez (Romanos 2:6-8). Para os que rejeitam os caminhos de Deus, haverá castigo eterno, mas para os que creem em Jesus, haverá o galardão da vida eterna. Todos merecemos condenação por nossos pecados mas Jesus veio para nos salvar. Agora, para receber a recompensa da salvação, basta crer em Jesus!

 

A vida eterna é um galardão que Deus dá por sua bondade, não por trabalharmos mais ou menos para ele (Efésios 2:8-9). Jesus mostrou que a recompensa da vida eterna é igual para todos, quer trabalhem muito, quer pouco, na parábola dos trabalhadores da vinha. Nessa parábola, cada pessoa trabalhou horas diferente mas todos receberam o mesmo salário (Mateus 20:13-15). Isso é porque ninguém merece a salvação, é Deus que dá de graça.


O galardão individual do cristão na Bíblia

 

A Bíblia diz que Deus dá galardões especiais a quem faz certas coisas. Por exemplo, há uma recompensa preparada para quem ajudar um seguidor de Jesus (Mateus 10:40-42). Mas a Bíblia não diz se esses galardões serão recebidos no Céu ou ainda em vida.

 

Algumas passagens da Bíblia parecem indicar que no Céu cada crente receberá um galardão de acordo com as obras de sua vida. Esse galardão não é a vida eterna mas possivelmente uma recompensa extra (1 Coríntios 3:12-15).

 

Isso não significa necessariamente que haverá “níveis” de cristãos no Céu, uns mais abençoados que outros. Provavelmente significa que Deus vai dar presentes individualizados a cada pessoa, de acordo com o caráter e a personalidade de cada um. Em vez de nos preocupar com merecer uma posição “melhor” no Céu, devemos nos preocupar em dar nosso melhor para Deus nos aproximarmos mais dele, confiando que Ele tem o melhor preparado para nós.


Outros galardões na Bíblia

 

O hipócrita, que gosta de exibir sua “santidade”, já recebeu seu galardão, porque recebe a admiração de outras pessoas (Mateus 6:2-4). Mas esse galardão não tem valor, porque não dura e no fim só traz miséria. O galardão do pecado pode parecer bom por um tempo mas sempre se torna ruim.

 

Os galardões de Deus são o que devemos realmente desejar. Ainda nesta vida podemos receber galardões como alegria e satisfação em Deus, vitória sobre os problemas e as tentações, sabedoria e muita esperança. Deus tem muitos galardões preparados para quem O segue fielmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário