Por que Deus mandou fazer a imagem da serpente de bronze?
(1) É bem verdade que Deus proíbe fazer imagens com certos objetivos, mas claro, não todo tipo de imagens. É proibido fazer imagens para servirem como ídolos, usadas para serem cultuadas e adoradas:
“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto…” (Êxodo 20:4-5).
Essa proibição fazia todos sentido, já que o povo de Israel viveu no Egito por mais de 400 anos em meio à idolatria e estava indo para a terra de Canaã, terra também de povos idólatras.
Deus tem em vista aqui que o povo não absorvesse esses costumes religiosos de idolatria daquelas nações.
Qual foi o objetivo da construção da imagem da serpente de bronze?
(2) Temos também o próprio Deus mandando em algumas ocasiões que fossem construídas imagens; por exemplo, os querubins colocados na tampa da arca da aliança (Êxodo 25:18-19).
Em outra ocasião, a que você citou na sua pergunta, Deus manda para o meio do povo serpentes que os picavam como punição.
Porém, todo que olhasse para a serpente de bronze erguida numa haste seria salvo de morrer pela picadura da serpente:
“Disse o SENHOR a Moisés: Faz uma serpente abrasadora, põe-a sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava” (Números 21:8-9).
(3) Observe, porém, que essa serpente de bronze não deveria ser adorada, não deveriam orar a ela e nem fazer qualquer ritual diante dela, mas unicamente olhar para ela, o que aponta para a intenção de Deus de mostrar que a fé deveria estar no coração da pessoa, que deveria crer que Deus proveria a cura da mordedura da serpente apenas olhando para aquela imagem.
Tanto isso é verdade, que essa serpente de Bronze, centenas de anos mais tarde, foi transformada em um ídolo e ganhou até um nome! E isso foi condenado nas escrituras:
“Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã” (2 Reis 18:4).
(4) Tudo isso demonstra que usar imagens com objetivo de culto, fazer qualquer ritual diante delas, fazer pedidos a elas, agradecer a elas por graças alcançadas, prestar qualquer tipo de louvor, se dobrar diante delas, aponta para uma quebra dos mandamentos do Senhor.
Deus, em nenhum lugar das escrituras, mandou fazer imagens com objetivo de serem usadas como objeto de culto, pelo contrário, condenou quando isso era feito pelo Seu povo e pelos outros povos!
(5) Por fim, o Senhor Jesus relacionou essa serpente de Bronze a Sua obra de salvação. Vejamos:
“E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (João 3:14-15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário