A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 23 – O REINO DIVIDIDO.
Com a morte de Salomão, Roboão seu filho
reinou em seu lugar (“43 E Salomão dormiu com seus pais, e foi sepultado na
cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.”- 1Rs
11,43). Parecia que o reino continuaria normalmente. Engano! Do Egito
descia Jeroboão, inimigo de Salomão e conseqüentemente do reinado
de Roboão seu filho. A dinastia davídica estava presente a sofrer um golpe sem
cura.
Veremos a seguir, a
causa desta cruel divisão e atitude dos reis que se assentaram nos dois tronos.
1. ROBOÃO
– UM REINO INSENSATO (1Rs 12).
Se Salomão foi conhecido
na historia pela sabedoria, Roboão,seu filho, o foi pela sua insensatez. Foi
coroado rei, as tribos de Israel
quiseram negociar com ele. Estavam dispostos a aceitá-lo como seu rei sob a
condição de afrouxar as impressões feitas ainda por Salomão, tais pagamentos de
tributos e trabalhos forçados (“Teu pai impôs-nos um jugo pesado; alivia
agora a rude servidão e o pesado jugo que teu pai nos impôs, e seremos teus
servos.” – v4). Roboão não admitiu negociação e as tribos de Israel se
separaram da casa de Davi. Três fatores levaram Roboão a esta derrota.
a)
Ele não ouviu o conselho dos anciãos
(v.8).
Possivelmente, Roboão não leu os provérbios de seu
pai Salomão, que em vários lugares falam da necessidade de ouvir o conselho de
gente experimentada (Pv 12,15;15,22;19,20;20,18;27,9).
b) Ele
andou no conselho dos ímpios (vs 8-11)
Não há nenhum problema no conselho dos jovens, mas no conselho de
jovens destituídos do temor do Senhor há problemas, sim. A arrogância dos
amigos de Roboão o levaria à ruína. Logo se vê que Roboão, também não meditava
nos Salmos do seu avô Davi, que dizia – “Bem-aventurado o homem que não anda
segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se
assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1,1).
2. JUDÁ
– UM REINO ENFRAQUECIDO.
Após a divisão, houve um período de antagonismo
entre Judá (sul) e Israel (norte).
Vejamos o que caracterizou o reinado dos três
primeiros reis de Judá.
a)
Roboão.
Ele foi o último rei da monarquia unida e o
primeiro do reino sulista de Judá. Seu reinado teve duas fases.
Þ Abandono
do Senhor – durante o seu reinado sugiram altares idólatras, estátuas, bosques,
lugares altos, e jovens e mulheres foram nomeados como prostitutos e
prostitutas cultuais (1Rs 14,22-24).
Þ Derrotas
e humilhação – como o Senhor não dorme, não demorou entregar Judá na mão do
inimigo (2Cr 12,1-12). Advertido pelo profeta Semaías, Roboão se humilhou (2Cr
12,6). O Senhor, cuja misericórdia duram para sempre (Sl 136), retirou o
castigo (v 7) e permitiu que Roboão terminasse o seu reinado em paz.
b)
Abias (1Rs 15,1-8;2Cr13).
Abias reinou após seu pai, Roboão. O livro de
crônicas (2Cr 13) nos conta que ele questionou a divisão de Judá e Israel e
apelou ao Senhor para ser vitorioso na luta contra Jeroboão. No entanto, o seu
coração não era perfeito (totalmente entregue) diante do Senhor (1Rs 13,3).
Talvez por isso tenha reinado apenas três anos em Judá.
c)
Asa (1Rs 15,9-24;2Cr14-16).
Asa reinou quarenta e um anos em Judá e deu inicio
a uma reforma espiritual na nação. Levou a sério o seu relacionamento com Deus
a ponto de destituir a própria mãe do
cargo de rainha, por ter feito uma imagem a Asserá (1Rs 15,13). Na reforma
espiritual, Asa foi incentivado pelo profeta Azarias (2CR 15,1-2).
As palavras de Azarias se resumem em três verdades:
Þ
“Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará
de vós.” (Tg 4,8).
Þ
Deus deixa-se achar por aqueles que o buscam (Jr
29,13;Mt 6,33).
Þ
Quem abandona a Deus será abandonado por Ele (
Jr 2,10-23).
“Se os lugares altos
não desapareceram, o coração de Asa esteve, contudo, totalmente devotado ao
Senhor durante toda a sua vida”. (2Cr 15,17) – A Bíblia diz que o coração
de Asa foi perfeito diante de Deus. Isso não quer dizer que ele não teve
pecados, mas que adorava tão somente a Deus.
3. ISRAEL
– UMA NAÇÃO IDÓLATRA (1Rs 11,26-16,28).
Se em Judá ainda havia
um pequeno sentimento de obediência a Deus, em Israel havia somente idolatria.
Jeroboão inaugurou um governo inseguro e fraco e, com medo do coração do povo
voltar ao rei de Judá, proibiu a peregrinação a Jerusalém, dando opções
religiosas ao povo (1Rs 12,25-33).
Por não buscarem ao
Senhor, o reinado em Israel, de Jeroboão até Onri (926 a 870 aC.) foi de
instabilidade. Homens ambiciosos usurpavam o poder, eliminando por assassinato
seus antecessores. Dos dezenove reis de Israel, oitos foram assassinados.
Durante os primeiros 40
anos após a separação dos dois Estados, Judá e Israel permaneceram inimigos. Os
conflitos só tiveram um fim provisório durante o período de Onri e sua dinastia.
Os reis de Israel foram: Jeroboão, Nodabe, Baasa, Ela, Zinri e Onri. Nenhum
deles andou com Deus e algumas lições podem tirar para o nosso exemplo:
Þ
Deus enviou profetas para chamar a nação de
Israel ao arrependimento mesmo esta não o ouvindo (1Rs 13).
Þ
A idolatria foi tratada com severidade por Deus
– o reino foi esfacelando e, finalmente. Foi levado ao cativeiro (2 Rs 17-25).
Þ
O pecado traz divisão – o reino do povo
escolhido de Deus foi dividido pelo pecado de seus lideres. É bom saber que Deus
tem um plano para restaurar todas as coisas (Is 11,10-13;Ez 37,15-28).
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