quarta-feira, 23 de maio de 2012

DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO - LIÇAO 01 – QUEM É O ESPÍRITO SANTO.


Ninguém precisa ter medo do Espírito Santo. Porque para a sua vida espiritual poder “funcionar”, você depende da ação do  Espírito Santo em sua vida. O trabalho que temos a realizar no reino de Deus só será possível mediante a capacitação do Espírito Santo. Aliás, não existe vida cristã sem o Espírito Santo, pois ela começa com o novo nascimento e ninguém nasce de novo a não ser através do Espírito Santo - "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus". (Jo 3,5).

Vamos estudar um assunto vasto e às vezes polêmico. Procuraremos não entrar em áreas onde há divergências denominacionais. É bom ler aquilo que Billy Graham dis sobre este assunto:

Uma velha lenda indígena conta de um índio que desceu das montanhas e pela primeira vez viu o oceano. Maravilhado com o que via, ele pediu um balde, depois entrou um pouco mar adentro e encheu o balde. Quando lhe perguntaram o que estava fazendo, ele respondeu ‘Lá nas montanhas, meu povo nunca viu as  grandes águas. Vou levar este balde cheio para eles, para que possam ver que elas se parecem’. Tentar escrever um livro sobre um assunto tão vasto como é o Espírito Santo é como tentar pôr o oceano em um balde. O assunto não tem limites – e as nossas mentes são tão limitadas”.

Sendo assim é de uma importância para a vida e o trabalho cristão. Mas, infelizmente, alguns têm medo do Espírito Santo, como se Ele fosse um Ser completamente diferente de tudo que Deus é. Grande engano!

Muitos acham que a ação do Espírito Santo na vida é só uma “experiência”, como lembrou Tony Evans em seu livro sobre o Espírito Santo (A Promessa, Editora Abba Press, 2001). Muitos fazem mau uso dos dons  e acham que desordem e falta de edificação mútua são as principais características das manifestações dos dons espirituais num culto público. Outro engano! Não precisa temer o Espírito Santo, basta seguir bem de perto as orientações das Escrituras que você terá um novo e verdadeiro caminhar com a terceira Pessoa Trindade, que é um só com o pai e o filho.

I.            É OUTRO CONSOLADOR.

Um versículo do evangelho de João é fundamental para responder à pergunta: Quem é o Espírito Santo? - "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique eternamente convosco". (Jo 14,16).

Þ    A palavra “outro”.

Existe duas palavras gregas para outro. A primeira é heteros, que é traduzida por “diferente” de onde vêm os termos heterodoxos, heterogêneos, heteronomia etc. A segunda palavra grega para outro é allos, que é outro do mesmo tipo, espécie, natureza. Por exemplo, na parábola do semeados, Jesus disse que uma semente caiu à beira do caminho, outra caiu em solo rochoso, outra caiu entre os espinhos e outra caiu em boa terra – Mt 13,4-8. As palavras gregas para outra nestes versículos são a tradução de allos. Isto é, os lugares são diferentes, mas a semente é a mesma, que, no caso, é a mesma palavra de Deus - "Eis o que significa esta parábola: a semente é a palavra de Deus". (Lc 8,11)

A palavra outro em João 14,16 é allos. E teria que ser. Porque se o Espírito Santo é enviado por Jesus para falar o que tiver ouvindo da parte do Senhor, glorificar o Senhor e receber o que vem do Senhor (Jo 16,13-14), então Ele tem que, necessária e obrigatoriamente, ser igual ao Senhor Jesus. É como se João estivesse dizendo que o Espírito Santo é um outro que é igual. Ele é outro no sentido de ser outra Pessoa, ou seja, Ele não é filho nem Pai, mas é Deus.
Þ    A palavra “Consolador”.

“Consolador” é tradução de parakletos, termo grego que ocorre cinco vezes no 2.º Testamento, usado somente nos escritos de João (Jo 14,16.26; 15,26; 16,7; 1Jo 2,1). “Advogado” – aquele chamado ao lado de alguém para ajudar.

II.          É UMA PESSOA.

Sobre o Espírito Santo, Jesus também afirmou – "Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei". (Jo 16,7). Pense comigo quando Jesus estava com os discípulos, a Sua presença fazia toda a diferença. Se eles tinham algum problema era só recorrer ao Mestre e tudo estava resolvido (cf. Mt 8,23-27; 14,25-33; 17,14-18). Se tinham alguma duvida  era só perguntar ao Mestre e a resposta chegava imediatamente (Mt 11,2-6; 13,10-17; 17,19-21; 9,1-5; 14,5-6). Mas depois, o Mestre não estava mais entre eles. Que fazer? O Senhor disse - "Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós". (Jo 14,18). E como Jesus voltou para os discípulos? A resposta é na pessoa do Espírito Santo.

Portanto, se o Espírito Santo está no mundo para “ocupar o lugar de Jesus”, então Ele não pode ser diferente do próprio Jesus. Já imaginou que decepção seria para os discípulos se  o “outro Consolador” fosse diferente do Primeiro Consolador? Não é trágico quando o sucessor não preenche, nem de longe, o espaço do antecessor? Deus não faria isso, jamais. Ele não enviaria alguém que não fosse uma Pessoa como Jesus o fora. Por isso, o Espírito Santo não é uma doutrina, é uma Pessoa.  Veja alguns textos que caracterizam o Espírito Santo como Pessoa.

  1. Ele fala – "Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado". (At 13,2).
  2. Ele intercede – "Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis". (Rm 8,26).
  3. Ele testifica – "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim". (Jo 15,26).
  4. Ele guia – "O Espírito disse a Filipe: Aproxima-te para bem perto deste carro". (At 8,29).
  5. Ele pode entristecer – "Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção". (Ef 4,30)

Embora haja outros textos que falam de outras facetas da personalidade do Espírito Santo, estes são suficientes para comprovar que ele não é uma força, uma energia. Ele é uma pessoa assim como o Pai e o Filho.

III.        É A TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE

"São, assim, três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.” (1Jo 5,7-8).

1.       O nome da terceira Pessoa da Trindade.

O nome da terceira Pessoa da Trindade é o Espírito Santo. Quando Jo 4,24 nos diz que “Deus é Espírito”, não está se referindo ao Espírito Santo, mas sim a natureza espiritual de Deus. O termo “Espírito” no hebraico é “ruah”, e no grego é “pneuma”. Ambos são derivados de raízes cujo significado é “respirar”. É daqui que também se traduz “fôlego” (Gn 2,7; 6,17; Ez 37,5-6), ou “vento” (Gn 8,1; 1Rs 19,11; Jo 3,8). O 1.º Testamento, geralmente  usa o termo “espírito” sem mencionar nenhuma qualidade, ou fala do “Espírito de Deus” ou do “Espírito do Senhor”. O termo “Santo Espírito” aparece unicamente em Sl 51,11; Is 63,10-11, enquanto no 2.º Testamento esta expressão se torna em designação muito comum para a terceira pessoa da Trindade. Só no livro de Atos ocorre à cerca de cinqüenta vezes.

É um fato surpreendente que, enquanto o 1.º Testamento repetidamente chama a Deus “O Santo de Israel” (Sl 71,22; 89,18; Is 10,20; 41,14; 43,3; 48,17), o 2.º Testamento raras vezes aplica o adjetivo  “Santo” a Deus em geral, mas, usa-o muito para caracterizar o Espírito em sua obra santificadora, onde Deus se revelou como Santo. O Espírito Santo é que faz sua morada no coração dos crentes, e que os limpa do pecado.

2.       Provas da divindade do Espírito Santo nos Atributos Divinos.

  1. Eternidade – "quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo?" (Hb 9,14).
  2. Onipotência – "pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do Espírito. De maneira que tenho divulgado o Evangelho de Cristo desde Jerusalém e suas terras vizinhas até a Ilíria". (Rm 15,19).
  3. Onisciência – "Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo às profundezas de Deus". (1Cor 2,10).
  4. Onipresença – Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? (Sl 139,7).
  5. Santidade – O Espírito já é chamado “Santo”.
  6. Imutabilidade – "Há diversidade de dons, mas um só Espírito". (1Cor 12,4).

3.       Provas da divindade do Espírito Santo nas Obras Divinas.

  1. A Criação – "A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas". (Gn 1,2).
  2. A Criação do Homem – "O Espírito de Deus me criou, e o sopro do Todo-poderoso me deu a vida". (Jó 33,4).
  3. A Morte de Cristo – "quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo?" (Hb 9,14)
  4. A Ressurreição de Cristo   "Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós". (Rm 8,11).
  5. A Inspiração das Escrituras – "Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus". (2Pd 1,21).
  6. A Autoridade do Ministério de Deus – "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue". (At 20,28).
  7. A Habitação da Trindade no Crente – "Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?" (1Cor 6,19).

Olhemos para uma “curiosidade” bíblica: Isaias atribuiu a saudação - "Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória!" (Is 6,3) -  a Deus; João usa o mesmo evento e afirma que o profeta viu a glória do Cristo pré-encarnado - "Assim se exprimiu Isaías, quando teve a visão de sua glória e dele falou". (Jo 12,41); Paulo usa o mesmo evento e assevera em - "Não estando concordes entre si, retiraram-se, enquanto Paulo lhes fazia esta reflexão: Bem falou o Espírito Santo pelo profeta Isaías a vossos pais, dizendo:" (At 28,25) – que as palavras foram proferidas pelo Espírito Santo.

A palavra “Trindade” não somente indica a quantidade de três, mas também implica a Unidade dos Três. Então, quando nos referimos à Trindade de Deus, estamos falando de uma Trindade na Unidade e de uma Unidade que é Trina.

Finalmente, é preciso lembrar que na Trindade não há graus de divindade e, sim, distinção de funções.

CONCLUINDO


Quero terminar com uma citação do coreano Paul Yonggi Cho:

“Com o passar do tempo, compreendi melhor do que nunca o ministério do Espírito Santo.  Ele é um amigo fiel que veio para fazer  tudo quanto a Palavra  declara que Ele faria. Pedi-lhe que  fosse meu companheiro em tudo quanto se relacionasse com a minha vida e com a obra de Deus. A partir daí, todas as manhas, quanto acordo, digo: ‘Bom dia, Espírito Santo. Trabalharemos juntos hoje e eu serei teu vaso’. Todas as noites, antes de deitar-me, digo: ‘foi um dia maravilhoso de trabalho contigo, Espírito Santo. Cobre minha família e a mim com a Tua divina proteção enquanto descansamos durante a noite’”.


Talvez você não concorde que um homem se levante e possa dar bom dia ao Espírito Santo. Tudo bem... Mas não precisa ir para o outro extremo e tratá-lO simplesmente como uma doutrina bíblica. Pois Ele não é uma Pessoa. Ele é Deus!

Marco Antonio Lana (Teologo)

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