Traição tem perdão? Como perdoar uma traição?
Sim, traição tem perdão mas isso não significa que o relacionamento vai voltar a ser como era antes. A Bíblia não obriga pessoas traídas a ficarem no casamento. Mesmo assim, é importante perdoar, para haver restauração.
Todo tipo de traição é ruim mas traição no casamento é terrível. A pessoa traída tem todo direito de se sentir triste e zangada, porque a aliança do casamento é sagrada (Malaquias 2:13-14). A traição é um pecado grave, com muitas consequências, e não é fácil de perdoar. E, mesmo com perdão, o relacionamento poderá nunca mais ser o mesmo.
Perdoar é muito difícil quando os sentimentos são feridos tão profundamente. Mas, com a ajuda de Jesus, o perdão liberta do rancor e da amargura. Quando a pessoa que traiu está realmente arrependida, o perdão pode até trazer restauração ao casamento.
A Bíblia mostra um exemplo de traição no casamento que foi perdoado. O profeta Oséias foi traído por sua esposa, que o abandonou. Durante algum tempo, eles viveram separados mas depois, quando ela ficou em apuros, ele procurou a reconciliação. Essa experiência foi um símbolo do amor de Deus por nós (Oséias 3,1). Nós traímos a Deus mas Ele está sempre pronto a nos perdoar e restaurar quando nos arrependemos.
O que a Bíblia diz sobre traição no casamento?
O sétimo Mandamento é “não adulterarás” (Deuteronômio 5:18). A traição no casamento é um pecado muito sério, que destrói famílias. O casamento é uma aliança sagrada onde duas pessoas prometem ser fiéis um ao outro até a morte, perante Deus e os homens. A traição quebra essa aliança e desrespeita o cônjuge, os filhos e Deus. É um ato detestável a Deus.
Eu traí, que devo fazer?
Quem comete adultério precisa se arrepender e parar de trair. O que fez foi muito errado e poderá ter muitas consequências negativas. Mas Deus perdoa quem se arrepende e dá uma segunda chance (1 João 1:9).
Quando uma pessoa se arrepende de sua traição, o mais correto será pedir perdão ao seu cônjuge (e à pessoa com quem adulterou). Sempre que possível, é bom procurar reconciliação com o cônjuge, especialmente se tiverem filhos. Isso é muito difícil e doloroso mas é a coisa mais correta a fazer.
Fui traído, que faço?
O mais importante é perdoar. Uma traição é uma coisa terrível que nunca deveria acontecer e a pessoa traída tem todo direito de se sentir triste e zangada. Mas se a pessoa guardar rancor, isso só vai destruir sua vida. Liberar perdão é muito importante para seguir em frente.
O casamento é muito importante. Se a pessoa que traiu se arrepende e quer consertar o relacionamento, é bom dar uma segunda chance. Mas se realmente não der certo, Deus permite o divórcio em caso de infidelidade. Ele não quer ver ninguém preso dentro de um relacionamento humilhante e dolorosa, mas quer consolar e restaurar sua vida (Isaías 61:1-3).
Como perdoar uma traição?
O perdão não é fácil e a Bíblia não oferece soluções rápidas. Mas, com a ajuda de Jesus, é possível. Algumas coisas que você pode fazer para perdoar são:
Reconhecer o problema
A culpa da traição é sempre da pessoa que trai, não da pessoa que é traída. O casamento pode ter problemas causados pelos dois mas nada justifica uma traição. Você tem todo direito de reconhecer sua mágoa e dor. Conte tudo para Deus e peça Sua ajuda para perdoar.
Escolher perdoar
O primeiro passo para o perdão é querer perdoar. Quando você reconhece o sofrimento que seu cônjuge lhe causou você tem uma escolha: guardar ressentimento e exigir castigo, ou perdoar e entregar tudo nas mãos de Deus. Perdoar é uma escolha consciente que você provavelmente terá de fazer várias vezes até se tornar mais fácil (Efésios 4:32).
Pedir restauração a Deus
Seus sentimentos vão estar muito machucados e vão precisar de cura. Peça a Deus que Ele retire o ressentimento e a dor (Isaías 61:1-3). Ele pode restaurar sua paz e alegria! Quando a dor diminui, perdoar se torna mais fácil.
Dar uma segunda chance
Se seu cônjuge estiver realmente arrependido, você pode lhe dar uma chance para restaurar o casamento. Mas essa é uma decisão sua e você não deve se sentir pressionado a voltar ao casamento se não se sentir bem com isso. É muito importante saber que o cônjuge mudou de verdade.
Se os dois estão prontos para tentar outra vez, é bom que os dois conversem sobre o casamento e como podem melhorar a situação. Também é importante procurar a ajuda de uma pessoa mais sábia, como um pastor, que pode aconselhar e pedir contas.
Atenção: casamento é trabalho de equipe. Se um dos lados não está pronto para dar seu melhor, não vai funcionar. Você não tem a obrigação de fazer o trabalho todo. Perdoar é trabalho seu mas a reconciliação é um trabalho a dois.
Por - Marco Antônio Lana - (Teólogo Bíblico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário