Autor: Desconhecido, (Alguns atribuem a Jeremias)
Data: Entre 560 e 538 aC.
Autor
Como 1 e 2 Rs eram, originalmente, um livro, esta
obra deve ter sido compilada algum tempo depois da tomada de Judá pelos
babilônios em 586 aC. O livro dá a impressão de ser obra de um só autor e de
que este autor tenha testemunhado a queda de Jerusalém. Embora a autoria não
possa ser determinada com segurança, muitas sugestões foram feitas. Alguns tem
indicado Esdras como compilador, enquanto outros apontam para Isaías como
editor. Muitos eruditos dizem que o autor de 1 e 2 Rs era um profeta desconhecido
ou um judeu cativo da Babilônia ao redor de 550 aC. Pelo fato de Josefo
atribuir Reis aos “profetas”, muitos abandonaram a pesquisa por um autor
especifico. No entanto, a tese mais provável é a de que o profeta Jeremias seja
o autor. A antiga tradição judaica do Talmude declara que Jeremias tenha
escrito Rs. Esse famoso profeta pregou em Jerusalém antes e depois da sua
queda, e 2 Rs 24-25 aparece em Jr 39-42; 52. Jeremias talvez tenha escrito todo
o texto, menos o conteúdo do último apêndice (2Rs 25.27-30), que foi
provavelmente, acrescentado por um dos seus discípulos.
Data
Apesar de que a data exata para a composição de 1 e
2 Rs seja incerta, acredita-se que a sua forma final estava pronta em algum
momento da última parte do séc. VI aC.
O último acontecimento mencionado em 2 Rs é a
libertação do Rei Joaquim, de Judá, que estava preso na Babilônia. Considerando
que Joaquim foi feito prisioneiro em 597 aC, os livros de Reis devem ter sido
escritos depois de 560 aC para que esta informação pudesse ser incluída. O
autor de Rs teria mencionado, provavelmente, um acontecimento tão importante
como a queda da Babilônia para a Pérsia em 538 aC, caso houvesse tido
conhecimento desse evento. Como não há menção dessa importante notícia em Rs,
conclui-se, então, que Rs tenha sido escrito, provavelmente antes de 538 aC,
embora os eventos registrados em 1 Rs tenha ocorrido uns trezentos anos mais
cedo,
Contexto Histórico
Os acontecimentos descritos em 1 Rs abrangem um
período de cerca de 120 anos. Recorda as turbulentas experiências do povo de
Deus desde a morte de Davi, em cerca de 971 aC, até ao reinado de Josafá (o
quarto rei do Reino de Judá) e o reinado de Acazias (o nono rei do Reino de
Israel), em cerca de 853 aC. Esse foi um período difícil da história do povo de
Deus, foram grandes mudanças e sublevações. Havia luta interna e pressão
externa. O resultado foi um momento tenebroso, em que um reino estável,
dirigido por um líder forte, dividiu-se em dois.
Conteúdo
1 e 2 Rs eram, originalmente, um só livro, que continuava
a narrativa de 1 e 2 Sm. Os compositores do AT grego (Septuaginta ou LXX)
dividiram a obra em “3 e 4 Reinos” (1 e 2 Sm eram 1 e 2 Reinos). O Título
“Reis” se deriva da tradução latina de Jerônimo (Vulgata) e é apropriado por
causa da ênfase desses livros nos reis que governaram durante este período.
Os livros de 1 e 2 Rs começam a registrar os
eventos históricos do povo de Deus no lugar em que 1 e 2 Sm interrompem. No
entanto, Reis é mais do que uma simples compilação de acontecimentos políticos
importantes ou socialmente significativos em Israel e Judá. Na realidade, não
contém uma narrativa histórica tão detalhada como se poderia esperar (400 anos
em 47 capítulos). Ao contrário, 1 e 2 Rs são uma narrativa histórica seletiva,
com um propósito teológico. O autor, portanto, seleciona e enfatiza o povo e os
eventos que são significativos no plano moral e religioso. Em 1 e 2 Rs, Deus é
apresentado como Senhor da história.
Cristo Revelado
O fracasso dos profetas, sacerdotes, e reis do povo
de Deus aponta para a necessidade do advento de Cristo. Cristo é a combinação
ideal desses três ofícios. Como profeta, a palavra de Cristo ultrapassa
largamente à do ofícios. Como profeta, a palavra de Cristo ultrapassa
largamente à do grande profeta Elias (Mt 17.1-5), Muitos dos milagres de Jesus
são reminiscências das maravilhas que Deus fez através de Elias e Eliseu em
Reis. Além disso, Cristo é um sacerdote superior a qualquer daqueles registrados
em Reis (Hb 7.22-27). 1Rs ilustra vivamente a necessidade de Cristo como o
nosso Rei em exercício de suas funções. Quando perguntado se era rei dos
judeus, Jesus afirmou que era (Mt 27.11). No entanto, Jesus é um Rei maior do
que o maior dos seus reis (Mt 12.42). O reinado de cada um desses 26
governantes já terminou, mas Cristo reinará sobre o trono de Davi pra sempre
(1Cr 17.14; Is 9.6), pois ele é “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap
19.16).
O Espírito Santo em Ação
1 Rs 18.12 contém a única referência direta ao
Espírito Santo, onde é chamado de “Espírito do Senhor”. As palavras de Obadias
lá indicam que o ES algumas vezes transportou Elias de um lugar para outro (ver
também 2Rs 2.16) Percebe-se uma relação com At 8.39-40, em que se descreve
Felipe como tendo uma experiência similar.
Há uma alusão, em 18.48 (“a mão do SENHOR”), à ação
do ES em capacitar Elias para operar milagres, A fórmula “mão do SENHOR” é uma
referência à inspiração dos profetas pelo Espírito de Deus (ver 2Rs 3.15 e Ez
1.3; comparar com 1Sm 10.6,10 e 19.20,23). Aqui “a mão do SENHOR” se refere ao
ES que dotou Elias com poderes sobrenaturais para realizar uma façanha
surpreendente.
Além dessas passagens, 1Rs 22.24 pode ser outra
referência ao ES. Esse versículo se refere a um “espírito do SENHOR” e pode
indicar que os profetas compreendiam que o seu dom de profecia vinha do
Espírito de Deus (ver 1Sm 10.6,10; 19.20,23). Se esta interpretação é aceita,
então estaria em paralelo com 1Co 12.7-11, que confirma que a habilidade pra
profetizar é realmente uma manifestação do ES.
Esboço de 1º Reis
I. O reino unido 1.1-11.43
O estabelecimento de Salomão como rei
1.1.-2.46
A consagração de Salomão como rei
3.1-8.66
O erro de Salomão como rei 9.1-11.43
II. O reino dividido 12.1-22.53
a) A revolta e o
reinado de Jeroboão em Israel 12.1-14.20
O reinado de Roboão em Judá 14.21-31
O reinado de Abdias em Judá 15.1-8
O reinado de Asa em Judá 15.9-24
O reinado de Nadabe em Israel
15.25-32
O reinado de Baasa em Israel
15.33-16.7
O reinado de Elá em Israel 16.8-14
O reinado de Zinri em Israel 16.15-20
O reinado de Onri em Israel 16.21-28
O reinado de Acabe em Israel
16.29-22.40
O reinado de Josafé em Judá 22.41-50
O reinado de Acazias em Israel
22.51-53
Esboço de 2º Reis
I. Reino dividido 1.1-17.41
O reinado de
Acazias em Israel 1.1-18
O reinado de Jorão
em Israel 2.1-8.15
O reinado de Jeorão
em Judá 8.16-24
O reinado de Acazias
em Judá 8.25-9.29
O reinado de Jeú em
Israel 9.30-10.36
O reinado da rainha
Atalia em Judá 11.1-16
O reinado de Joás
em Judá 11.17-12.21
O reinado de Jeocaz
em Israel 13.1-9
O reinado de Jeoás
em Israel 13.10-25
O reinado de
Amazias em Judá 14.1-22
O reinado de
Jeroboão II em Israel 14.23-29
O reinado de
Azarias em Judá 15.1-7
O reinado de
Zacarias, Salum, Menaém, Pecaías e Peca em Israel 15.8-31
O reinado de Jotão
em Judá 15.32-38
O reinado de Acaz
em Judá 16.1-20
O reinado de Oséias
em Israel 17.1-5
O cativeiro de
Israel para a Assíria 17.6-41
II. Somente o reino de Judá 18.1-25.30
O reinado de Ezequias 18.1-20.21
O reinado de Manassés 21.1-18
O reinado de Amon 21.19-26
O reinado de Josias 22.1-23.30
O reinado de Joacaz 23.31-34
O reinado de Jeoaquim 23.35-24.7
O reinado de Joaquim 24.8-16
O reinado de Zedequias 24.17-20
A queda de Jerusalém 25.1-7
O cativeiro de Judá pra a Babilônia 25.8-26
A libertação de Joaquim 25.27-30
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