A Bíblia diz que o corpo do crente é o templo do Espírito Santo porque o Espírito Santo mora dentro de cada pessoa salva. Um templo é um lugar sagrado. Por isso, o corpo merece respeito e cuidado.
Quando alguém se converte, recebe o Espírito Santo dentro de si, que convence, dá fé e ajuda a entender a palavra de Deus. Agora essa pessoa é dedicada a Deus, não ao pecado. Assim como o templo era dedicado ao serviço de Deus, no Antigo Testamento, a vida do crente é dedicada a seguir Jesus. Isso inclui tudo em sua vida, até seu corpo.
1 Coríntios 3,16-17 explica que o corpo do crente é o santuário, ou templo do Espírito Santo. No Antigo Testamento, o santuário era um lugar sagrado, que Deus abençoava com Sua presença. O corpo do cristão é sagrado porque Deus está presente com ele. Quem atenta contra o corpo do crente (contra sua vida), atenta contra Deus.
O templo do Espírito Santo e a imoralidade sexual.
Ser templo do Espírito Santo implica responsabilidade. O crente deve tratar seu corpo com respeito. Pecar contra o corpo é profanar o templo de Deus!
Em 1 Coríntios 6,18-20, esse respeito pelo corpo está diretamente ligado com evitar a imoralidade sexual. A imoralidade sexual é pecado contra o próprio corpo, que deve ser guardado puro. O corpo do crente pertence a Deus e não deve ser profanado com práticas erradas (1 Coríntios 6,15-17).
A imoralidade sexual é um ataque muito sério contra o próprio corpo. Além de evitar a imoralidade sexual, o crente deve tentar ser saudável, evitando práticas que claramente podem destruir seu corpo.
O que é imoralidade sexual na Bíblia?
Segundo a Bíblia, imoralidade sexual é toda a prática sexual fora do padrão estabelecido por Deus. O sexo foi criado por Deus para ser praticado entre um homem e uma mulher dentro do casamento, com amor e respeito (Gn 2,24). Tudo que desvia desse padrão é imoralidade sexual.
O sexo é uma ação muito íntima que pode ter efeitos muito fortes na vida do casal. Por isso, o ato sexual precisa ser feito dentro de um ambiente de segurança, compromisso e amor. A imoralidade sexual é toda prática sexual insegura.
Outro nome para imoralidade sexual é fornicação. A imoralidade sexual é pecado. Algumas formas de imoralidade sexual são:
- Adultério
- Cobiçar alguém (isso inclui pornografia)
- Prostituição
- Violentar
- Sexo antes ou fora do casamento
- Homossexualismo
- Incesto
- Bestialidade
Imoralidade sexual não é brincadeira!
As consequências para você e para as pessoas à sua volta podem ser muito graves:
- Transtornos emocionais muito sérios
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Perda da confiança das pessoas
- Destruição de famílias
- Gravidez indesejada
- Vícios
- Sentimentos de culpa e abandono
- Perda de comunhão com Deus
Deus perdoa a imoralidade sexual?
Sim, Deus não só perdoa quem comete imoralidade sexual, mas também pode restaurar sua vida. Quando a pessoa se arrepende e decide seguir Jesus de todo o coração, Deus perdoa seu pecado, não importa o que é (1Jo 1,9). Mesmo uma pessoa que já aceitou Jesus como seu salvador pode cair na imoralidade sexual, se não tomar cuidado. Mas Deus está sempre pronto a perdoar quando o crente toma consciência de seu pecado e se arrepende.
Isso não significa que podemos continuar praticando imoralidade sexual, pensando “depois peço desculpa e fica tudo bem”. Arrependimento é reconhecer seu pecado e decidir mudar, com a ajuda de Deus. Também não significa que todas as consequências negativas vão simplesmente desaparecer.
A mudança de comportamento pode ser difícil e levar tempo. Algumas pessoas têm recaídas de imoralidade sexual. Mas quando seu coração está voltado para Deus, Ele vai ajudar a vencer a imoralidade sexual.
Como evitar a imoralidade sexual?
- Fugindo – sim, a Bíblia recomenda fugir! A tentação da imoralidade sexual pode ser muito forte e perigosa; a melhor solução é correr da situação – 1Cr 6,18
- Resistindo – quando resistimos ao diabo, ele foge; Deus promete nos ajudar a resistir mas você tem que decidir resistir – Tg 4,7; Rm 12,2
- Focando em Deus – aprenda mais sobre Deus lendo a Bíblia e orando; a verdade de Deus liberta – Jo 8,32
- Casando – se você se sente muito tentado, pense seriamente no casamento (1Cor 7,9) – esse é o único contexto seguro e saudável para o ato sexual (mas tome cuidado, o casamento é um compromisso muito sério, que vai muito além da satisfação do desejo sexual
CONCLUSÃO
Ser templo do Espírito santo é um grande privilégio! Isso mostra o quanto Deus valoriza cada pessoa. Mesmo quando nos sentimos inadequados ou imprestáveis, Deus vê valor em nós e quer viver dentro de nós, nos tornando santos (1 Coríntios 6:11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário