Na Bíblia eunuco é normalmente um homem que foi castrado. Eunuco também pode se referir às vezes a um homem com deformação genital ou a um homem que pratica celibato.
Nos tempos da Bíblia em alguns países, certos homens eram castrados. Normalmente esses homens eram escravos que trabalhavam para o rei. Um eunuco podia mais facilmente ganhar a confiança do rei, porque o rei sabia que ele não iria seduzir sua rainha. Por isso, muitos eunucos estavam ao serviço da rainha e do harém.
Deus proibiu a castração ao seu povo ("1 Moisés disse ao povo: — Nenhum homem castrado ou que tenha o membro cortado poderá fazer parte do povo de Deus, o Senhor." Deuteronômio 23,1). Um eunuco não poderia entrar na assembleia de Deus. Mas Deus prometeu que um dia os eunucos fiéis a Deus iriam ser aceites ("4- Pois o Senhor diz aos eunucos: “Obedeçam às leis a respeito do sábado, façam aquilo que me agrada e sejam fiéis à minha aliança. 5- Se um eunuco fizer isso, eu lhe darei uma coisa melhor do que filhos e filhas. Eu farei com que o seu nome seja escrito no meu Templo, e ele fará parte do meu povo para sempre; o seu nome nunca será esquecido." Isaías 56,4-5). Isso aconteceu com a ressurreição de Jesus. O eunuco etíope que aceitou Jesus como salvador quando ouviu o evangelho representa o cumprimento dessa promessa ("36- Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse: — Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado? 37- [Filipe respondeu: — Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode. E o funcionário disse: — Sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] 38- Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali." Atos dos Apóstolos 8,36-38).
Jesus e os eunucos
Jesus falou sobre eunucos no contexto do casamento. Ele disse que havia três tipos de eunuco:
- de nascimento – homens que nascem sem capacidade ou sem vontade de ter relações sexuais
- feitos pelos homens – homens castrados
- voluntários – homens que decidiram não ter relações sexuais, optando pelo celibato para se dedicarem totalmente ao evangelho
Jesus tinha dito que o casamento é uma coisa para a vida toda e que o divórcio é uma coisa ruim. Se divorciar para casar com outra pessoa é o mesmo que adultério. Então os discípulos disseram que era melhor não casar ("8- Jesus respondeu: — Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim. 9- Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher. 10- Os discípulos de Jesus disseram: — Se é esta a situação entre o homem e a sua esposa, então é melhor não casar.". Mateus 19,8-10). Jesus explicou que o casamento não é para todos. Algumas pessoas estão destinadas ao celibato. Esses eram os eunucos ("11- Jesus respondeu: — Este ensinamento não é para todos, mas somente para aqueles a quem Deus o tem dado. 12Pois há razões diferentes que tornam alguns homens incapazes para o casamento: uns, porque nasceram assim; outros, porque foram castrados; e outros ainda não casam por causa do Reino do Céu. Quem puder, que aceite este ensinamento". Mateus 19,11-12).
Eunucos de nascimento são homossexuais?
Não, eunucos de nascimento não são homossexuais. Jesus estava falando sobre pessoas que não se casam nem têm relações sexuais, ou por incapacidade, ou por não terem essa inclinação. Não estava falando sobre pessoas que mantêm relações homossexuais.
Um homossexual que escolhe o celibato poderia ser considerado um eunuco voluntário. Ele estaria escolhendo a castidade como forma de não ceder à tentação. A Bíblia diz que praticar homossexualismo é pecado ("26- Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. 27- E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros." Romanos 1:26-27).
Nenhum comentário:
Postar um comentário