2- Salvação Através de Boas Obras
Para sermos salvos, a doutrina Católica ensina que devemos continuamente praticar boas obras.
"Contudo não se salva, embora esteja incorporado à Igreja, aquele que, não perseverando na caridade, permanece dentro da Igreja, com o corpo, mas não com o coração." P. 241, #837 Catecismo da Igreja Católica (1994)
Alguém para ser salvo, tem de fazer obras como o batismo (veja #1257 Catecismo da Igreja Católica (1994)), mais vários sacramentos (veja #1129 Catecismo da Igreja Católica (1994)) e muitas obras adicionais.
Mais uma vez os ensinos da Igreja Católica se opõem à Palavra de Deus, a qual estabelece que a salvação não pode ser comprada, ela é um dom gratuito e imerecido de Deus:
"Porque pela graça sois salvos; mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2,8-9
"Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo." Tito 3,5
A Bíblia reiteradamente estabelece que a salvação vem através da fé - nunca de boas obras:
"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei." Romanos 3,28
"Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios..." Gálatas 3,8
Como nos tornamos filhos de Deus?
"Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus." Gálatas 3,26
Os Fariseus e as boas obras
Os religiosos Fariseus estavam convencidos de que, praticando boas obras, ganhariam sua salvação. Mas Jesus definiu diretamente, no Evangelho de Marcos, após uma pergunta:
"Interpelaram-no os Fariseus e os escribas: por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?" Marcos 7,5
Como resposta, Jesus os fustigou:
"Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição." Marcos 7:9
Que tragédia! Colocando as tradições acima da Palavra de Deus, os Fariseus haviam certamente rejeitado o mandamento de Deus. Jesus também acusou os Fariseus de:
"Invalidando a Palavra de Deus pela vossa própria tradição..." Marcos 7,13
Não é exatamente isso que a Igreja Católica faz, colocando a Tradição da Igreja acima da Palavra de Deus?
Os Fariseus estavam convictos de que a salvação era obtida pela prática de boas obras, mas Jesus sabia que boas obras jamais poderiam salvar pessoa alguma.
"Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado." Gálatas 2:16
"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5,1
Boas obras não eram suficientes
Consideremos estas palavras bem temperadas de Jesus a respeito das boas obras:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus…. Muitos naquele dia hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?" Mateus 7,21-22
Multidões ficarão eternamente decepcionadas quando ouvirem Jesus dizer:
"Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade." Mateus 7,23
Quão lamentável será que muitos não saibam que suas boas obras jamais poderão salvá-los, senão depois de morrerem e serem sentenciados à eternidade no inferno.
O Apóstolo Paulo faz outra declaração importante a respeito das boas obras:
"Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão." Gálatas 2,21
Em outras palavras, se você pudesse ganhar o céu através de suas boas obras, então Jesus teria sofrido a horrenda morte na cruz por nada.
Mas ele não morreu em vão. As Escrituras declaram que Jesus deu sua vida porque não havia outro meio de nossos pecados serem perdoados.
O único meio de nos tornarmos filhos de Deus é através da fé em Jesus Cristo. Boas obras jamais poderão fazê-lo.
"Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Jesus Cristo." Gálatas 3,26
A Bíblia reiteradamente torna clara a posição de
"Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." João 3,18
Jesus ainda confirma esta verdade, ao dizer:
"De fato a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer, tenha a vida eterna…." João 6,40
Conclusão
Irmãos Católicos Romanos, nós precisamos tomar outra decisão. Ou nós cremos na Palavra de Deus e aceita o dom gratuito da salvação através de Jesus Cristo, ou nós acreditamos nas tradições da Igreja Católica, que a salvação é adquirida através de boas obras.
Nós não podemos escolher as doutrinas Católicas e a Palavra de Deus, simultaneamente, porque elas discordam uma da outra.
Minha oração é para que nós façamos a escolha certa. Se nós escolhermos receber o dom gratuito da salvação de Deus, eu lhe explicarei como fazê-lo, num instante:
"A obra de Deus é esta, que creiais naquele (Jesus) que por ele (Deus) foi enviado." João 6,29
Marco Antonio Lana ( Teólogo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário