terça-feira, 11 de junho de 2024

A origem do pecado: Quando e Como Surgiu o Pecado?

 

Uma das perguntas mais difíceis feita pela mente humana se relaciona com a presença e origem do pecado: De onde veio o pecado? Como ele penetrou no Universo?

 

Primeiro, precisamos afirmar claramente que Deus não pecou e não deve ser culpado pelo pecado.

 

O pecado se achava no mundo muito antes de a Bíblia ser escrita.

 

Se a Bíblia jamais tivesse sido escrita, ou se não fosse verdadeira, mesmo assim sua presença entre nós seria notada.

 

As Escrituras Sagradas, veredicto final em questão doutrinária e espiritual, nos informam que o pecado não ocorreu na terra, mas, sim no céu.

 

O céu foi, portanto, manchado antes de a terra ter sido maculada pela sua odiosa presença.

 

A existência pré-adâmica do mal

 

Quando o mal ocorreu nas esferas materiais, ele já havia, antes, ocorrido no Universo.

 

O mal apenas “entrou no mundo” (Rm 5.12) e, com ele, a morte, mas não surgiu naquele momento.

 

Seus efeitos apenas se fizeram sentir agora em outra esfera, a física.

 

Adão foi apenas uma porta e não uma fonte, pois, a fonte antecedia a sua existência.

 

As Escrituras falam, pelo menos em duas passagens, sobre a rebelião de um querubim ungido que teria almejado o lugar de Deus nas regiões celestes.

 

As duas passagens retratam detalhadamente a mesma coisa: uma revolta contra Deus por causa de um desejo de poder e uma consequente punição por tal atitude.

 

Vejamos então, tais textos:

 

Ezequiel 28.12-17

12 "Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: " ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. 13 Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engates e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. 14 Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. 15 Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. 16 Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.17 Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.

 

Isaías 14.12-15

12 Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! 13 Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. 14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo". 15 Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!

 

Deus nos permitiu saber a verdadeira origem do mal:

  • Rebelião;
  •  Revolta;
  •  Iniquidade;
  •  Soberba.

Os primeiros pecados do Universo foram realizados por um ser perfeito que estava na presença de Deus antes mesmo de o homem ser criado.

 

Sabemos que, durante a criação da terra, os anjos já estavam presentes, como se deduz do texto que segue:

 

4 Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto. 5 Quem marcou os limites das suas dimensões? Vai ver que você sabe! E quem estendeu sobre ela a linha de medir? 6 E as suas bases, sobre o que foram postas? E quem colocou sua pedra de esquina, 7 enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?” (Jó 38.4-7).

 

A Bíblia fala muito pouco sobre as consequências do pecado ocorrido no reino espiritual, exceto as consequências geradas para o próprio autor do pecado e seus legionários.

 

A origem do pecado na raça humana

 

De acordo com as Escrituras, o homem é, agora, repugnante para Deus e para si mesmo, além de uma criatura mal adaptada ao Universo, não porque Deus o tenha criado assim, mas porque ele próprio se fez assim por abusar do livre–arbítrio.

 

O terceiro capítulo de Gênesis oferece os pontos fundamentais para se entender a origem do pecado na terra:

  • A tentação;
  •  A culpa;
  •  O juízo;
  •  E a redenção.

 

Muito tem sido feito para retirar qualquer sentido literal desse acontecimento.

 

Poucos são aqueles que acreditam em um sentido literal da narrativa, antes, atribuem à mesma um valor mitológico.

 

Se o fazem, porém, é sem qualquer respaldo bíblico, pois a Bíblia entende ser Adão um ser concreto, um indivíduo com existência real e único.

 

Adão possui uma genealogia, como qualquer outro.

 

Ele possui descendência e seu nome se liga a outros indivíduos dos quais jamais se questiona a existência real.

 

O Novo Testamento assume tal posição e toda a referência a Adão é a um personagem histórico, como os demais.

 

Algumas dificuldades, como o fato do diálogo entre Eva e a serpente, ou a localização do jardim do Éden, são alegações comuns.

 

Geralmente, não é considerado que este tempo longevo se perde na história e não há nenhum outro registro que se encaixe melhor com os dilemas da existência humana.

 

A ciência histórica, com todo o seu avanço, não consegue ir além de uns três milhares de anos antes de Cristo.

 

Para quem crê na Bíblia e faz uma interpretação adequada da mesma, Adão faz todo o sentido.

 

O acontecimento é rico em verdades espirituais.

 

A origem da morte, o primeiro ato de desobediência, a entrada do pecado e suas consequências e a desordem universal resultante.

 

Por todos esses motivos, nos capítulos iniciais de Gênesis encontramos, portanto, a base teológica para a origem do pecado na terra, bem como a doutrina da redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário