(1) O verso que causa essa controvérsia é Gênesis 1:27: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.
O que temos em Gênesis 1 é um relato bem resumido da criação de Deus, onde Ele começa com a organização dos ambientes (água, céu, terra) e depois segue colocando criaturas que pudessem viver nesses ambientes (Por exemplo, segundo dia – céus e quinto dia – as aves).
Existe também a menção da criação do homem e da mulher no sexto dia, mas de forma bastante breve e resumida, sem detalhes de como foi.
(2) O que ocorre depois em Gênesis 2 é exatamente o detalhamento de como foi a criação da obra-prima de Deus, o ser humano.
Não temos de forma alguma uma nova criação, antes, apenas um detalhamento maior de como foi a criação.
Isso fica bastante claro neste verso: “Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou…” (Gênesis 2:4).
Observe que neste verso o autor começa a detalhar (Está é a gêneses..) o que já havia sido criado (Quando foram criados), detalhando algo que já havia sido feito e agora iria discorrer como foi com maiores detalhes!
Isso nos indica claramente que ele está agora discorrendo com mais detalhes sobre alguns detalhes principais da criação, sobre como foi feita.
Dessa forma, passa a dar detalhes da criação de homem, mulher, do jardim, da localização do Jardim.
(3) Observe ainda que o autor agora detalha que os animais criados (Em Gênesis 1) receberam nomes que o homem lhes deu:
“Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles” (Gênesis 2:19).
Esse verso acaba completamente com o pensamento de que haviam seres humanos criados em Gênesis 1 e outros seres humanos criados em Gênesis 2, quando mostra claramente que os mesmos animais criados em Gênesis 1 também são mencionados em Gênesis 2 com um detalhamento maior.
(4) Algo que também se opõe ao fato da afirmação de haver duas criações é o fato de que em Gênesis 2:1-2 fica claro que houve a finalização da obra de criação de Deus:
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”.
Como Deus poderia ter acabado a Sua obra e depois voltado a criar? Não faz qualquer sentido! Isso reafirma o pensamento que expus sobre Gênesis 2 ser claramente um detalhamento na parte principal da criação, que é o ser humano, que iria governar a criação feita por Deus.
(5) Dessa forma, entendo não haver espaço na Bíblia para sequer aceitarmos tal pensamento de duas criações.
Deus criou em seis dias e os detalhes todos dessa criação estão em Gênesis 1 e 2, como um relato único e complementar detalhado de como e o que Deus fez.
Mas para aqueles que teimam em afirmar que existem duas criações, deixo algumas perguntas:
a) Por que alguém criado antes de Adão e Eva não teria sido mencionado no texto sagrado?
b) O que ocorreu com esses outros criados em Gênesis 1 com relação ao pecado?
c) Eles também comeram do fruto proibido, já que a Bíblia diz que todos pecaram? E se comeram, por que a Bíblia não narra algo tão importante?
d) Por que só Adão e Eva teriam sido mencionados, eles eram mais importantes do que os primeiros a serem criados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário