domingo, 30 de abril de 2023

Por que Jesus escolheu Judas Iscariotes?

Jesus escolheu Judas porque sabia que fazia parte do plano de Deus. Ninguém obrigou Judas a trair Jesus, mas quando ele fez essa escolha ele cumpriu as profecias.

 

Jesus não cometeu um erro. Antes de escolher os 12 apóstolos, ele orou durante uma noite inteira! (Lucas 6:12-13) Jesus escolheu cada apóstolo pessoalmente, para fazer parte de um grupo íntimo de futuros líderes da igreja. Judas recebeu uma grande oportunidade para fazer a diferença no mundo.

 

Jesus sabia que um amigo o iria trair. Isso já tinha sido profetizado (João 6:70-71; João 13:18). Ele sabia o que se passava no coração de cada pessoa. Mas Jesus também sabia que precisava morrer e ressuscitar por nossos pecados. Essa era sua missão. Ele sabia que o diabo ia usar Judas para tentar destruir seu ministério, mas que Deus iria inverter a situação. A traição de Judas já estava contemplada no plano.

 

Judas teve escolha?

 

Sim, Judas teve escolha.

 

Jesus viu a maldade crescer no coração de Judas mas ele lhe deu todas as oportunidades para mudar seu destino. Antes de decidir trair Jesus, Judas aprendeu com ele sobre o amor e o perdão de Deus, viu grandes milagres e até pregou o evangelho, junto com os outros apóstolos! (Mateus 10:5-7)

 

Jesus tratou Judas como amigo e lhe mostrou o caminho da verdade. Ele até avisou Judas do perigo de sua traição (Mateus 26:23-24). Judas sabia que podia resistir ao diabo, tal como Jesus tinha feito no deserto. Mas quando satanás tentou Judas, ele escolheu ceder à tentação. Por amor ao dinheiro e influência do diabo, Judas traiu Jesus.

 

Ninguém forçou Judas nem lhe tirou a capacidade de entender. O nome do traidor não estava escrito nas profecias. Jesus só disse abertamente que Judas era o traidor na última ceia, quando ele já tinha decidido trair Jesus. A decisão foi de Judas mas Deus já tinha visto que isso iria acontecer e mudou a situação, usando a morte e ressurreição de Jesus para salvar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário