sexta-feira, 19 de abril de 2019

A CRUZ DE CRISTO


Resultado de imagem para a cruz de cristo

1 - Por que Jesus morreu na cruz do Calvário?

Jesus morreu na cruz do Calvário para pagar o castigo por nossos pecados. Na cruz, ele levou o castigo em nosso lugar, para que quem crê nele receba o perdão de Deus e tenha a vida eterna. A morte de Jesus na cruz foi o sacrifício perfeito por nossos pecados.

Jesus veio com um propósito: nos salvar de nossos pecados. Todos pecamos e merecemos castigo, mas Deus nos ama! Ele não fica feliz em nos castigar (Ezequiel 18:32). Por isso, Ele enviou Jesus para pagar o preço em nosso lugar. Assim, qualquer pessoa que se arrepende e crê em Jesus fica perdoado!

1.1 - O significado da cruz

A cruz representa a maldição do pecado. Deuteronômio 21,22-23 diz que quem fosse pendurado em um madeiro estava debaixo de maldição. Somente os piores criminosos eram pendurados em uma cruz, ou um madeiro.

Jesus foi crucificado em um lugar chamado Calvário, ou Gólgota, que significa lugar da caveira. Esse era um lugar de morte, de destruição. A morte é o destino que todos nós merecemos, por causa do pecado (Romanos 3,23; Romanos 6,23). A cruz representa o castigo que aguarda nossos pecados.

Jesus morreu na cruz para levar a maldição do pecado. Ele levou o castigo que nós merecemos, para nós podermos ter uma segunda chance. Jesus tomou nosso lugar na cruz.

1.2 - A cruz – maldição tornada em bênção

Mas a história não acabou com Jesus morrendo na cruz... No terceiro dia, ele ressuscitou! A morte foi derrotada!

A ressurreição de Jesus mostrou que seu sacrifício na cruz foi mais que suficiente para pagar por nossos pecados. Ao pagar tudo, Jesus anulou o poder da morte (1 Coríntios 15:55-57). Agora, se você crê nele, você também pode ressuscitar para a vida eterna!

Antes de Jesus, a cruz era símbolo de maldição, de tortura, de destruição. Mas Jesus transformou a maldição em bênção (1 Pedro 2:24). Em vez de ser símbolo de nosso castigo iminente, a cruz se tornou símbolo do perdão de Deus, nossa esperança para a vida eterna.

2 - Como foi a morte de Jesus na cruz?

A morte de Jesus na cruz foi cruel e dolorosa. A crucificação era a pior forma de morrer que existia no tempo de Jesus, por ser lenta, dolorosa e humilhante. Mas mesmo sofrendo de forma terrível, Jesus se manteve fiel até ao fim e não pecou.

2.1 - A morte de Jesus a cruz

Antes da crucificação, Jesus foi espancado várias vezes e açoitado brutalmente. Uma coroa de espinhos foi enfiada em sua cabeça e ele foi obrigado a carregar sua cruz pela cidade. Jesus já estava muito fraco quando foi crucificado.

Os soldados pregaram possivelmente os pulsos e os pés de Jesus à cruz, deixando-o pendurado em uma posição muito desconfortável que causa muita dor. Jesus ficou cerca de seis horas na cruz, das nove da manhã até às três da tarde. Várias pessoas ficaram para ver o espetáculo, alguns porque o amavam e queriam estar com ele até o fim, outros para zombar dele.

Para confirmar se Jesus estava morto, um soldado espetou uma lança no seu lado e saiu sangue e água. Depois, o corpo de Jesus foi retirado da cruz e sepultado no túmulo de José de Arimatéia. O túmulo foi selado com um selo oficial e um destacamento de soldados ficou de guarda.

2.2 - As últimas palavras de Jesus

Os evangelhos relatam algumas coisas que Jesus disse enquanto morria na cruz:

1º. – Jesus falou com o Pai

Jesus pediu a Deus para perdoar as pessoas que o tinham crucificado – Lucas 23,34

2º. – Jesus conversou com o ladrão.

Jesus prometeu a um dos ladrões crucificados que ele iria estar com ele no paraíso – Lucas 23,42-43

3º. – Jesus falou com sua mãe e João.

Jesus encarregou João (o “discípulo a quem amava”) de tomar conta de Maria, sua mãe – João 19:26-27

4º. Jesus clamou ao Pai

Logo antes de morrer, Jesus gritou “Meu Deus! Meu Deus! Porque me abandonaste?”, que é o início do Salmo 22 – Marcos 15,34

5º. – Jesus pediu algo para beber

Jesus disse que tinha sede, depois disse “está consumado” – João 19,28-30

6º. – Jesus entregou o espírito.

Quando morreu, Jesus deu um brado e disse “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” - Lucas 23,46

Na sua morte, Jesus mostrou seu caráter exemplar. Ele não amaldiçoou as pessoas que o tinham traído e torturado, mas perdoou. Mesmo sofrendo uma agonia terrível na cruz, Jesus não ficou pensando só em si; ele tomou conta de sua mãe e do ladrão ao lado dele. Até quando gritou para Deus, ele estava citando um salmo de esperança. Jesus confiou em Deus até o fim.

3 - Qual é a importância da cruz de Cristo?

A cruz de Cristo faz parte da mensagem central da Bíblia: a salvação pela fé em Jesus. Sem a morte de Jesus na cruz não haveria perdão dos pecados nem salvação para ninguém. A cruz representa o preço que foi pago para nos salvar.

A cruz onde Jesus morreu não tinha nenhum poder em si mesmo. Quando falamos sobre a importância da cruz, falamos sobre o que aconteceu lá, não sobre o objeto em si. Assim, a cruz nos lembra do que Jesus fez por nós, mas não deve ser adorada.

No tempo de Jesus, a cruz era um instrumento de tortura, que representava maldição e sofrimento. Ser condenado à cruz era o pior tipo de morte possível, reservado apenas para pessoas que tinham feito coisas terríveis. Além disso, entre os judeus, ser pendurado de uma árvore era sinal de maldição (Deuteronômio 21,22-23). Para receber esse castigo, a pessoa devia ter feito algo muito ruim.

3.1 - Na cruz Jesus levou a maldição do pecado

Jesus é o Filho de Deus, perfeito e sem pecado. Ele não merecia castigo nenhum, muito menos uma morte na cruz! Sua morte também não foi apenas uma triste injustiça. Seus inimigos conspiraram para matá-lo, mas, se ele quisesse, Jesus poderia ter acabado com eles com apenas uma palavra, porque ele tinha todo o poder de Deus. Jesus foi voluntariamente para a cruz (João 10,17-18).

3.2 - Toda a missão de Jesus culminou na cruz. Ele veio para nos salvar do castigo e da maldição do pecado, trazendo a oportunidade de receber o perdão de Deus. Mas, para haver justiça, o pecado ainda tinha de ser castigado. Foi por isso que Jesus se ofereceu para levar o castigo em nosso lugar.

Na cruz, a maldição do nosso pecado foi colocado sobre Jesus (Gálatas 3,13). Assim, toda a ira de Deus contra o pecado foi derramada sobre ele. O castigo foi totalmente pago. Agora, todos que se arrependem de seus pecados e crêem em Jesus como seu salvador têm seus pecados perdoados. A maldição é removida.

3.3 - A morte de Jesus na cruz nos dá vida

Sem a cruz, não teríamos a esperança da vida eterna. Jesus provou que seu sacrifício na cruz foi completo para pagar por todos os nossos pecados quando ressuscitou, três dias depois. A morte é consequência do pecado (Romanos 6,23). Mas, como estava tudo perdoado, Jesus não podia continuar morto! Ele ressuscitou, ganhando vitória total sobre o pecado e a morte.

Graças à vitória de Jesus na cruz, cada pessoa que crê nele recebe uma vida nova, livre da escravidão e da maldição do pecado. Quando cremos em Jesus, nossa velha vida morre lá na cruz e nós ressuscitamos espiritualmente (1 Pedro 2,24).

A cruz também nos mostra que a morte não é o fim. Por piores que as coisas podem ficar, se cremos em Jesus, um dia vamos ressuscitar, tal como ele fez. Quando isso acontecer, iremos morar com ele na glória, para sempre!

4 - Por que Deus abandonou Jesus na cruz?

Deus abandonou Jesus na cruz porque nesse momento Jesus tomou sobre si todos os pecados do mundo (1 Pedro 2,24). O pecado separa de Deus. Jesus estava se identificando com cada pecador quando disse que Deus o tinha abandonado.

Quando Jesus disse “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”, ele tomou o lugar de cada um de nós. Por causa do pecado, todos nós ficamos separados de Deus. Mas agora, por causa do sacrifício de Jesus na cruz, podemos voltar a estar unidos com Deus!

4.1 - Jesus duvidou de Deus na cruz?

Não, Jesus não duvidou de Deus na cruz. Ele estava expressando a dor da separação que o pecado causa. Muita gente pergunta porquê quando está sofrendo. Jesus sabia que iria ressuscitar mas naquele momento a dor era terrível (Marcos 15:33-34). Na cruz Jesus mostrou que ele entendia toda nossa dor. O grito de Jesus era um grito de socorro.

4.2 - Salmo 22

O grito de Jesus - “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” - é como começa Salmos 22. Além de expressar sua dor, Jesus estava citando esse salmo.

O Salmo 22 é um salmo profético, escrito pelo rei Davi centenas de anos antes, sobre o sofrimento e a vitória de Jesus. Quando Jesus citou esse salmo, ele estava dizendo que a profecia estava se cumprindo. O Salmo 22 profetizou que:

Jesus iria ser zombado – Salmos 22,7-8; Mateus 27,41-43

As mãos e os pés de Jesus iriam ser furados – Salmos 22,16; João 20,25-27
Pessoas iriam lançar sortes para ficar com sua roupa – Salmos 22,18; João 19,23-24

No fim muitas pessoas iriam louvar a Deus – Salmos 22,26-28; Filipenses 2:9-11

5 - O que Jesus conquistou na cruz?

Na cruz, Jesus conquistou a salvação para todos que crêem nele. A conquista não foi fácil e Jesus sofreu muito mas, no fim, ele venceu! Por causa da vitória de Jesus, podemos nos aproximar de Deus e encontrar verdadeiro sentido para a vida.

5.1 - Por seu sacrifício na cruz, Jesus conquistou:

1º. - Vitória sobre o pecado

Jesus na cruz conquistou o pecado! Durante sua vida, Jesus enfrentou muitas tentações mas nunca pecou, nem mesmo na hora da morte. Ele foi o homem perfeito, que venceu toda tentação.

Mas Jesus não era apenas homem. Ele também é Deus e veio para pagar por nossos pecados. Todos pecamos e o preço do pecado é a morte e a separação de Deus. Somente Jesus poderia pagar esse preço em nosso lugar porque ele não tinha de pagar pelo seu próprio pecado. Jesus, sendo inocente, morreu para pagar por nossos pecados!

Agora, todo o que crê em Jesus e o aceita como salvador fica salvo da condenação do pecado (Romanos 6,5-7). Já não precisamos viver mais como escravos do pecado, sem conseguir vencer a tentação. Jesus ajuda quem o segue a vencer o pecado, um passo de cada vez. E, um dia no Céu, seremos completamente livres do pecado.

2º. - Vitória sobre a inimizade

Na cruz, Jesus destruiu a barreira entre nós e Deus (Efésios 2,12-13). Agora todos podem ter acesso a Deus! Basta crer em Jesus.

O sacrifício de Jesus na cruz nos torna filhos de Deus, não do diabo. Quando cremos em Jesus e decidimos mudar de vida, deixamos de ser inimigos de Deus. Mesmo quem não consegue cumprir todas as regras de Deus pode encontrar perdão por causa de Jesus.

A amizade com Deus muda nossas vidas. Ele nos dá esperança e força para enfrentar as dificuldades e fugir das tentações. Tudo isso foi conquistado por Jesus na cruz.

3º. - Vitória sobre a morte

A grande conquista de Jesus na cruz foi sobre a morte (1 Coríntios 15,55-57). A Bíblia diz que a morte é o último inimigo a ser derrotado. E Jesus já venceu! Jesus morreu na cruz, mas não permaneceu morto. Ele ressuscitou. E ele não vai morrer outra vez.

Por causa da morte de Jesus na cruz, quem o segue um dia também ressuscitará como Jesus ressuscitou. E, quando ressuscitarmos, será para a vida eterna, junto de Deus. A morte perdeu seu poder!

4º. - A vitória mais importante

Jesus conquistou todas essas coisas por sua morte na cruz por um único motivo: para conquistar vidas. Ele lhe ama e quer fazer parte de sua vida. Jesus quer lhe transformar e dar vitória sobre tudo que ele conquistou por você. Mas, para isso, você precisa reconhecer que não pode conquistar o pecado, a separação de Deus e a morte sozinho. Você precisa que Jesus lhe salve.

Você já deixou Jesus conquistar seu coração?

Por - Marco Antônio Lana de Miranda (Teólogo biblista) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário