O
que acontece depois da morte?
Embora os detalhes não sejam
muitos, na Bíblia nós encontramos a informação sobre o que realmente acontece
depois da morte. Quem estiver em Cristo vai estar com o Senhor, mas os que
morrem em seus pecados vão para um lugar de sofrimento, separados de Deus,
enquanto aguardam o Juízo Final.
A Bíblia nos diz que a nossa
existência não consiste apenas em nossos corpos físicos, mas também em nossas
almas. A morte é a separação entre corpo e alma, e não o fim da nossa
existência. Para os que acreditam em Jesus, para os salvos, estas quatro coisas
acontecem após a morte:
1) Vão estar na presença de
Cristo: Sabemos que Jesus está agora assentado à direita de Deus no céu. O
apóstolo Paulo afirmou que partir significava estar com o Senhor (“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo
desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.”
Filipenses
1,23-24) e que era melhor estar ausente do corpo e presente com o Senhor (“Por isso estamos sempre de bom ânimo,
sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (“Porque andamos por fé, e não por vista).
Mas temos confiança e desejamos antes deixar
este corpo, para habitar com o Senhor. Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer
ausentes.” 2 Coríntios 5,6-9). Jesus também deu a
entender que depois da morte quem crê nele vai estar imediatamente com ele (“E
disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Lucas 23,43).
2) Vão estar em um lugar de
glória: Jesus chamou de “Paraíso” o lugar onde vamos habitar com ele (“Mas
temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.” 2 Coríntios 5,8) e Paulo, como vimos
acima, disse que será “muito melhor” estar com Jesus do que aqui (“Mas
de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo,
porque isto é ainda muito melhor.” Filipenses
1,23).
3) Vão continuar aguardando
a ressurreição: Mesmo depois da morte, vamos continuar aguardando a ressurreição,
quando receberemos corpos gloriosos (“E não só ela, mas nós mesmos, que temos as
primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber,
a redenção do nosso corpo.” Romanos
8,23) (“Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o
seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as
coisas.” Filipenses
3,21).
4) Serão aperfeiçoados: Após
a morte, os cristãos estão finalmente limpos de todo pecado e não mais vão
pecar, passando a ser então perfeitos, nesse sentido (“Porque os que dantes
conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a
fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8,29) (“E o mesmo Deus de paz vos
santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente
conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5,23) (“Para a apresentar a si
mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e
irrepreensível.” Efésios
5,27).
Para
os que não acreditam em Jesus:
Quem morre sem ter colocado
fé em Jesus para perdão de seus pecados fica completa e eternamente separado de
Deus e da sua graça e bênção. Segundo a Bíblia, o descrente entra em uma realidade
dolorosa e cheia de sofrimento (Seol ou Hades – sepultura, cova inferno),
enquanto aguarda o juízo final. Jesus fala sobre essa situação na parábola do homem
rico e Lázaro, em Lucas 16,22-26 (“E aconteceu que o mendigo morreu, e foi
levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi
sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao
longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E,
clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que
molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou
atormentado nesta chama. Disse,
porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e
Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e
vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem
tampouco os de lá passar para cá.”. )
Na volta de Jesus e após o
juízo final, o descrente (todo aquele cujo nome não se encontrar no Livro da
Vida) será lançado no inferno, juntamente com a besta, o falso profeta, o
diabo, a morte e o Hades (“E a besta
foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que
enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois
foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” Apocalipse
19,20) (“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde
estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para
todo o sempre.” Apocalipse
20,10) (“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é
a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida
foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse
20,14-15). Muitos grupos religiosos, como os Adventistas do Sétimo Dia e as
Testemunhas –de - Jeová, acreditam que quando o homem morre, ele fica
inconsciente, não percebendo o que se passa ao seu redor.Para nós evangélicos,
tirando algumas implicações, essa problemática doutrinária não é tão relevante
– sono da alma ou imortalidade. Agora, para os Adventistas e Testemunhas –de - Jeová,
devido às suas doutrinas exóticas, isso é realmente uma problemática. Para os
Adventistas seria a questão da doutrina do Juízo Investigativo*, sem sono da
alma essa doutrina fica irreparavelmente quebrada. Para as Testemunhas –de - Jeová
é a questão da doutrina do paraíso na Terra, afinal a onde seria o paraíso?
Porém, a Bíblia não ensina a
doutrina do “Aniquilacionismo”, vulgarmente chamada de “Sono da Alma”. O fato
de que a alma dos cristãos vai imediatamente para a presença de Deus (“Mas
de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo,
porque isto é ainda muito melhor.” Filipenses
1,23) mostra que a doutrina do sono da alma está equivocada. Essa doutrina
ensina que quando os cristãos morrem, eles entram em um estado de inexistência
e que voltarão à consciência somente quando Cristo voltar e ressuscitá-los para
a vida eterna
As Escrituras quando falam da morte como
“dormir”, trata-se apenas de uma metáfora usada para indicar que a morte é
apenas temporária para os cristãos, como é temporário o sono. Isso é visto
claramente, por exemplo, quando Jesus fala a seus discípulos sobre a morte de
Lázaro – “Nosso amigo Lázaro adormeceu,
mas vou para despertá-lo” (Jó 11,11).
Devemos notar que Jesus não
diz aqui que alma de Lázaro adormeceu, nem qualquer texto bíblico de fato
afirma que a alma de alguém está dormindo ou inconsciente (declaração
necessária para provar a doutrina do sono da alma). Em vez disso Jesus diz
apenas que Lázaro adormeceu. João prossegue, explicando: “Mas Jesus falara da
sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.
“Então
Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” (“Jó 11,13-14). Os
outros versículos que falam sobre dormir após a morte são igualmente metáforas
que ensinam que a morte é temporária.
Já os textos que indicam que
os mortos não louvam a Deus, ou que a atividade consciente cessa depois da
morte, devem ser entendidos da perspectiva da vida nesse mundo. De nossa
perspectiva, uma vez que a pessoa esteja morta, ela não se envolve mais com
atividades como essas. Mas o Salmo 115 apresenta a perspectiva bíblica plena
sobre essa posição.
O texto diz: “Os mortos não louvam o Senhor (na
congregação aqui na terra), nem os que descem à região do silêncio” (parêntese
nosso). Prossegue, porém, no próximo versículo com um contraste indicando
que aqueles que crêem em Deus bendirão o Senhor para sempre: “Nós, porém, bendiremos o Senhor, desde
agora e para sempre.” (Salmos 115,17-18).
A Bíblia mostra que as almas
dos cristãos vão imediatamente à presença de Deus e desfrutam da comunhão com
Ele ali (“Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para
habitar com o Senhor.” 2
Coríntios 5,8) (“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo
desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” Filipenses 1,23) (“À universal assembleia e igreja dos
primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos
espíritos dos justos aperfeiçoados;” Hebreus
12,23). Jesus não disse: “Hoje já não
terás mais consciência de nada que esta acontecendo”, mas sim “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas
23,43).
Certamente o conceito de
paraíso naquela época não era de existência inconsciente, mas sim de existência
de grande bênção e de regozijo na presença de Deus. Paulo não disse: “Tenho o desejo de partir e ficar
inconsciente por muito tempo”, mas sim
“tenho o desejo de partis e estar com Cristo” (Filipenses 1,23) — e sem
dúvida ele sabia que Cristo não era um Salvador inconsciente, adormecido, mas
sim alguém que está vivo, ativo e reinando no céu.
Estar com Cristo era
desfrutar a bênção da comunhão da sua presença, e é essa a razão por que partir
e estar com ele era incomparavelmente melhor. Foi por isso que ele disse: “Preferindo deixar o corpo e habitar com o
Senhor” (2 Coríntios 5,8). Apocalipse 6,9-11 e Apocalipse 7,9-10 também
mostram claramente as almas dos mortos que foram para o céu orando e adorando a
Deus: “Clamaram em grande voz, dizendo:
Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o
nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”.
E eles foram vistos “em pé, diante do trono e diante do
Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em
grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro,
pertence a salvação” (Apocalipse 7,9-10).
Todos esses versículos negam
a doutrina do “aniquilacionismo” ou “sono da alma”, pois deixam claro que a
alma do cristão experimenta comunhão consciente com Deus no céu imediatamente
após a morte.
“O
Homem é uma alma que faz uso de um corpo. A alma se mantém em atividade e
ultrapassa o corpo”. (Santo Agostinho).
Em Fim a Pergunta é: “O que a Bíblia diz sobre o sono da alma?”
Resposta: O
conceito do “sono da alma” não é uma
doutrina bíblica. Quando a Bíblia diz que uma pessoa está “dormindo” em relação à morte (Lucas 8,52; 1 Coríntios 15,6), não
significa um “sono” literal. Dormir
é só uma forma de descrever a morte porque um corpo morto aparenta estar
dormindo.
A Bíblia nos diz que no
momento que morremos, somos levados ao céu ou ao inferno, dependendo de se
colocamos nossa fé em Cristo para a nossa salvação. Para os Cristãos, estar
ausente do corpo é estar presente com o Senhor (“Por isso estamos sempre de
bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e
não por vista). Mas temos
confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.” 2
Coríntios 5,6-8; “Mas de ambos os lados estou em aperto,
tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” Filipenses 1,23).
Para os incrédulos, a morte
significa punição eterna no inferno (“E aconteceu que o mendigo morreu, e foi
levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi
sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe
Abraão, e Lázaro no seu seio.” Lucas
16,22-23). No momento que morremos, temos que encarar o julgamento de Deus (“E,
como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” Hebreus
9,27). Até à ressurreição, no entanto, há um céu temporário chamado de “Paraíso”
(“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Lucas 23,43; “Foi
arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito
falar.” 2
Coríntios 12,4) e um inferno temporário chamado no grego de “Hades” (“E
o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E
tenho as chaves da morte e do inferno.” Apocalipse
1,18; “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno
deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é
a segunda morte.” 20,13-14).
De certa forma, o corpo de
uma pessoa está “dormindo” enquanto sua alma está no Paraíso ou Hades. Esse
corpo então é “acordado” e transformado em um corpo eterno que essa pessoa
possuirá por toda a eternidade.
Esses corpos eternos são o
que possuiremos por toda a eternidade, quer estejamos no céu ou no inferno.
Aqueles que estavam no
Paraíso serão enviados ao novo céu e nova terra (“E vi um novo céu, e uma
nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já
não existe.” Apocalipse
21,1). Aqueles que estavam no Hades serão lançados no lago de fogo (“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja
presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e
pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro
livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam
escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o
inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as
suas obras. E a morte e o inferno
foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida
foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:11-15). Esses
serão os dois destinos finais de todas as pessoas – baseado completamente em se
aquela pessoa confiou apenas em Jesus Cristo para a salvação de seus pecados ou
não.
Grupos atuais que defendem a
doutrina do sono da alma são a Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Testemunhas
de Jeová, os Cristadelfianos e outros
Por: Marco Antônio Lana
(Teólogo Bíblico)
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