Jeremias (Jr)
Autor: Jeremias
Data: Entre 626—586 aC
Autor
Jeremias, filhos de
Hilquias, foi um profeta da cidade leveita de Anatote e talvez tenha sido
descendente de Abiatar. O significado do seu nome é incerto, mas “O SENHOR
exalta” e “O Senhor lança” são possibilidades. A vida pessoal desse profeta é
mais conhecida do que a de qualquer outro profeta do AT porque ele nos deixou
muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustrações.
Jeremias recebeu a
ordem de não se casar ou ter filhos para ilustrar a sua mensagem: o julgamento
era iminente, e a próxima geração seria exterminada. Seu companheiro e amigo
chegado era o seu escriba Baruque. Jeremias tinha poucos amigos além dele. Ao
que parece, são qualificados como amigos apenas Aicão, Gedalias, filho de Aicão
e Ebede-Meleque. Isso de deve em parte por causa da mensagem de ruína
proclamada por ele, uma mensagem contrária à esperança do povo e que incluía um
sugestão de rendição aos babilônios. Apesar dessa mensagem de ruína, da sua
severa repreensão aos líderes e do desprezo pela idolatria, o seu coração doía
pelo povo, pois abia que a salvação de Israel não esta desassociada da fé em
Deus e de um relacionamento de aliança correto, expresso pela obediência.
Data
Jeremias profetizou a Judá durante os
reinados de Josias, Jeoaqui, Jeconias e Zedequias. O seu chamado é datado de
626 aC, e o seu ministério continuou até pouco tempo depois da queda de
Jerusalém, em 586 aC. O profeta Sofonias precedeu ligeiramente a Jeremias e
Naum, Habacuque e Obdias forma contemporâneos seus. Ezequiel foi um
contemporâneo mais jovem, profeizando na Babilônia de 593 aC a 571 aC
Contexto Histórico
Jeremias iniciou seu ministério no
reinado de Josias, um rei bom que adiou temporariamente o juízo de Deus
prometido por causa do governo terrível de Manassés. Os acontecimentos estavam
mudando rapidamente o Oriente Próximo. Josias tinha iniciado uma reforma, a
qual incluía a destruição dos lugares altos pagãos em Judá e Samaria.
Entretanto, a reforma teve um efeito pouco duradouro sobre o povo.
Assurbanipal, o último grande rei assírio, morreu em 627 aC. A Assíria estava
enfraquecendo, e Josias expandindo o seu território para o norte. A Babilônia,
sob o domínio de Nabopolasar, e o Egito, sob Neco, estavam tentando sustentar
sua autoridade sobre Judá.
Em 609 aC, Josias
foi morto em Megido ao tentar impedir o Faraó Neco de ir contra o que restava
da Assíria. Três filhos de Josias (Joacaz, Jeoaquim e Zedequias) e um neto
(Joaquim) sucederam-no no trono. Jeremias viu a insensatez da linha de ação
política desses reis e alertou-os sobre os planos de Deus para Judá, mas nenhum
deles deu atenção à advertência. Jeoaquim foi abertamente hostil a Jeremias e
destruiu um rolo enviado a ele, cortando-o em algumas colunas e jogando-as no
fogo. Zedequias foi um governante fraco e vacilante, buscando às vezes os
conselhos de Jeremias, outras vezes permitindo que os inimigos de Jeremias o
maltratassem e o aprisionassem.
Conteúdo
O livro consiste principalmente em uma
breve introdução (1.1-3), uma coleção de oráculos contra Judá e Jerusalém, que
Jeremias ditou ao seu escriba Baruque (1.4-20.18), oráculos contra nações
estrangeiras (25.15-38; caps 46-51), acontecimentos sobre Jeremias escritos em
terceira pessoa, provavelmente por Baruque (caps 26-45), e um apêndice
histórico (cap 52), que é quase idêntico a 2Rs 24-25. As profecias do livro não
estão em ordem cronológica.
Jeremias tinha um coração compassivo
para com o seu povo e orou por ele mesmo quando o Senhor lhe disse que não
fizesse isso. Ainda assim, condenou os governantes, os sacerdotes e os falsos
profetas por levar o povo à perdição. Atacou também o povo por sua idolatria e
proclamou um juízo severo a menos que o povo se arrependesse. Conhecendo as
intenções de Deus, defendeu a rendição à Babilônia e escreveu aos que já
estavam no exílio para que se estabelecessem e vivessem suas vidas normalmente.
Foi estigmatizado por muitos como traidor por causa da sua pregação.
Entretanto, Jeremias tinha em seu coração o melhor para o povo. Sabia que a
nação seria destruída caso a aliança de Deus não fosse honrada. Mas Deus também
se interessava pelos indivíduos e seu relacionamento para com ele. Como
Ezequiel, Jeremias enfatizou a responsabilidade individual.
Jeremias era apenas um jovem quando
foi chamado para carregar uma severa mensagem de ruína ao seu povo. Tentou
evitar essa tarefa, mas foi incapaz de permanecer calado. O povo tornara-se tão
corrupto sob Manassés que Deus resolveu dar um fim à nação. Derrotado e levado
ao exílio, o povo iria refletir sobre o que lhe acontecera e por quê. E depois
do castigo e arrependimento apropriados, Deus traria uma remanescente de volta
a Judá, puniria as nações que os havia punido e cumpriria a sua antiga aliança
com Israel, Davi e os levitas. E ainda lhes daria uma nova aliança e escreveria
a sua lei em seus corações. O trono de Davi seria novamente estabelecido, e
sacerdotes fiéis serviriam ao povo.
Os oráculos contra as nações
estrangeiras ilustram a soberania de Deus sobre todo o mundo. Todas as nações
pertencem a ele e todas devem a ele por sua conduta.
Cristo Revelado
Através de sua ação
e atitude, Jeremias retrata um estilo de vida similar ao de Cristo e, por esta
razão, pode ser considerado um tipo de Cristo no AT. Ele demonstrou grande
compaixão pelo seu povo e chorou por ele. Sofreu muito nas mãos do povo, mas
perdoou. Jeremias é uma das personalidades mais parecidas com Cristo no AT.
Diversas passagens
de Jeremias são aludidas por Jesus em seu ensino: “é, pois, esta casa, que se
chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos?” (7.11; Mt
21.13); “que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvido e não ouvis” (5.21; Mc
8.18); “achareis descanso para a vossa alma”(6.16; Mt 11.19); “ovelhas perdidas
forma o meu povo” (50.6; Mt 10.6).
O Espírito Santo em Ação
Um símbolo do ES é
o fogo. Deus assegurou a Jeremias: “converterei as minhas palavras na tua boca
em fogo” (5.14). Em certo momento, Jeremias quis parar de mencionar a Deus, mas
“isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou
fatigado de sofrer e não posso” (20.9). Hoje, chamaríamos a isso a obra do ES
em Jeremias.
Além do trabalho
normal de inspirar o profeta e revelar-lhe a mensagem de Deus, também é o ES
quem cumpre a promessa do novo concerto que irá colocar a lei de Deus na mente
de seu povo e escrevê-la no seu coração.
Esboço de Jeremias
I. O chamado de Jeremias 1.1-9
II. Coleção de discursos 2.1-33.26
·
Primeiro oráculos 2.1-6.30
·
Sermão do templo e abusos no culto 7.1-8.3
·
Assuntos diversos 8.4-10.25
·
Eventos na vida de Jeremias 11.1-13.27
·
Seca e outras catástrofes 14.1-15.21
·
Advertência e promessas 16.1-17.18
·
A santificação do sábado 17.19-27
·
Lições do oleiro 18.1-20.18
·
Oráculos contra leis, profetas e povo 21.1-24.10
·
O exílio babilônico 25.1-29.32
·
O livro de consolação 30.1-35.19
III. Apêndice histórico 34.1-35.19
·
Advertência a Zedequias 34.1-7
·
Revogada a libertação de escravos 34.8-22
·
O exemplo dos recabitas 35.1-19
IV. Julgamentos e sofrimentos de Jeremias 36.1-45.5
·
Jeoaquim e os rolos 36.1-32
·
Cerco e queda de Jerusalém 37.1-40.6
·
Gedalias e o seu assassinato 40.7-41.18
·
A fuga para o Egito 42.1-43.7
·
Jeremias no Egito 43.8-44.30
·
Oráculos para Baruque 45.1-5
V. Oráculos contra nações estrangeiras 46.1-51.64
·
Contra o Egito 46.1-28
·
Contra os filisteus 47.1-7
·
Contra Moabe 48.1-47
·
Contra os amonitas 49.1-6
·
Contra Edom 49.7-22
·
Contra Damasco 49.23-27
·
Contra Quedar e Hazor 49.28-33
·
Contra Helão 49.34-39
·
Contra a Babilônia 50.1-3
VI. Apêndice histórico 52.1-34
·
O reinado de Zedequias 52.1-3
·
Cerco e queda de Jerusalém 52.4-27
·
Sumário de três deportações 52.28-30
·
Libertação de Joaquim 52.31-34
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