Amar a Deus sobre todas as coisas significa colocar Deus em primeiro lugar em todas as áreas da vida. O amor por Deus afeta a forma como vivemos e nos relacionamos com outras pessoas. Amar a Deus é mais que um sentimento; é uma escolha.
Jesus disse que o mandamento mais importante é amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com todo o entendimento e com todas as forças (Marcos 12:29-30). Isso significa amar a Deus com tudo que somos e temos e está ligado ao primeiro dos Dez Mandamentos, que é não ter outros deuses, outras coisas que amamos mais que a Deus.
Amar a Deus sobre todas as coisas significa:
Com todo o coração
O coração representa os sentimentos e desejos. Como podemos amar a Deus com nossos sentimentos? Lidando com eles de maneira que agrada a Deus.
Quando estamos felizes, podemos agradecer a Deus; quando estamos tristes podemos procurar consolo em Deus, quando sentimos ansiedade, podemos confiar em Deus... Quem ama a Deus sobre todas as coisas também põe a vontade de Deus acima de seus desejos e aprende a desejar o que Deus deseja (Salmos 40,8).
Com toda a alma
A alma é nossa personalidade, nossa identidade. Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, encontramos nossa identidade em Deus. Preocupamo-nos em ser alguém que agrada a Deus. A opinião de Deus sobre nós é mais importante que a opinião de qualquer outra pessoa!
Podemos ser criativos ao mostrar nosso amor por Deus. Cada pessoa é única e pode mostrar seu amor de maneira única! Amar a Deus sobre todas as coisas é usar nossos talentos de maneira que agrada a Deus.
Com todo o entendimento
O entendimento é todo o nosso conhecimento e sabedoria. O amor por Deus nos leva a querer conhecer mais sobre Deus e a estudar a Bíblia. Amar a Deus sobre todas as coisas afeta a forma como usamos nosso conhecimento. Quando amamos a Deus pensamos em como podemos fazer a vontade de Deus com aquilo que sabemos (1 Coríntios 13,2).
Com todas as forças
Até nosso corpo pode ser dedicado a Deus! - 1 Coríntios 6,19 Quando amamos a Deus sobre todas as coisas usamos nossas forças para fazer Sua vontade. Nosso amor por Deus se expressa na forma como gastamos nossa força – não em pecados e coisas ruins mas em coisas boas que agradam a Deus (1 João 3,16-18).
Somente podemos amar a Deus assim com a ajuda de Jesus. Quando nos arrependemos, o Espírito Santo nos ensina esse amor. Amar a Deus sobre todas as coisas é nos dedicar totalmente a Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário