Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Os Nefilins na Bíblia: Anjos Caídos ou Gigantes?

O principal versículo da Bíblia em que Nefilins aparece é Gênesis 6:4.  

“Quando os seres humanos começaram a crescer em número sobre a terra e filhas nasceram deles, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas e se casaram com qualquer uma delas que escolheram. Então o Senhor disse: Meu Espírito não contendais com os homens para sempre, porque são mortais; os seus dias serão cento e vinte anos. Os Nefilim estavam na terra naqueles dias – e também depois – quando os filhos de Deus foram para as filhas dos humanos e tiveram filhos com elas. Eles eram os heróis da antiguidade, homens de renome.” (Gênesis 6:1-4)

Alguns defendem que os Nefilim fossem, em parte, anjos caídos e gigantes. De acordo com Gênesis 6, os Nefilim eram os filhos das relações entre os filhos de Deus e as filhas dos homens.

Estudiosos cristãos acreditam que os “filhos de Deus” eram anjos caídos (demônios) que se uniram às mulheres humanas. Eles teriam se reproduzido com elas ou possuído homens humanos, que então geraram filhos com mulheres.

Como os Nefilins tinham herança angelical parcial, eles eram “homens poderosos da antiguidade, os homens de renome”.

Por que os anjos caídos se reproduzem com os humanos? Quanto a um motivo claro, é que os anjos caídos, ou demônios, estavam tentando distorcer a linhagem humana para impedir a chegada do Messias.

Deus havia assegurado à humanidade que o Messias um dia “esmagaria a cabeça” de Satanás (Gênesis 3:15). Os filhos caídos de Deus em Gênesis 6 talvez estivessem procurando impedir isso e tornar impossível o nascimento de uma “semente da mulher” inocente.

 

Nefilim na Teologia

De acordo com a doutrina hebraica como o Livro de Enoque, os Nefilim eram uma raça de gigantes e super-humanos que realizavam atos de maldade excepcional. Seu grande tamanho e poder provavelmente vieram da fusão do “DNA” angelical (caído) com a eugenia humana. Na verdade, existem apenas duas referências explícitas aos Nefilim no texto bíblico.

 

Primeiro em Gênesis 6:4, “Os nefilins estavam na terra naqueles dias – e também depois – quando os filhos de Deus foram para as filhas dos humanos e tiveram filhos com elas. Eles eram os heróis da antiguidade, homens de renome.”

E segundo em Números 13:33, “Vimos os Nefilim lá (os descendentes de Anak vêm dos Nefilim). Parecíamos gafanhotos aos nossos próprios olhos, e parecíamos o mesmo para eles.”

 

Os Nefilins e o Grande Dilúvio

Estudiosos cristãos acreditam que os Nefilim causaram o dilúvio na época de Noé.

Eles argumentam que os Nefilins, seres gigantes e violentos, corromperam a terra e provocaram a ira de Deus.

Imediatamente após a referência de Nefilim, Gênesis 6:5-7 declara: “O Senhor viu quão grande a maldade do homem se tornou na terra, e que toda inclinação dos pensamentos de seu coração era apenas má o tempo todo. O Senhor se entristeceu por ter feito o homem na terra, e seu coração se encheu de dor. “Então o Senhor disse: Eu exterminarei da face da terra os homens que criei, os homens e os animais, e os animais que se movem sobre a terra, e as aves do céu; pois estou triste por tê-los feito”.

Deus então inundou toda a terra, matando tudo e todos, exceto Noé, sua família e os animais da arca. Todo o resto morreu, até mesmo os Nefilim.

 

Os Nefilins estavam na Terra de Canaã?

Embora o grande dilúvio em Gênesis tenha matado os Nefilim daquela época, teoriza-se que os demônios continuaram a procriar com os humanos em algum momento após o dilúvio também. Depois que os hebreus exploraram a terra de Canaã, eles disseram a Moisés: “Vimos os Nefilim lá (os descendentes de Anak vêm dos Nefilim). Parecíamos gafanhotos aos nossos próprios olhos, e parecíamos iguais para eles”.

Esta citação das escrituras não menciona que os Nefilim estavam realmente lá, apenas que os antecessores acreditavam ter visto os Nefilim.

É possível que eles simplesmente observassem pessoas anormalmente grandes em Canaã e, com medo, pensassem que fossem os Nefilim. De qualquer forma, os israelitas derrotaram esses “gigantes” através da conquista de Canaã (Josué 11:21-22).

 

Os Nefilins poderiam retornar?

Pensando nessa hipótese de que eles eram anjos caídos, não. Judas 1:6 nos informa: “Os anjos que não guardaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria casa, ele os guardou nas trevas, presos com cadeias eternas para julgamento no grande Dia”.

Presume-se que os anjos caídos que procriaram com fêmeas humanas são os que estão “presos com correntes eternas”, tornando o retorno dos Nefilim felizmente improvável.

 

O que a Bíblia diz sobre Nefilim?

A Bíblia se refere ao casamento entre os “filhos de Deus” e as “filhas dos homens”, e logo depois, referências que outra dinâmica antediluviana (antes do dilúvio) era a presença dos Nefilim.

Os “filhos de Deus” não eram anjos caídos. Casar com mulheres humanas violaria a ordem criada por Deus. Além disso, é altamente duvidoso que um demônio (que é o que um anjo caído seria) fosse chamado de “filho de Deus”.

Eles também não seriam anjos justos, pois não estariam pecando contra Deus dessa maneira. Jesus resolveu a questão, de qualquer maneira, quando ensinou que os anjos não se casam nem são dados em casamento.

A maioria interpreta “filhos de Deus” como homens piedosos e “filhas dos homens” como mulheres pecadoras da linhagem de Caim. Note que elas não são chamadas de “filhas de Deus”.

Você também pode ler os “filhos de Deus” como figuras reais, que os reis sendo chamados naqueles dias, que se apresentavam como divindades. A chave é que aqui os homens estavam cruzando as fronteiras conjugais de Deus.

 

Então, quem eram os Nefilim?

A Bíblia observa que eles eram os “heróis da antiguidade, homens de renome”. Além da referência na história de Noé em Gênesis 6, eles também aparecem em Números 13 como o povo de grande porte que Calebe e Josué e os outros espias encontraram quando exploraram a Terra Prometida.

No entanto, a menção de seu tamanho foi claramente um exagero por parte dos espiões que queriam argumentar contra o relatório positivo oferecido por Calebe e Josué. Então aqui estavam simplesmente homens poderosos de riqueza, força ou valor.

A palavra hebraica significa literalmente “os caídos” indicando que aos olhos de outros homens eles eram heróis e príncipes, mas aos olhos de Deus eles eram aqueles que escolheram uma vida de pecado.

 

Então, de onde se originou a ideia de que os Nefilim serem anjos caídos, ou descendentes de anjos caídos e humanos? 

A escrita pseudoepigráfica e não canônica conhecida como I Enoque (6:1-7:6). O historiador judeu Josefo promoveu essa lenda (Antiguidades 1.3.1).

Além disso, uma tradução grega do Antigo Testamento no século 3 traduziu erroneamente “filhos de Deus” como “anjos de Deus”. E enquanto “filhos de Deus” pode se referir a “anjos de Deus” em outros contextos (por exemplo, Jó 1:6, 2:1 e 38:7), claramente não se encaixa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário