Páginas

sábado, 5 de agosto de 2023

Quem foi Boaz e Rute na Bíblia

Quem foi Boaz na Bíblia* Boaz foi o marido de Rute e o bisavô do rei Davi.

 

Ele era um homem rico e generoso, que salvou Rute e Noemi da miséria. Boaz teve muitos descendentes famosos, incluindo o próprio Senhor Jesus Cristo. Este é o registro dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi e de Abraão: 

 

(...) Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe. Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute. Obede gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe foi Bate-Seba, viúva de Urias. - Mateus 1:1,5-6 

 

Boaz viveu no tempo depois da conquista de Canaã, quando ainda não havia rei sobre Israel. Ele era da tribo de Judá, filho de Salmon e Raabe, e morava em Belém. No livro de Rute ele aparece como o resgatador da família. Era também um homem valoroso, dono de muitos bens, que possuía um campo e vários trabalhadores a seu serviço. 

 

*Havia em Belém um homem rico e respeitado chamado Boaz. Ele era parente de Elimeleque, o marido de Noemi*. - Rute 2:1 

 

*Boaz conhece Rute

 

Um dia, Boaz estava no campo, observando o trabalho dos ceifeiros, quando *viu uma mulher colhendo as espigas que sobravam*. Ele ficou impressionado com seu trabalho árduo e perguntou quem era (Rute 2:4-7). O capataz explicou que ela era Rute. Um parente de Boaz, chamado Elimeleque, tinha emigrado com sua família para Moabe durante uma época de fome. Lá, Elimeleque tinha morrido, deixando sua esposa Noemi na desgraça, porque seus dois filhos também morreram. Noemi decidiu voltar para sua casa em Belém, junto com sua nora Rute. Embora fosse moabita, Rute escolheu seguir o Deus de Israel e quis tomar conta de sua sogra Noemi. 

 

*Vendo a fidelidade dela, Boaz decidiu ajudar Rute, oferecendo-lhe trabalho, comida e proteção* (Rute 2:11-12; Rute 2:14-16). 

 

Por isso, Rute passou o resto da colheita trabalhando no campo de Boaz e recolhendo bastante comida para ela e a sogra. 

 

O casamento de Boaz e Rute 

 

Chegando o fim da época da colheita, Boaz foi dormir no campo, perto dos grãos colhidos que estava limpando. A meio da noite, ele acordou e se assustou. Uma mulher estava deitada a seus pés! 

 

Era Rute, que o pediu em casamento (Rute 3:8-9). 

 

Segundo o costume da época, se um homem morresse sem deixar filhos, seu parente mais próximo deveria casar com sua esposa para lhe dar filhos e continuar o nome do falecido. Como Boaz era parente de Elimeleque e seus filhos, ele poderia assumir a responsabilidade de casar com Rute e cuidar de sua família. Boaz ficou ainda mais impressionado com Rute, porque ela escolheu continuar o nome da família de Noemi, em vez de procurar um marido mais jovem. Boaz provavelmente já não era novo nem tão atraente, mas Rute valorizou sua bondade. 

 

Vendo a boa natureza de Rute, Boaz resolveu garantir sua segurança (Rute 3:10-11). 

 

No dia seguinte, Boaz enviou Rute para casa com muita comida e a promessa que iria ajudá-la. Depois, ele foi falar com outro parente seu, que era mais próximo de Elimeleque e que tinha prioridade na responsabilidade de casar com Rute. Quando descobriu que tinha de casar com Rute, se quisesse comprar a propriedade de Noemi, o outro parente abdicou de seu direito, porque não queria pôr a herança de sua família em perigo. Assim, Boaz recebeu a responsabilidade de cuidar de Rute (Rute 4:5-6). 

 

Ele casou com ela e tiveram um filho, que chamaram de Obede. 

 

Obede foi o pai de Jessé, o pai do futuro rei Davi. Boaz provou ser um bom homem, que valorizava a lealdade e a bondade, não se deixando cegar pelo preconceito. Ele era rico, mas não era avarento e estava pronto para repartir o que tinha com quem precisava. Por causa disso, ele foi abençoado com uma boa esposa e um filho querido!

 

Quem foi Rute na Bíblia
 
 
Rute foi uma mulher moabita que decidiu seguir a Deus e cuidar de sua sogra. Deus abençoou Rute por sua fidelidade. Rute foi a bisavó do rei Davi, e fez também parte da genealogia do próprio Senhor Jesus Cristo. 
 
 
E agora, minha filha, não tenha medo. Tudo o que você falou eu vou fazer, porque todo o povo da cidade sabe que você é uma mulher virtuosa. - Rute 3:11 
 
 
Rute foi uma estrangeira adotada pelo povo do Senhor, pela graça e bondade de Deus. Pouco sabemos da sua vida de solteira, somente que vivia na terra de Moabe. A história de Rute começa a ser narrada num contexto de dor e sofrimento, no meio da família dos judeus Noemi e Elimeleque. 
 
 
No tempo dos juízes, quando ainda não havia rei sobre Israel, uma família israelita saiu de Belém, para escapar da fome. A família, composta por Noemi, seu marido e seus dois filhos, migrou para uma terra vizinha, chamada Moabe. A fome era severa no território de Israel, por isso, eles decidiram se mudar para Moabe. Os moabitas eram um povo pagão que se degenerou espiritualmente, servindo a deuses estranhos, com costumes contrários à Lei de Deus. Em busca de melhores condições de vida, esse casal saiu de Belém de Judá com seus dois filhos, trazendo na bagagem a esperança de dias melhores. Mas, passado algum tempo, o patriarca da família faleceu, deixando Noemi e os filhos em Moabe. 
 
 
Os filhos Malom e Quiliom casaram-se com moças daquela terra: Rute e Orfa, respectivamente. Eles continuaram suas vidas em Moabe por quase 10 anos. Algum tempo depois, morreram também os dois filhos, deixando a família totalmente desestruturada. 
 
 
O livro de Rute começa com este triste cenário: 
 
3 viúvas desamparadas, com seus lares destruídos pela perda de seus maridos e sem filhos. *Rute e Noemi* *Porém Rute respondeu: 
 
 
— Não insista para que eu a deixe nem me obrigue a não segui-la! Porque aonde quer que você for, irei eu; e onde quer que pousar, ali pousarei eu. O seu povo é o meu povo, e o seu Deus é o meu Deus. - Rute 1:16 
 
 
Viúva e sem filhos, Noemi decidiu voltar para Belém, onde já não havia fome. Ela aconselhou suas noras a ficarem em Moabe com suas famílias e seus deuses, mas uma delas decidiu ficar com Noemi. Seu nome era Rute e ela tinha decidido seguir Deus e cuidar de sua sogra, a qualquer custo (Rute 1:16-17). 
 
 
Quando chegaram a Belém, Rute foi trabalhar para sustentar sua sogra idosa. A lei permitia que pessoas pobres colhessem os restos das plantações, depois que os donos tinham feito sua colheita (Deuteronômio 24:19-21). 
 
 
Rute entrou numa plantação de cevada e passou o dia colhendo o que os ceifeiros deixavam cair *Rute e Boaz* O dono da plantação, chamado Boaz, reparou no trabalho árduo de Rute e fez perguntas sobre ela. Ele ficou impressionado quando ouviu tudo que Rute estava fazendo por Noemi (Rute 2:11-12). 
 
 
Por isso Boaz tratou Rute bem e lhe deu ajuda e proteção. Nesse dia, Rute voltou para casa com muita comida e Noemi lhe contou que Boaz era parente de seu marido. 
 
 
Deus estava ajudando Rute a encontrar uma nova família! Rute continuou a trabalhar na plantação de Boaz até acabar a colheita (Rute 2:23). 
 
 
Então Noemi aconselhou Rute a pedir Boaz em casamento. Naquele tempo, quando uma mulher ficava viúva e sem filhos, numa situação precária, o parente mais próximo tinha o dever de casar com ela e cuidar da herança do falecido. 
 
 
Boaz era esse parente próximo de Rute. De noite, Rute se aproximou de Boaz e lhe pediu para cuidar dela, cumprindo seu dever. Boaz ficou novamente impressionado com a preocupação de Rute em fazer a coisa certa (Rute 3:9-11). 
 
 
Boaz explicou haver um parente mais próximo que ele, mas prometeu resolver o assunto logo. Rute voltou para casa e contou tudo a Noemi, que ficou feliz, porque sabia que Boaz iria cuidar delas. 
 
 
No dia seguinte, Boaz se encontrou com o outro parente, que lhe cedeu o dever de cuidar de Rute. Boaz então se casou com Rute e ela teve um filho chamado Obede. O filho de Rute foi a alegria de Noemi em sua velhice, cuja vida foi restaurada pelo amor de Rute (Rute 4:13-15).
 
 
Rute se tornou bisavó do rei Davi, antepassado de Jesus. 
 
Perfil de Rute:
 
Temente a Deus – seu amor a Deus se refletiu numa vida de amor a dedicação a Noemi e sua nova família 
 
 
Corajosa – Rute deixou sua família e tudo que conhecia para fazer o que era certo 
 
Leal – Rute nunca abandonou Noemi, mesmo quando não tinha obrigação de ficar com ela 
 
Trabalhadora – seu trabalho árduo e honesto ganhou o respeito de todos que a conheciam 
 
Respeitadora – Rute ouvia e seguia os conselhos de Noemi e Boaz, que eram mais velhos e mais experientes.
 
Quem eram os moabitas. 
 
 
Os moabitas eram uma tribo descendente de Moabe, filho de Ló, nascido de uma relação incestuosa com sua filha mais velha (Gênesis 19:37). 
 
De Zoar, o berço desta tribo, na fronteira sudeste do Mar Morto, eles gradualmente se espalharam pela região a leste do Jordão. 
 
 
Pouco antes do Êxodo, os amorreus guerreiros atravessaram o Jordão sob Siom, seu rei, e expulsaram os moabitas da região entre o vale do rio Arnom e o rio Jaboque e ocuparam-na, tornando Hesbom a sua capital. 
 
 
Os moabitas foram então confinados ao território ao sul do vale de Arnom (Números 21:26-30). 
 
 
Durante o Êxodo, os israelitas não passaram por Moabe, mas pelo "deserto" a leste, eventualmente chegando ao país ao norte de Arnom. 
 
 
Os moabitas ficaram alarmados, e seu rei, Balaque, procurou socorro dos midianitas (Números 22:2-4). 
 
 
Esta foi a ocasião em que ocorreu a visita de Balaão a Balaque (Números 22:2–6). 
 
 
Nas planícies de Moabe, que estava em poder dos amorreus, os filhos de Israel tiveram seu último acampamento antes de entrarem na terra de Canaã (Números 22:1; Josué 13:32). 
 
 
Foi do alto de Pisga que Moisés, o mais poderoso dos profetas, olhou para a Terra Prometida; foi aqui em Nebo que ele morreu a sua morte solitária; foi aqui no vale em frente a Bete-Peor onde ele foi sepultado (Deuteronômio 34:5-6). 
 
 
Uma pedra de basalto, com uma inscrição do Rei Mesa, foi descoberta em Dibom por Klein, um missionário alemão em Jerusalém, em 1868, consistindo de trinta e quatro linhas escritas em caracteres hebraico-fenícios. 
 
 
A pedra foi criada por Mesa por volta de 900 a.C. como registro e memorial de suas vitórias. 
 
 
Ela registra as guerras de Mesa com Omri, seus edifícios públicos e suas guerras contra Horonaim. Esta inscrição suplementa e corrobora a história do Rei Mesa registrada em 2 Reis 3:4-27. 
 
 
É a mais antiga inscrição escrita em caracteres alfabéticos e, além de seu valor no domínio das antiguidades hebraicas, é de grande importância linguística. 
 
 
Talvez o personagem bíblico mais significativo que veio de Moabe tenha sido Rute, que era "das mulheres dos moabitas", mas estava geneticamente ligada a Israel por meio de Ló, sobrinho de Abraão (Rute 1:4; Gênesis 11:31; 19:37). 
 
 
Rute é um exemplo de como Deus pode mudar uma vida e levá-la em uma direção que Ele preordenou, e vemos Deus executando o Seu plano perfeito na vida de Rute, assim como faz com todos os Seus filhos (Romanos 8:28). 
 
 
Embora ela tenha vindo de um passado pagão em Moabe, quando conheceu o Deus de Israel, Rute se tornou um testemunho vivo para Ele pela fé. Rute, a moabita, é uma das poucas mulheres mencionadas na genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário