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domingo, 2 de julho de 2023

ANTROPOLOGIA: Doutrina do Homem

I. A ORIGEM DO HOMEM

 

A) Tipos de teorias evolucionistas:

 

Evolução ateísta – Vê a geração espontânea como a causa original.

Evolução teísta – Vê um poder divino como a causa original e a força diretriz.

Ambas podem incluir variações acidentais, seleção natural e transmissibilidade de características adquiridas.

 

B) Criacionismo:

 

A evidência da revelação bíblica.

A – Extensão da evidência. Embora a Bíblia não seja um livro de ciência, sempre que menciona um fato cientifico registra-o sem erro.

B – Autoridade da evidência. Tudo que a Bíblia apresenta como verdade tem autoridade divina.

Os fatos da evidência.

A – Bara’ é usada em Gn 1.1, 21, 27

B – A palavra dia é usada em relação ao nosso atual período de 24 horas, e é usada também para períodos mais longos de tempo.

C – A criação é apresentada como fato histórico em muitos lugares das Escrituras (Ex 20; Sl 8; Mt 19; Hb 4).

D – O começo do primeiro dia ocorre em Gn 1.3. O versículo 2 pode envolver um enorme período de tempo.

E – As eras geológicas podem ter ocorridos devido a uma catástrofe (relacionada ou não à queda de satanás) depois da criação inicial, ou podem ter sido causadas pelo dilúvio.

 

 

 

II. A PARTE MATERIAL DO HOMEM (CORPO)

A) Sua criação:

Gênesis 2.7 e 3.19

 

B) Suas designações:

Corpo Mt 6.22

Carne Gl 2.20

Corpo de humilhação Fp 3.21

Vaso de barro 2 Cor 4.7

Templo do Espírito Santo 1 Cor 6.19

 

C) Seu futuro:

Todos os homens serão ressuscitados dos mortos (Jo 5.28,29). Os não-redimidos serão ressuscitados para uma existência eterna no lago de fogo (Ap 20.12,15), e os remidos, no céu.

 

III. A PARTE IMATERIAL DO HOMEM (ALMA E ESPÍRITO)

 

A) Sua origem:

Gn 2.7

 

B) Sua característica:

“Imagem e semelhança de Deus”. O estado original de Adão era de santidade recebida, mas não confirmada. Ele perdeu este estado com a queda, mas o homem ainda retém vestígios da imagem e semelhança de Deus. (1Cor 11.7; Tg 3.9)

 

C) A transmissão da parte imaterial do homem:

Teoria da pré-existência.

As almas de todos os homens foram criadas por Deus no início do universo e são individualmente encerradas em corpos.

 

Criacionismo.

A alma do homem é criada por Deus quando seu corpo nasce.

Traducianismo.

A alma é transmitida por geração natural, tal como o corpo.

 

D) As facetas da parte imaterial do homem:

Alma.

A alma diz respeito à vida pessoal, ao indivíduo. Tem emoções (Jr 31.25) e guerreia contra as paixões da carne (1Pe 2.11).

Espírito.

Este termo é relacionado aos aspectos mais elevados do homem (Rm 8.16). Todos os homens têm espírito (1Co 2.11). O espírito também pode ser corrompido ( 2Co 7.1). Embora haja distinção entre alma e espírito, ambos são facetas da parte imaterial do homem.

Coração.

O coração é o conceito mais amplo de todas as facetas da parte imaterial do homem. E a sede da vida intelectual, emocional, volitiva e espiritual do homem (Hb 4.12; 4.7; Mt 22.37)

Consciência.

A consciência é uma testemunha interior que foi afetada pela Queda mas que, apesar disso, pode ser um guia seguro ocasionalmente (1Pe 2.19; Hb 10.22)

Mente.

A mente é aquela faceta imaterial do homem na qual está centralizado o entendimento. A mente foi afetada pela queda mas pode ser renovada em Cristo (Rm 12.2).

Carne.

Quando o termo carne significa natureza pecaminosa, refere-se também a um aspecto da natureza imaterial do homem. É completamente corrupta e não pode ser renovada, mas será erradicada na morte.

 

 

 

 

IV. A QUEDA DO HOMEM

 

A) Atitudes para com Gênesis 3:

O ponto de vista liberal.

Uma lenda, um quadro geral de religião e moral à luz de um período posterior.

O ponto de vista neo-ortodoxo.

Mito, história primitiva, supra-história ou “mito verdadeiro”. Os barthianos consideram o relato não histórico mas sua realidade espiritual verdadeira; i.e., verdade sem fato (se isto for possível)

 

B) Prova:

A proibição de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era, em última instância, uma prova de obediência à vontade revelada de Deus.

 

C) A queda:

Em primeiro lugar, satanás tentou fazer com que Eva duvidasse da bondade de Deus porque Ele lhes vedara acesso a uma árvore (Gn 3.1, “toda”).

Depois, satanás ofereceu a Eva um plano substituto, que permitia comer do fruto sem sofrer a penalidade (vv. 4,5).

Eva justificou antecipadamente seu ato de comer o fruto (v. 6).

Por fim, Eva comeu e Adão a seguiu.

 

D) As penalidades:

Sobre a serpente.

Gn 3.14

Sobre satanás. V.15

A – Inimizade entre as hostes do mal e a descendência da mulher.

B – satanás teria permissão de infligir a Cristo uma ferida dolorosa mas não fatal (calcanhar).

C – satanás receberia uma ferida fatal (cabeça).

 

Sobre Eva e as mulheres. V. 16

A - Multiplicar a dor do parto.             

B – Submissão ao marido.

Sobre Adão e os homens. Vv.17-19

A – Maldição sobre o solo.

B – Cansaço e fadiga no trabalho.

Sobre a raça. Vv. 20-24

A – Comunhão com Deus quebrada.      

B – Morte física.

C – Expulsão do Éden.

 

Fonte: “A Bíblia Anotada”

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