Páginas

terça-feira, 13 de junho de 2023

Quem foi Raabe na Bíblia? História da prostituta que se tornou heroína

 


A história de Raabe na Bíblia é cheia de emoção e esperança. É uma daquelas boas histórias na Bíblia de alguém sem prestígio alcançando destaque pela sua fé.

 

O nome dela era Raabe. Você pode imaginar que pela sua profissão, ela estava destinada a morrer cedo, a desaparecer na vergonha. Ou seja, ser uma mulher infeliz. Essa mulher, Raabe, era como aquele parente na árvore genealógica que preferimos não falar ou manter nas sombras. Você pode pensar todas essas coisas porque Raabe era uma prostituta. No entanto, sua história não acaba assim…

 

Raabe no Livro de Josué

 

O Livro de Josué marca o momento e descreve os primeiros movimentos da conquista: “E Josué, filho de Nun, enviou dois homens secretamente de Sitim como espiões, dizendo: Vão, vejam a terra, especialmente Jericó. E foram e entraram na casa de uma prostituta, cujo nome era Raabe, e ali se alojaram” (Josué 2:1).

 

Por mais devassos que sejam, irmãos, bares e distritos de “luz vermelha” muitas vezes funcionaram como reuniões infames para espionagem militar. Assim, não devemos nos surpreender que a equipe avançada de Josué soubesse ir ao “Lugar de Raabe”. 

 

Alguns ramos da tradição judaica enfatizam Raabe como meramente uma estalajadeira. Mas a Septuaginta interpreta a palavra hebraica zōnâ como pórnē. Assim, lemos sobre a identidade de Raabe no Novo Testamento:

 

Pela fé Raabe, a prostituta, não pereceu com os desobedientes, porque ela acolheu amigavelmente os espias” (Hebreus 11:31).

 

Raabe era uma estalajadeira que, infelizmente, encontrou outras maneiras de gerar receita. É claro que os cananeus eram famosos pela prostituição cultual relacionada à adoração idólatra. Pode muito bem ter sido que Raabe fosse “uma prostituta religiosa” em práticas pagãs. Só sabemos o que a Bíblia revela.

 

A história de Raabe

 

Mas há mais na história de Raabe, muito mais. Raabe reconheceu o Deus de Israel. Ela confiou nele para a justiça que ela não poderia produzir em sua própria vida:

 

“Sei que o Senhor lhe deu a terra, e que o medo de vocês caiu sobre nós, e que todos os habitantes da terra se derreteram diante de vocês. Pois ouvimos como o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vocês, quando vocês saíram do Egito, e o que vocês fizeram aos dois reis dos amorreus que estavam além do Jordão, a Seom e Ogue, a quem vocês consagraram destruição. E, assim que o ouvimos, derreteu-se o nosso coração, e não sobrou espírito em homem algum por tua causa, porque o Senhor teu Deus é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Josué 2:9).

 

O que quer que Raabe fosse antes de Israel entrar na terra dos cananeus, ela se tornou alguém nova na terra prometida. Pois Raabe acreditou. Ela não apenas acreditava em Deus, mas também agia. Pois Raabe confiou em Deus que cumpriu a promessa da aliança a Abraão de que ele receberia uma terra da qual traria uma nação e um descendente que abençoaria a terra. 

 

E devemos sempre lembrar que, o Deus todo poderoso escolheu esta mulher para ser um instrumento para trazer a salvação até os confins da terra.

 

“E do mesmo modo não foi também a prostituta Raabe justificada pelas obras, quando recebeu os mensageiros e os enviou por outro caminho” (Tiago 2:25)?

 

A importância de Raabe

 

A reabilitação tornou-se uma figura estratégica central de coragem incomparável ao ajudar Israel a entrar na terra prometida e subjugar seu próprio povo. 

 

Sempre que o Exército de Israel entrava em Canaã, Raabe agia de acordo com um plano pré-estabelecido e pendurava um cordão escarlate na janela de seu estabelecimento. Assim, ela e sua família foram salvas. 

 

Que interessante que um cordão escarlate, provavelmente, um emblema de má reputação, tornou-se um sinal de salvação. 

 

Como é bonito pensar que é um cordão escarlate da aliança da graça de Deus que une toda a Palavra de Deus. E em Cristo Jesus, a cruz carmesim manchada de sangue da vergonha tornou-se o símbolo reluzente da salvação.

 

A fé de Raabe em Deus a enxertou em uma nova família. Ainda mais, Raabe foi, logo, enxertada na família física de Israel quando ela se tornou a esposa de Salmon, um dos líderes de Israel que apoiou Moisés quando eles deixaram o Egito. 

 

O marido de Raabe é narrado no Antigo e no Novo Testamento (1 Crônicas 2:10-11, Rute 4: 20-21, Mateus 1:4-5 e Lucas 3:32).

 

Uma mulher salva pela fé 


A mulher, antes chamada de prostituta, tornou-se uma esposa e mãe piedosa em Israel. Ela e seu marido se tornaram pais de um menino chamado Boaz. E aquele menino um dia se casaria com uma viúva chamada Rute (Rute 4:5, 10). 

 

Assim, como Deus trabalhou todas as coisas para o bem, usando o humilde e o mais improvável, Deus levantou uma prostituta para se tornar a tataravó do rei Davi. 

 

Da linhagem de Raabe veio o Messias de Israel, o Salvador do mundo, nosso Deus e Rei, o Senhor Jesus Cristo. 

 

Não há história mais tocante da gloriosa graça de Deus do que a introdução genealógica do nascimento de Jesus pela fé através da linha de José em Mateus capítulo 1. 

 

Entre as muitas histórias que estão entrelaçadas nessa maravilhosa seção da Bíblia, a mulher do cordão escarlate ocupa seu lugar de honra.

 

E se você me perguntar: “Como Deus poderia me usar? Como o Deus Todo Poderoso, o santo Deus do céu, poderia usar um pecador como eu?” 

 

Então vou apresentá-los à mulher do cordão escarlate, a avó maior de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

 

Ela não é lembrada por seu pecado. Ela é lembrada pela notável transformação. A palavra “prostituta” é indubitavelmente repetida para que você e eu saibamos que o que quer que tenhamos feito, Deus nos perdoará se formos a ele pela fé. Raabe é a mensagem sempre presente de Deus para você:

 

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. O velho faleceu; eis que veio o novo” (2 Coríntios 5:17).



Nenhum comentário:

Postar um comentário