Páginas

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Parábola das dez Virgens: 6 Lições para estar preparado

 


A Parábola das Dez Virgens é baseada nos costumes judaicos do casamento na época em que a parábola foi escrita. A parábola está repleta de simbolismo cristão e é uma história de advertência sobre estar preparado para a vinda de Cristo.

Resumo da Parábola das Dez Virgens

Dez damas de honra (virgens) deveriam aguardar o retorno do noivo para seu casamento. A chegada do noivo foi mais tarde do que o esperado. As cinco sábias damas de honra que trouxeram óleo extra para manter suas lâmpadas acesas durante a noite saudaram o noivo quando ele chegou. As outras cinco damas de honra não trouxeram óleo extra, então, quando o noivo chegou, as jovens tolas foram buscar mais óleo. As portas do banquete de casamento foram fechadas antes que as cinco damas de honra despreparadas voltassem e não tiveram permissão para entrar.

Parábola das Dez Virgens; Significado.

A Parábola das Dez Virgens é um lembrete para estarmos preparados para a inesperada segunda vinda de Cristo, quando enfrentaremos o julgamento eterno. Os sábios estão preparados e prontos para a volta de Cristo. Os tolos não se preparam para o julgamento final e serão excluídos do Reino de Deus.

Quando Jesus contou esta parábola?

Esta parábola é uma continuação de uma conversa que Jesus iniciou com seus discípulos no capítulo anterior. Em Mateus 24, Jesus falava do que aconteceria no fim dos tempos.

Ele lhes dá os sinais que significam que seu retorno está próximo. Depois de deixá-los saber desses sinais, então Jesus lhes conta esta parábola das 10 virgens.

Se você é novo na Bíblia, Jesus costumava ensinar usando parábolas, que são definidas como histórias terrenas com significados celestiais.

Esta parábola, como muitas outras, faz com que você se examine. Eu sempre acho que é saudável examinar meu coração e fazer um inventário de como estou. Então, vamos fazer isso hoje.

Para ajudá-lo, aqui estão cinco verdades que eu quero que você considere da parábola das 10 virgens.

Esta é uma parábola sobre o arrebatamento

Em nossa história, observe que as virgens se cansaram e adormeceram. Na Bíblia, adormecer também pode ser uma referência a morrer.

Depois que adormeceram, foram acordadas por um grito que ecoou. Quando veio aquele clamor, as que estavam prontas entraram no banquete com o noivo e as que não estavam prontas ficaram de fora.

Esta é uma imagem do arrebatamento. Considere o que Paulo disse em Tessalonicenses. Você pode notar alguns paralelos.

“Irmãos e irmãs, não queremos que vocês sejam desinformados sobre aqueles que dormem na morte, para que não sofram como o resto da humanidade, que não tem esperança. Pois cremos que Jesus morreu e ressuscitou, e por isso cremos que Deus trará com Jesus aqueles que adormeceram nele. De acordo com a palavra do Senhor, nós lhes dizemos que nós que ainda estivermos vivos, que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos aqueles que adormeceram. Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com grande ordem, com voz de arcanjo e com o toque da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.  Depois disso, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre”. – 1 Tessalonicenses 4:13-17

Jesus estava, portanto, ajudando seus discípulos a entender como seria aquele dia quando ele voltar para nós.

Parábola das dez virgens explicada

As dez virgens da parábola representam os cristãos. Eles estão esperando a volta de Cristo, o noivo. As cinco damas de honra preparadas trouxeram óleo extra, que é a graça de seu sólido relacionamento com o Senhor. Quando a chegada do noivo foi mais tarde do que o esperado, as damas preparadas estavam esgotadas e com sono. Foi nesse ponto baixo que sua graça (o óleo extra) os carregou e eles foram esplendidamente recompensados ​​na festa de casamento, ou no Reino dos Céus. Enquanto isso, as cinco despreparadas se viram lutando por mais óleo e ficaram sem tempo antes que pudessem estar totalmente preparadas para a chegada do noivo, que significa a volta de Cristo. As portas do banquete de casamento foram fechadas sem eles, excluindo-os do céu.

A moral da parábola é encontrada em Mateus 25:13 NVI: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora.”

O que é o óleo na Parábola das Dez Virgens?

O óleo na Parábola das Dez Virgens representa o Espírito Santo, a graça de Deus dada a nós. Nossa vida é como o vaso que contém o óleo.

Por que as cinco virgens não compartilharam seu óleo?

Como cristãos, somos chamados a ajudar os necessitados, então você pode se perguntar por que as cinco virgens que trouxeram óleo extra não o compartilharam. Nesse caso, o contexto e a moral da Parábola das Dez Virgens é a preparação espiritual. A salvação é particular. Com o óleo representando o Espírito Santo, as virgens não podiam doá-lo. O relacionamento de cada pessoa com o Senhor deve ser estabelecido dentro de seu próprio coração e alma.

06 lições para aprender da parábola das 10 virgens

Podemos extrair 6 lições da parábola das 10 virgens que nos ajudarão e estar preparados para a vinda de Jesus.

1. É o que está dentro da lâmpada que mais importa

O interessante dessa história é que todas as virgens levaram suas lâmpadas ao encontro do noivo. Se você olhasse para essas virgens, todas elas pareciam iguais.

Você poderia afirmar que elas estavam preparadas para a chegada do noivo. No entanto, como você vê, ter uma lâmpada não era suficiente. Sem óleo, a lâmpada era praticamente inútil.

Você não deve estar focado apenas na aparência do lado de fora da lâmpada, mas também com o que está dentro da lâmpada.

Na Bíblia, o óleo representa o Espírito Santo, então a questão de real importância é: você está cheio do Espírito Santo?

Se o Espírito de Deus não habita em você, então você não pertence a Deus. A boa notícia é que quando Deus te salvou, o Espírito Santo veio morar em seu coração.

Esta é a marca que define um crente. Sem o Espírito Santo ou o óleo como mencionado nesta parábola das 10 virgens, você é apenas uma lâmpada vazia. Não importa quão boa a lâmpada pareça do lado de fora.

No entanto, o próximo passo depois de receber o Espírito Santo na salvação é ser constantemente cheio do Espírito.

2. Você precisa de óleo para estar pronto para sua vinda

A segunda lição a destacar da parábola das 10 virgens é o que é preciso para estar pronto para sua vinda.

Como mencionamos anteriormente, a maior parte de estar pronto é ser cheio do Espírito Santo. A propósito, isso requer mais do que apenas um culto de domingo.

É o que você faz no resto da semana que mais importa. Seu crescimento em Cristo acontecerá mais fora da igreja. É aqui que você prepara seu coração para estar pronto para a vinda de Jesus.

Claramente, aquelas que levaram óleo extra estavam preparadas e prontas para sua vinda. Mas, aquelas que não levaram ficaram.

Então, embora parecessem preparadas na realidade, elas não estavam prontas para o noivo. Assim será quando Jesus voltar. Infelizmente, muitos parecerão preparados porque têm lâmpadas, mas não estarão preparados porque não têm óleo.

Viva sua vida como se o fim fosse hoje, mas esteja preparado esperando pela volta de Jesus.

3. Há um julgamento por vir

Há pessoas que negam um julgamento final, a presença do inferno ou a natureza irrevogável do inferno. Mas Deus deixa todas essas coisas muito claras inúmeras vezes na Bíblia. 

Um exemplo está em Mateus 25:46 NVI: “Então eles irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.”

Existe maldade no mundo. Ele espreita entre nós. Isso nos tenta para longe de Deus. Leva-nos a metas, prazeres e ações mundanas.

Muitas vezes descartamos ou não gostamos do termo temor do Senhor , mas uma reverência saudável pelo poder e autoridade de Deus pode nos ajudar a resistir ao mal e a permanecer vigilantes em nossa caminhada cristã enquanto esperamos nosso julgamento final. As tolas damas de honra não estavam vigilantes e pagaram o preço final.

4. A preparação acontece hoje

Espero que você reconheça na parábola das 10 virgens que seu destino eterno é determinado pelo que você faz agora. Uma vez que você morre ou adormece, é tarde demais. Pois, sua eternidade está selada.

Lembre-se que aquelas que estavam prontas entraram no banquete e a porta foi fechada. Aquelas que não estavam prontas foram impedidas.

Compartilho isso com você como uma motivação para falar do Evangelho para os outros. O dia da decisão é agora, e queremos que o maior número possível de pessoas entre nesse banquete quando ele vier.

Se você está lendo isso e Jesus não é seu Salvador, então não demore. Hoje é o dia da salvação.

5. Você é bem-vindo ao Banquete de Cristo

Não gostamos de ouvir sobre o julgamento de Deus. Isso nos deixa inquietos e talvez até com medo. Mas Deus não nos criou com a intenção de nos mandar todos para o fogo. Que pai amoroso faria uma coisa dessas? Não, a intenção de Deus é receber todos nós em Seu Reino celestial para viver com Ele para sempre. No entanto, Ele amorosamente deixou a escolha para nós. Esse é o nosso livre arbítrio.

Podemos escolher viver nossas vidas da maneira que desejarmos. Se escolhermos virar as costas para Deus, Ele permite, mesmo com Sua decepção. Se nos voltarmos para Ele, Ele nos recebe de braços abertos. Deus nos dá todas as oportunidades de vir a Ele. Sua salvação é o maior desejo Dele.

6. Seja conhecido por Jesus

Acho que uma das declarações mais impressionantes de toda essa história é o versículo 12.

“Mas ele respondeu: Em verdade te digo, não te conheço”.

Imagine as virgens ouvindo essas palavras e o choque quando foram atingidas por essa realidade. Esta não é a primeira vez que Jesus usou esta frase de não te conheço.

Se você se lembra no Sermão da Montanha, ele disse que naquele dia haverá muitas pessoas que fizeram coisas em nome de Jesus. No entanto, sua resposta a eles será: “afaste-se de mim, nunca te conheci”. (Mateus 7:23).

Isso me leva a acreditar que a maior questão da vida não é você conhece Jesus? A maior pergunta da vida é: Jesus conhece você?

Se há algum dia em que você quer ser conhecido por Jesus é nesse dia. Felizmente, não precisamos esperar até lá para descobrir. Se Jesus é o seu Salvador, você é conhecido por ele hoje. Esta é a esperança e confiança que temos nele.

Considerações finais sobre a parábola das dez virgens

A parábola das 10 virgens é um alerta. Primeiro para quem não conhece Jesus, mas acho que vai além disso. Lembre-se que as virgens tinham lâmpadas. Eu acho que este é um verdadeiro alerta para aqueles que podem ir à igreja, mas não estão realmente andando com Deus.

Em outras palavras, aqueles que têm lâmpadas vazias. Mais do que nunca, se você não está andando do jeito que deveria, este é o dia para acertar. Não só porque Jesus pode voltar a qualquer momento, mas porque a vida é tão passageira.

Recentemente, perdi um grande amigo meu de repente e sem aviso prévio. Em um momento deslizando desta vida para a eternidade. Felizmente eu sei que ele tinha óleo em sua lâmpada.

A urgência desta história não pode ser encarada de qualquer jeito. A parábola das 10 virgens é sobre preparação e prontidão.

Essa preparação começa agora. Se você não fizer mais nada nesta vida, certifique-se de estar pronto para a volta dele.

Como você pode ver, este é o compromisso mais importante para o qual você precisa se preparar para não perdê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário