Páginas

sábado, 25 de dezembro de 2021

As diferenças entre o joio e o trigo - (Mt 13,24-30).

Separando o joio do trigo no processo de coaching. – Sociedade Transformar

Não fomos chamados por Deus para vivermos num mosteiro, isolados de tudo e todos, mas para vivermos neste mundo iluminando e abençoando as pessoas que nos cercam. Joio significa coisa daninha que surge entre as boas e as tentam corromper.

 

Jesus nesta parábola narrada em Mateus 13:24-30 nos diz que um homem semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele e semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.

 

Nas igrejas hoje existem muitos problemas, por causa do joio. Quais as diferenças entre o joio e o trigo?

 

1) O trigo é o povo de Deus. O joio é o povo do diabo. (V. 25)


O povo de Deus crê em Deus e anda em seus caminhos, ama ao Senhor Jesus de todo coração, crê no sacrifício de Jesus na cruz como seu substituto. O joio é totalmente contrário a estas verdades e está longe de Deus. Foi colocado no meio do trigo para os destruir.

 

2) O trigo possui a essência o joio a aparência. (V.26-29)


O trigo produz muito frutos e alimenta as pessoas. O joio não produz nada. É inútil e se ingerido é como veneno, é nocivo ao homem. O trigo produz fruto do amor, alegria e paz. O joio produz ódio, depressão e perturbação. O trigo produz fruto de longanimidade, benignidade e bondade. O joio produz impaciência, malignidade e perversidade. O trigo produz fruto de fidelidade, mansidão e domínio próprio. O joio produz infidelidade, rixa e desgraça na vida. 

 

3) O trigo será colocado celeiro de Deus e o joio será queimado no inferno.


Quem separa é Deus, por que o joio e o trigo são muito parecidos e só Jesus sonda os corações e sabe quem é quem. Ninguém foge do seu reto juízo. 

 

O trigo é maleável e se curva com facilidade, o joio é muito rígido e não se curva nunca. O trigo quanto mais maduro mais fácil de colher. O joio fica mais enraizado, mais difícil de ser colhido. O lugar do trigo é no celeiro, o do joio é no fogo, pois não tem utilidade, faz mal, é um engano assim como era a figueira que Jesus amaldiçoou.

 

Muitas vezes o joio é plantado em nossas vidas e em nossas igrejas quando, descuidamos, temos falta de disciplina, damos lugar ao espírito mundano, enfraquecemos moralmente e somos negligentes. Aí nós nos tornamos, presos ao mundo, soberbos, indisciplinados, prejudicados com o veneno que o joio possui.

 

Esta parábola de Jesus é uma demonstração muito grande do seu amor e misericórdia a todos os homens. Jesus queimou o joio para não queimar as pessoas que tem a oportunidade de aceitar a mensagem de advertência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário