Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O que significa lançar sortes na Bíblia?

Lançar sortes era uma espécie de um processo de “adivinhação” que era utilizado para saber qual era a vontade de Deus para alguma situação ou para alguma questão que parecia complicada.


Trazendo para os nossos tempos, imaginemos que seja algo parecido com um cara-e-coroa (muito visto nos jogos de futebol) ou um dois-ou-um, ou quem sabe o famoso método do palitinho.


No mundo antigo essa prática era usada para saber qual era a vontade de Deus para algum assunto. Apesar de esse método também ser usado por nações pagãs para saber a vontade de seus deuses, vemos que o Deus verdadeiro, o Senhor, não proibiu essa prática aos seus servos, antes, também a utilizava como forma de mostrar Sua vontade.


Isso porque Deus governa sobre toda “sorte” e por meio dela. Todas as situações estão descobertas diante do Senhor e Ele age como quer e com os métodos que desejar.


Assim, no mundo antigo, em vários momentos Deus mandou lançar sortes. Veja um exemplo:


“Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão.” (Números 26:55).


Ou seja, Deus indicaria através do “lançar sortes” a Sua vontade


Outro momento interessante que mostra que os pagãos também utilizavam desse método é quando Jesus foi crucificado e os soldados lançaram sortes para ver quem ficaria com as roupas de Jesus:


“Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá—para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.” (João 19:24).


Esse método também foi utilizado pelos apóstolos para escolher entre vários homens aquele que substituiria Judas, o traidor. “E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.” (Atos 1:26).


E para finalizar, lançar sortes na Bíblia, quando ordenado por Deus e de acordo com Seus propósitos, não têm nada a ver com jogos de azar, com loterias, com apostas, com as bruxarias, jogos de búzios, com superstição e coisas do gênero.


É apenas um meio pelo qual Deus manifestava Sua vontade ao seu povo que o consultava dessa forma, conforme o próprio Deus orientava e aprovava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário