Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Tanque de Betesda: estudo sobre o significado da história

O tanque de Betesda foi o lugar onde Jesus curou um homem doente há 38 anos. Muitas pessoas esperavam por um milagre na água do tanque, mas Jesus curou o paralítico apenas com suas palavras! O poder não estava no tanque de Betesda, mas em Deus.

 

Em Jerusalém havia um tanque de água com cinco pórticos em volta chamado Betesda. Esse tanque era famoso por causa da crença que, de vez em quando, um anjo agitava as águas. Quando isso acontecia, a primeira pessoa que entrasse na água ficaria curada de qualquer problema físico que tivesse. Por causa desses milagres, muitas pessoas doentes e com deficiências físicas ficavam junto ao tanque, aguardando a oportunidade de serem curadas (João 5:2-4).

 

Como era o tanque de Betesda?

 

O tanque de Betesda era formado por duas piscinas. Eram tanques de imersão, pois naquela época havia rituais de purificação por causa das impurezas e, então usava-se os tanques. Tinham que se purificar antes de irem ao Templo de Jerusalém.

 

Era o único tanque que tinha cinco alpendres. Os outros tanques que haviam apenas tinham quatro portas e quatro lados, num formato de retângulo. Apenas o tanque de Betesda tinha uma entrada extra. Curiosamente, até mesmo a arqueologia confirmou isto e, se encaixa no relato de João (João 5:2).

 

E o que eram os alpendres?

 

A definição mais comum de alpendres são portas ou entradas, de algo. Neste caso, o tanque de Betesda! Muitos estudiosos da Bíblia concordam que, o apóstolo João fez uma referência aos cinco livros iniciais do Antigo Testamento, também conhecido como Pentateuco. Ele queria fazer menção que todo Pentateuco, indiretamente, demonstra Jesus, o Messias. Assim, o povo judeu poderia reconhecer quem era Jesus.

 

O que João está dizendo é que, em todos livros escritos por Moisés (comparando aos cinco alpendres) especialmente ao povo judeu, nada mais é do que uma introdução ao Messias, a Jesus.

 

O paralítico de Betesda


Certo sábado, quando veio a Jerusalém por causa de uma festa religiosa, Jesus passou junto do tanque de Betesda. Lá ele viu um homem que sofria de paralisia há 38 anos. Esse homem não tinha muita chance de ser curado. Quando a água era agitada, ele não tinha ninguém para o colocar dentro do tanque e, sozinho e com as pernas paralisadas, ele nunca conseguia ser o primeiro a entrar (João 5:6-7).

 

Quando Jesus lhe perguntou se queria ser curado, o paralítico explicou sua situação. Então Jesus lhe disse para se levantar, pegar na maca e andar. Nesse instante, o paralítico ficou curado e saiu andando!

 

Alguns judeus implicaram com o paralítico curado, porque ele estava carregando sua maca, que por tradição não era permitido no sábado. Mas o homem respondeu que a pessoa que o tinha curado tinha mandado levar a maca (João 5:9-11). O paralítico não sabia o nome de quem tinha curado, porque Jesus tinha ido embora.

 

Algum tempo mais tarde, o ex-paralítico se encontrou com Jesus no templo. Jesus o avisou a deixar o pecado, para não sofrer algo pior que a paralisia (João 5:14). Então, o paralítico foi e contou para os judeus que tinha sido Jesus que o tinha curado. Mas, em vez de ficarem felizes e maravilhados, os judeus procuraram matar Jesus por ter curado no sábado!

 

O tanque de Betesda – havia mesmo um anjo que agitava a água?

 

É difícil dizer com certeza se aconteciam mesmo milagres por ação de um anjo no tanque ou não. A passagem de João 5:4, que explica sobre o anjo, não aparece em várias das cópias mais antigas do Novo Testamento. Por isso não se sabe se acontecia de verdade.

 

De qualquer forma, havia essa crença, porque os doentes ficavam à espera junto do tanque para receber o milagre. Quer fosse verdade ou não, as pessoas acreditavam que podiam ser curadas em Betesda. Mas a existência ou não de um anjo em Betesda não é o foco principal da história...

 

A verdadeira lição e significado do tanque de Betesda 


A história sobre o tanque de Betesda mostra o poder de Jesus. Enquanto muitos esperavam por uma rara oportunidade para serem curados, Jesus mostrou que podia oferecer cura a qualquer um em qualquer tempo!

 

Não havia esperança para o paralítico de Betesda. Sua situação era impossível, mas Jesus chegou e mudou tudo! Jesus também faz isso em nossas vidas. Ele salva do pecado e nos promete vitória sobre o impossível – a morte.

 

Jesus deixou um aviso importante ao paralítico de Betesda. Ficar paralisado é uma coisa terrível, mas o pecado tem consequências muito piores. Quem continua vivendo para o pecado, e não para Deus, terá de enfrentar um castigo eterno. Se converter para Jesus significa mudar de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário