Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Podemos perder nossa salvação?


Quem é verdadeiramente salvo nunca perderá a sua salvação. Isso porque Deus não faz a obra da salvação mal feita, pela metade ou por um tempo, antes, salva definitiva e eficazmente: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” (João 10:27-29). 


Note no texto a certeza que Jesus exprime de que Ele dá a vida eterna as suas ovelhas. Note também que Ele declara que “Jamais perecerão” e também que “da mão do Pai ninguém pode arrebatar”. Essa fala de Jesus está totalmente de acordo com os textos bíblicos que afirmam que a salvação é obra de Deus em nossa vida e não das nossas próprias obras (Efésios 2:8-9). Esse fato comprova que não podemos perder nossa salvação! Mas por quê? 


Por que a salvação, que é pela graça e pelos méritos de Cristo, não depende das nossas obras. Se dependesse, aí sim poderíamos perdê-la. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2. 8). Assim, o salvo irá perseverar até o fim, pois a garantia da sua salvação é Cristo, é a obra perfeita do Pai. 


Se somente os que são perfeitos e os que se mantivessem perfeitos nesse mundo fossem salvos, a lista de salvos estaria vazia. Como ser humano imperfeito, por negligência, por falta de atenção, por dar ouvidos as tentações do inimigo, o salvo poderá pecar e desagradar a Deus. Por esse comportamento irá atrair sobre si juízos temporais de Deus, que o disciplinará: “Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1 Coríntios 11. 32). Porém, o Espírito Santo sempre reconduzirá o salvo a reconhecer sua real situação e retornar à comunhão com Deus. Isso explica o fato de algumas vezes vermos pessoas que eram crentes fervorosas estarem afastadas por algum motivo. Elas irão sofrer por não observarem o que a palavra de Deus as ensinou, mas serão reconduzidas ao caminho pela força do chamado de Deus. 


Aqueles, porém, que pareciam ser salvos, mas se afastaram de uma vez por todas de Deus, na verdade, apenas pareciam salvos, mas não o eram. “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.” (1 João 2. 19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário