Páginas

domingo, 13 de junho de 2021

Como controlar os maus pensamentos que inundam a mente?

 

(1) O nosso cérebro é um órgão extremamente poderoso que, além de controlar as nossas funções vitais, também nos permite interagir com o mundo à nossa volta. Ele faz isso através de estímulos, principalmente aqueles captados pelos nossos sentidos. Isso significa que quando existe um equilíbrio saudável nos estímulos que deixamos entrar em nosso cérebro, temos a tendência de termos uma mente mais saudável. Acontece que muitas vezes nosso cérebro é invadido por estímulos negativos ou por desequilíbrios hormonais. Isso faz com que haja certo descontrole na mente.


(2) Talvez seja esse o seu caso. Sua mente está cansada, estressada. Isso faz com que sentimentos como desânimo, tristeza e outros bem negativos, tomem certo controle. Resultante de todo esse estresse e cansaço, um descontrole mental é perfeitamente possível. É como, por exemplo, quando estamos muito cansados e não nos alimentamos direito. Costumamos ficar impacientes, nervosos e pouco dispostos a tratar as pessoas bem. É o mesmo caso. A pergunta é: como controlar e melhorar isso?


(3) Felizmente a Bíblia trata de uma forma bem interessante a respeito da forma com que devemos lidar com os maus pensamentos. Quero destacar aqui três coisas muito importantes que toda pessoa deve fazer para ter sua mente saudável e forte, para ter paz dentro da alma e conseguir controlar os maus pensamentos:


a) Descanse no cuidado de Deus. O nosso cansaço mental muitas vezes é fruto de muita ansiedade, de incertezas, dos impactos das dificuldades do dia a dia. Tudo isso impacta negativamente a nossa mente, trazendo descontrole a ela. A orientação bíblica é fazer o seguinte: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6-7). É muito importante que tenhamos comunhão com Deus e falemos com Ele em oração, que desabafemos com Ele, que confiemos Nele. Isso gera um impacto positivo em nossa mente, pois Deus age nela, acalmando-nos e fazendo que vejamos a realidade do cuidado diário que Ele tem da nossa vida.


b) Cultive bons pensamentos. Da mesma forma que controlamos onde colocamos as mãos ou os pés para que não nos machuquemos, a Bíblia nos orienta a termos cuidado com aquilo que colocamos para dentro de nossa mente. Cultivar pensamentos positivos e proveitosos garantirá uma saúde mental muito maior. Veja o ensino bíblico: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). Cultive o hábito de rejeitar pensamentos que não agradam ao Senhor.


c) Tenha um olhar positivo para a vida. Todos concordam que a vida não é fácil. Existem muitas tristezas e dores envolvidas na vida. O mundo também é um lugar cruel. É muito fácil começarmos a olhar para as coisas negativas, para as dores, para tudo aquilo que é difícil, e começarmos a cultivar um olhar desequilibrado e extremamente negativo das coisas e da vida. Ficamos como aquela pessoa que não consegue se agradar com um lindo dia de sol, antes, só consegue reclamar do calor que o sol produz. Ou quando num dia chuvoso só consegue ver os incômodos que a chuva pode trazer, ao invés das grandes bênçãos que a chuva representa para o nosso planeta. Esse olhar negativo reflete dentro da mente, fazendo com que os pensamentos dessa pessoa sejam extremamente negativos e prejudiciais. Por isso, olhe para a vida de uma forma positiva. Isso ajudará a eliminar os maus pensamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário