Páginas

domingo, 2 de maio de 2021

Quais os detalhes da infância e juventude de Jesus?

 


(1) O relato mais detalhado que temos sobre o nascimento de Jesus, bem como com alguns detalhes a mais sobre sua infância, está no evangelho de Lucas. Observamos que Jesus foi levado pelos pais para ser circuncidado aos oito dias de vida, conforme determinava a lei de Moisés: “Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido” (Lucas 2:21). Mateus narra a visita dos magos quando Jesus já estava em casa (Mateus 2:11). Jesus devia ter algo em torno de 2 anos de idade, pois a ordem de Herodes foi justamente para matar meninos abaixo de 2 anos (Mateus 2:16).



(2) A família toda precisou fugir para o Egito, por ordem do anjo, para que Herodes não fizesse nada a Jesus (Mateus 2:13). Ficaram por lá até que Herodes, o grande, morresse. Então, essa primeira parte da infância de Jesus foi bem turbulenta. Lucas continua sua narrativa destacando a forma excelente com que o menino crescia, se fortalecia e se destacava: “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (Lucas 2:40). Isso certamente mostra o zelo de Maria e José na criação dele. Afinal, dentro da cultura judaica, os pais tinham uma função muito importante na formação da criança, na comunicação da Palavra de Deus, na educação em geral. E, claro, a presença viva de Deus fazia muita diferença em seu crescimento! 


(3) A narrativa nos transporta para o tempo de Jesus com 12 anos de idade. Ele é levado a Jerusalém para participar das festividades da Páscoa (Lucas 2:41). Isso mostra que Jesus seguia uma infância normal, estava crescendo e participava da vida comum da forma como um judeu comum fazia. Porém, nessa ocasião, Jesus se perde dos pais e depois é achado no templo de Jerusalém em meio aos doutores da lei (Lucas 2:46). Porém, Jesus se destaca dos outros jovens, o que traz certo interesse dos doutores na sua inteligência: ”E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas”  (Lucas 2:47). Podemos observar nessa mesma ocasião que Jesus, mesmo com 12 anos de idade, já tinha consciência de seu relacionamento com Deus e possivelmente de quem era e da missão para o qual estava se preparando: “Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?” (Lucas 2:49).


(4) À medida que Jesus tinha mais idade, ficava cada vez mais claro que algo de especial existia nele. Seus pais sabiam, porém, não tinham muita ideia de como as coisas seriam. Eles agiam como pais agiam normalmente na criação de filhos dentro de sua cultura. Jesus também se mostra submisso aos pais, como um filho deveria mostrar: “E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração” (Lucas 2:51). Lucas parece dar-se por satisfeito na narrativa da infância de Jesus. Ele termina falando do crescimento de Jesus: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52). Jesus estava sendo preparado para sua missão. Deus usou seus pais, usou tudo que havia ali para que ele crescesse (em todos os sentidos) e chegasse preparado para realizar a missão de morrer na cruz! A sequência já é de Jesus adulto, pronto para começar o seu ministério.


(5) Isso é tudo que temos narrado sobre a infância de Jesus na Bíblia. Sabemos que Maria teve outros filhos, pois são citados os irmãos de Jesus (Mateus 13:55), porém, não sabemos como essa família viveu de forma detalhada. Não sabemos muita coisa sobre José também. O que podemos perceber é que temos uma família que sabia que aquele menino fora dado por Deus para a realização de uma grande missão. Mesmo não sabendo como e quando ela se daria, Maria e José criaram todo o ambiente para que Jesus crescesse em todos os sentidos e chegasse preparado e forte ao momento de Sua missão! Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário