Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2021

É errado dizer: “eu profetizo” para as pessoas?




(1) Creio que precisamos partir da análise do que significa profetizar. Quando analisamos a atividade dos profetas bíblicos, podemos notar que eles foram comunicadores diretos de palavras ordenadas por Deus. Vejamos uma profecia para analisarmos: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito” (1 Samuel 15:2). Note a expressão “assim diz o Senhor…”. Essa era a forma mais comum de comunicação dos profetas. Era muito claro que aquilo que eles estavam comunicando não era algo particular, mas algo vindo de Deus. 



(2) Isso nos leva a pensar que o profeta, em sua essência, era alguém que comunicava de forma direta uma palavra ordenada pelo Senhor. Essa palavra geralmente indicava algo que Deus iria fazer em um futuro próximo ou mais distante. Ou mesmo, em alguns casos, julgamentos e decisões de Deus sobre acontecimentos e pessoas. Além, é claro, daquelas consultas que eram feitas para saber a vontade do Senhor em alguma questão. Basicamente essa era a atividade profética na Bíblia.

(3) Onde as pessoas que atualmente dizem “eu profetizo” se encaixam nessa atividade profética? Elas porventura estão comunicando uma mensagem que Deus as mandou dizer? Creio que é preciso observar que grande parte dos que dizem “eu profetizo” na atualidade não dizem “assim diz o Senhor”, isso porque eles não têm uma palavra que Deus trouxe a eles para que seja entregue a alguém ou a algum grupo. O que percebo é que temos um tipo de palavra de que expressa um desejo para o outro. Basicamente as pessoas têm dito “eu profetizo” como que torcendo para que aquilo ocorra na vida do outro. Palavras meio que “jogadas no ar”, muitas vezes. Dito isto, então, elas não representam palavras proféticas, que tem por características dentro da Bíblia o fato de vir de Deus e se cumprir plenamente.

(4) Por isso, não considero dentro desse contexto que dizer “eu profetizo” seja algo correto. Passa a ideia errada de que a pessoa tenha um recado de Deus para alguém quando, na realidade, não é isso. Como em um vídeo de internet é possível que a pessoa profetize “cura para sua vida” para milhares de pessoas ao mesmo tempo? Deus irá curar a todos que estiverem ali? Sabemos que não! Sendo assim, não recomendo que se use essa expressão, pois ela confunde demais. Além disso, sabemos que muitos se acostumaram tanto a falar assim que acham que estão profetizando mesmo em nome de Deus. No entanto, a Bíblia é clara quando fala de provar os profetas: “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele” (Deuteronômio 18:22).


(5) Concluo lembrando que Jesus nos alertou que se levantariam muitos falsos profetas por esse mundo (Mateus 24:11). Aquele que é verdadeiro servo do Senhor deve fazer diferença entre o que é dizer “eu profetizo” e “eu desejo que aconteça”. Dizer eu profetizo sem Deus ter mandado nada ser dito enquadra a pessoa como falsa profeta. Por isso, deve haver temor com relação a esse fato, pois as coisas de Deus não podem ser tratadas como brincadeira e nem como meros desejos humanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário