Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O que significa graça e paz?

 


(1) A menção repetitiva da expressão graça e paz nas diversas cartas bíblicas indicam que essa expressão ganhou na igreja primitiva (e posteriormente) um uso como um tipo de saudação. Seria algo parecido com o que usamos aqui em nosso país em muitas regiões, quando, por exemplo, logo cedo se diz “bom dia” como uma forma de saudar a pessoa e desejar-lhe algo positivo. Graça e paz é usada na Bíblia com esse sentido de saudação: graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 1:3). Mas qual o conteúdo dessa saudação, o que ela expressa, qual o desejo que era repassado a quem a recebia?


(2) Para entender o significado do conteúdo da saudação precisamos analisar cada uma das palavras em separado. Graça é a palavra grega “charis”. No vocabulário cristão trata-se de todo bem e amor derramado por Deus em nosso favor através de Cristo, sem que fossemos merecedores. Portanto, é uma grande lembrança da grandeza do amor de Deus pelas pessoas. Nas cartas expressa um desejo do escritor de que esse favor de Deus fosse derramado grandemente sobre os leitores.


(3) Os escritores acompanhavam essa “graça” de Deus com a “paz” de Deus. A palavra paz no grego é “eirene”. Certamente sua menção pelos escritores bíblicos tem influência judica. Os judeus tinha o costume de desejar “shalom”, que é uma palavra hebraica que significa “paz” e que invoca a ideia não apenas da ausência de guerras, mas de prosperidade, boa saúde e sucesso vindos do Senhor sobre o servo de Deus, sobre o povo do Senhor.


(4) Certamente os escritores bíblicos ao juntar a expressão “graça” com “paz” criaram uma saudação para suas cartas que representavam todo o desejo que tinham de ver a abundante e amorosa bênção de Deus ser derramada na vida daqueles para quem escreviam. É uma expressão de grande carinho, uma saudação profunda que visava demonstrar o grande apreço dos escritores para com aqueles a quem escreviam.


(5) Dessa forma, com o tempo, a expressão graça e paz ganhou um uso de saudação especial também em muitas igrejas antigas e de nossos tempos. Tornou-se comum saudar os irmãos em Cristo com a graça e a paz do Senhor. Evidentemente que o uso muito cotidiano dessa expressão acaba por fazer as pessoas não se darem conta da profundidade do que estão falando, por isso, é sempre bom relembrar o significado bíblico da expressão como estamos fazendo aqui, a fim de usarmos essa expressão com todo o amor e profundidade que ela carrega e não apenas de forma cotidiana “mecanizada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário