Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2020

AS SERPENTES ARDENTES


A serpente de bronze | Blog Comunidade Mãe Imaculada
Números 21,4-9
‘Em seguida, partiram do monte Hor e tomaram o caminho para o mar Vermelho, a fim de contornar a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente e começou a se queixar contra Deus e contra Moisés: “Por que você nos tirou do Egito para morrermos aqui no deserto? Aqui não há o que comer nem o que beber. E detestamos este maná horrível!”. Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram. O povo clamou a Moisés: “Pecamos ao falar contra o Senhor e contra você. Ore para que o Senhor tire as serpentes de nosso meio”. E Moisés orou pelo povo. O Senhor lhe disse: “Faça a réplica de uma serpente venenosa e coloque-a no alto de um poste. Todos que forem mordidos viverão se olharem para ela”. Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou no alto de um poste. Quem era mordido por uma serpente e olhava para a réplica de bronze era curado’. Números 21,4-9
INTRODUÇÃO
No deserto, o povo de Israel murmurou porque faltou pão e água, e muitos desejaram morrer ali ou voltar para o Egito. Por isso Deus enviou serpentes venenosas para picar o povo rebelde, e muitos começaram a morrer com as picadas das serpentes. Depois disso, o povo pediu a Moisés que orasse ao Senhor para que as serpentes fossem afastadas (para que continuassem murmurando).
DESENVOLVIMENTO
Moisés orou, mas o Senhor não afastou as serpentes, pois isso não resolveria o principal problema: o da rebeldia do povo. Ao invés disso o Senhor providenciou uma solução mais eficaz e definitiva, capaz de resolver tanto o problema da rebelião quanto o da morte causada pelo veneno das serpentes.
Deus mandou que Moisés fizesse uma serpente de bronze e a colocasse na ponta de uma vara, para que quando fosse levantada no meio do povo, todos pudessem olhar para a serpente de bronze, a fim de serem curados e salvos da morte.
Na sua caminhada no deserto do mundo, o homem tem se deparado com muitas situações semelhantes à fome e à sede para sua alma. Ele é infeliz e necessitado, e tudo que tem passado é o resultado da sua própria rebeldia contra Deus. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, e é isso que o homem tem encontrado nessa vida, pois o veneno do pecado permeia o seu interior, levando-o à morte. Diante desta situação, muitos têm buscado a Deus pedindo que os livres dos seus problemas e da morte, para continuarem suas vidas de pecados.
Deus, porém, toma providências mais amplas no sentido de resolver os sérios problemas da humanidade, dentre eles o da maldição do pecado. Deus enviou o seu Filho Unigênito, para assumir sobre si a maldição dos nossos pecados e morrer na cruz por nós.
CONCLUSÃO
Quando Jesus foi levantado na cruz, e feito maldição em nosso lugar, Ele estava decretando a nossa vitória contra o veneno (pecado) da serpente (adversário) de uma vez por todas, nos outorgando a vitória eterna contra todos os nossos inimigos.
Quando olhamos para Jesus crucificado, para o seu sacrifício em nosso lugar, lembramo-nos dos nossos pecados e delitos que Ele tomou sobre si, e através do arrependimento e da fé no seu Nome, alcançamos o perdão e o livramento da morte eterna, pois nele toda a justiça (bronze) de Deus foi satisfeita e toda a inimizade derribada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário