Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2020

3 COISAS QUE O PECADO TIRA DO CRENTE


 



Gênesis 38:17-18

Introdução

Os personagens desta historia são Judá e Tamar; Judá cujo o nome significa louvor. E Tamar cujo nome significa à palmeira.


Judá aparece algumas vezes na bíblia com boas referências e atitudes. Foi Judá que convenceu seus a não matarem José quando eles o lançaram na cisterna Gênesis 37:26.


Foi Judá que se colocou como fiador de benjamim quando José sem ser reconhecido pelos seus irmãos queria prendê-lo acusando-o de ter roubado dele Gênesis 44:14-18


Foi Judá que rogou em favor de benjamim pra preservar a vida de seu pai Gênesis 44:20-22. Foi da tribo de Judá que veio Jesus o salvador, ele é conhecido como o leão da tribo de Judá.


Agora, quero falar hoje do terrível pecado cometido por Judá

Judá era o 4° filho de Jacó com sua esposa Leia; ele tinha 3 filhos cujo os nomes era: Er, Onã e Selá. Judá casou seu filho primogênito Er com uma mulher chamada Tamar, Er porém era mau aos olhos de Deus e por isso Deus o feriu e o matou. Como ele não tinha filhos ainda com sua esposa Tamar, Judá ordenou que se cumprisse a lei e Onã se casasse com ela para dar descendência a seu irmão.


Mas Onã sabendo que a descendência não seria dele mais do seu irmão, quando se deitava com sua esposa evitava que ela engravidasse.


Isto desagradou a Deus que feriu a Onã também e o matou; como o 3° filho de Judá Selá ainda era muito jovem ele disse a Tamar que ficasse viúva na casa do pai dela até que Selá tivesse idade para se casar com ela,


Só que o tempo passou e Judá se esqueceu de Tamar.


Foi aí que Tamar preparou um plano pra chamar a atenção do seu sogro que a havia desprezado.


Quando ela ficou sabendo que seu sogro Judá iria passar por aquela região, tirou o seu véu de viúva e se disfarçou como uma prostituta e ficou a beira do caminho.


Quando Judá passou por ali ele não a reconheceu e quis se deitar com ela, ela astutamente perguntou o que ele lhe pagaria para se deitar com ela.


E ele disse que lhe enviaria um cabrito do seu rebanho, mas ela pediu um penhor pelo compromisso ate que ele lhe enviasse o cabrito.


Judá lhe disse: – que penhor lhe darei ? E ela lhe respondeu: – o teu selo, o teu lenço e o cajado que está em tua mão. Gênesis 38:16-18


Judá sem saber que aquela prostituta era sua nora se deitou com ela, e foi se embora deixando nas mãos dela; o selo, o lenço e o cajado.


Depois de alguns dias Judá enviou pelas mãos de 1 amigo o cabrito para pegar de volta o penhor das mãos daquela prostituta, mas não a encontrou e ainda disseram que não havia nenhuma prostituta naquele lugar.


Depois de 3 meses chegou a notícia que Tamar estava grávida: – Tamar sua nora esta grávida, eis que está cheia de adultério Gênesis 38:24. Judá ficou cheio de ira e mandou que tirassem ela pra fora da cidade para ser apedrejada, só que Tamar mandou dizer a seu sogro:


– do homem que peguei este selo, este lenço e este cajado é que estou grávida. Foi ai que Judá caiu em si e reconheceu os seus pecados e erros.


O diabo ainda continha a agir do mesmo modo até os dias de hoje

Ele faz uma camuflagem na tentação para nos enganar, ele não vem com chifres, garfo e rabinho não! Ele vem calçado com sapatos de pelúcia. Após ter-nos enrolado em suas tramas ele quer tirar o nosso penhor ou seja o que temos de maior valor: a nossa salvação.


Mas eu quero hoje falar sobre: 3 coisas que o pecado tira do crente baseado nesta história de Judá e Tamar.

1° O que é pecado?

Pecado é transgressão, desobediência a Deus e a sua palavra, pecado é errar o alvo.


O maior efeito do pecado é tirar a pessoa do lugar; o pecado tirou Adão e Eva do jardim do éden, o pecado tirou Saul do trono de Israel, o pecado tirou Davi do seu palácio. O pecado tira o homem da presença de Deus. O pecado é o abismo que separar o homem de Deus, o pecado impede as orações do crente. Is 59:1-2


Agora existe remédio para o pecado! A bíblia diz: … Onde abundou o pecado superabundou a graça Romanos 5:20


Se andarmos na luz como ele na luz ele está, temos paz com Deus, comunhão uns com os outros e o SANGUE de Jesus Cristo seu filho, nos purifica de todo o pecado 1 Jo 1:7.


Mas, voltando ao assunto o pecado de Judá tirou 3 coisas dele, vejamos quais foram e qual o significado disso para nós hoje.


1° que o pecado tira do crente – O Selo: inviolabilidade


Novo testamento o selo é um dos símbolos do Espírito Santo


O apóstolo Paulo tinha duas ideias em mente quando fala de nós sermos Selados com o Espírito Santo. Uma é segurança, a outra propriedade.


Ser Selado, no sentido de segurança, é ilustrado no Antigo Testamento, quando o rei Dario colocou Daniel na cova dos leões, pôs uma pedra sobre a entrada e a lacrou com seu selo Daniel 6:17 para que Daniel não saísse.


Nos tempos antigos, como por exemplo, no tempo da rainha Ester Es 8:8, os reis também costumavam colocar com um anel sua marca ou selo em cartas e documentos escritos em seu nome. Depois de feito isto, ninguém podia reverter o que estava escrito ou dar ordens em contrário.


Pilatos fez a mesma coisa quando deu ordens aos soldados para guardarem o túmulo de Jesus. Ele disse aos sacerdotes: “Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta “Mateus 27:65-66.


A palavra “selo” usada nesta passagem é a mesma, no grego, usada em passagens que falam do selo do Espírito Santo.


Quando o Espírito Santo nos sela ou põe em nós Sua marca, nós estamos seguros em Cristo de uma maneira muito mais significativa.


Uma das coisas mais fortes que existe na vida cristã e ter a consciência de que o Espírito Santo me selou. E ele selou você também – se você for um crente.


Nada pode tocar em você

“Porque estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor “Romanos 8:38:39. Selo fala de segurança!


Ei! Mas este selo do Espírito significa mais que segurança, Significa também propriedade. Lemos no Antigo Testamento que Jeremias comprou uma propriedade, pagou por ela diante de testemunhas e selou o documento de acordo com a Lei e os costumes Jeremias 32:10. Agora ele era o proprietário.


Somos-nos selados pelo Espírito Santo, ou seja, separados para Deus, colocados à parte, distinguidos com a Sua marca, pois pertencemos a Ele. Você e eu somos propriedade de Deus para Sempre! Efésios 1:13, Efésios 4:30


Agora, quando o crente peca a primeira coisa que ele perde é o selo, a marca de Deus na sua vida; o Espírito Santo.


Me lembrei de Sansão que quando pecou, brincando com Deus e contando seus segredos para a prostituta Dalila, ele não percebeu que o Espírito Santo já havia saído da vida dele Juízes 16:19-2. O Espírito só se retira quando a fé é abandonada; quando a voz do Espírito não mais é ouvida; quando os corações ficam endurecidos a tal ponto que não há mais possibilidade de arrependimento Romanos 8.7-16.


O Espírito Santo não se retira por qualquer pecado. Ele está em nós justamente para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, e nos levar ao arrependimento.


Mas se continuarmos na rebeldia, sem sincero propósito de deixarmos o pecado, já não seremos membros do Corpo de Cristo:


2° que o pecado tira do crente a o Lenço ou cordão: quebrantamento/comunhão

O lenço é um objeto que tem varias utilidades, entre elas usamos o lenço para limpar as lágrimas dos olhos. Neste contexto lenço está falando de quebrantamento e comunhão Ezequiel 9:4, Joel 1:13, , Atos 20:19, Salmos 126:5-6


Em algumas traduções ao invés de lenço diz cordão: Quando falamos de CORDÃO, neste sentido nos referimos a (base/estrutura). Quando Tamar pede para Judá o CORDÃO isto significa no sentido espiritual que quando pecamos


O diabo, além de arrancar o SELO (Espírito Santo) também tira o CORDÃO (Base Bíblica/Doutrinaria) e alegria do Espírito ficamos sem estrutura na Palavra, perdemos a comunhão com Deus.


Não deixe o pecado tirar de você o lenço, mas viva em perfeita comunhão com o seu Deus.


3° coisa que o pecado tira do crente à Cajado: compromisso/ responsabilidade


Quando O povo de Israel foi comer a páscoa antes de sair do Egito eles tinham que comer com o cajado na mão Ex 12:11.


Davi levou a funda, cinco pedras, mas não deixou o seu cajado 1 Samuel 17:40.


Quando Jacó saiu de casa para não ser morto por seu irmão Esaú levou com ele o cajado, e agora, Jacó quando volta no mesmo caminho 20 anos depois ele trás agora o seu velho cajado Gênesis 32:10


A última coisa que Tamar pede para Judá é o CAJADO (Autoridade) o significado para este instrumento no antigo testamento era a autoridade e direção do Espírito Santo.


Quando Deus envia Moisés ao Egito para livrar o seu povo o mesmo faz diversos sinas com o cajado “Ex. 4.3”


Demonstrando assim a autoridade e dependência da direção de Deus.


Tem-se algo que Deus tem dado aos seus servos é o cajado, a autoridade e direção de Deus está nas mãos do verdadeiro crente Lucas 10:19, Marcos 16:17-18.


Quando o crente tem o cajado na mão, ou seja, autoridade de Deus na vida: ele prega e o inferno estremece, ele ora e as enfermidades vão embora, ele abre a boca e algo diferente acontece.


O diabo além de tirar de nós o selo, quer tirar o lenço e o cajado, mas em nome de Jesus ele não vai conseguir!


Conclusão

Cuidado com o que você está colocando em jogo pelo pecado , Judá não deu valor assim como Esaú não valorizou a sua primogenitura a trocando por um prato de Lentilhas.


Judá ficou sem identificação, sem base bíblica, ou seja, sem a palavra de Deus para instruí-lo e sem a autoridade concedida por Deus.


Coloque na balança vale apena perder tudo isto por alguns minutos de prazer na carne?


A escolha é somente sua!
Não deixe o pecado tirar de você: o selo, o lenço e o cajado.


Não deixe o pecado tirar de você: a marca do Espírito santo, a comunhão e o compromisso com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário