Páginas

terça-feira, 3 de outubro de 2017

LÚCIFER - O QUE SIGNIFICA? O QUE A BÍBLIA FALA?



Resultado de imagem para LUCIFER


O que significa Lúcifer? O que a Bíblia fala sobre Lúcifer?

Lúcifer significa a estrela da manhã. Esse nome ficou associado ao diabo por causa da interpretação de algumas passagens do Antigo Testamento, mas a Bíblia não diz que esse é seu nome.

Na Bíblia, Lúcifer não é um nome próprio. Essa palavra surgiu da tradução da Bíblia para latim. Isaías 14,12, no original em hebraico, fala sobre a estrela da manhã. Em latim, a estrela da manhã é chamada de lucifer (“aquele que traz luz”). Em vez de traduzir como “estrela da manhã”, algumas traduções antigas mantiveram a palavra Lúcifer, como se fosse um nome.

Como Lúcifer ficou associado ao diabo?

O nome Lúcifer ficou associado ao diabo por causa de uma interpretação de Isaías 14,12-20, que é uma profecia contra a “estrela da manhã”.

Em Isaías 13 e 14, Deus enviou uma mensagem de condenação à Babilônia, que tinha oprimido o povo de Israel. A Babilônia era um império muito grande e forte, que conquistava todos os seus inimigos. Seus reis, como o famoso Nabucodonosor, eram muito arrogantes e se sentiam invencíveis.

Na passagem sobre Lúcifer, a profecia fala sobre alguém que é a “estrela da manhã”, que se tornou muito arrogante. A estrela da manhã achou que podia se tornar como Deus, roubando Sua glória. Ela achou que tinha todo poder mas seu fim seria a humilhação e a destruição total.

A interpretação mais óbvia é que essa profecia é sobre a queda da Babilônia e de seu rei. Mas também surgiu outra interpretação, que sugere que a estrela da manhã não é apenas o rei da Babilônia. Lúcifer também poderá ser uma referência ao poder espiritual por trás de todos os reis arrogantes que se rebelam contra Deus – o diabo.

Assim, a história da estrela da manhã poderá ser uma metáfora sobre a queda do diabo. Ele se tornou arrogante e se rebelou contra Deus. Por isso, ele foi expulso e um dia será completamente destruído.

Por causa disso, o nome Lúcifer ficou associado ao diabo na tradição popular cristã. Mas a Bíblia não diz em lugar nenhum que Lúcifer é (ou era) um dos nomes do diabo. Apenas significa a estrela da manhã.

A história de Lúcifer é mesmo sobre o diabo?

A Bíblia não diz que a história da estrela da manhã é sobre o diabo. Essa profecia é principalmente uma condenação à Babilônia e a todos os arrogantes que acham que podem ser maiores que Deus. Mas a história tem várias semelhanças com o que a Bíblia fala sobre o diabo em outras passagens:
·         Sua rebelião começou por causa da arrogância – Isaías 14,13-14; 1 Timóteo 3,6
·         Foi condenado por Deus e atirado à terra – Isaías 14,12; Apocalipse 12,9
·         Vai ser castigado no inferno – Isaías 14:15; Apocalipse 20:10

Por isso, mesmo se não é uma referência direta ao diabo, a história de Lúcifer mostra o perigo de cair no mesmo pecado que o diabo.

O que é a estrela da manhã? O que representa?

A estrela da manhã tem vários significados diferentes na Bíblia. De acordo com o contexto, a estrela da manhã pode representar o diabo, Jesus ou a glória dos salvos.

Cientificamente, a estrela da manhã é o planeta Vênus. Antigamente, muitos povos não faziam distinção entre as estrelas, os planetas, os cometas e outros corpos celestes menores que viam no céu. Todas essas coisas eram chamadas de estrelas.

Vênus é uma das estrelas mais brilhantes no céu noturno e é a última estrela a desaparecer de manhã. Por isso, ela ficou conhecida em algumas culturas como a estrela da manhã. Várias culturas têm mitos associados à estrela da manhã.

Na Bíblia, a estrela da manhã é usada para representar algumas coisas diferentes:

O diabo

Na profecia de Isaías 14,12-14, Deus condena a estrela da manhã. Aqui, a estrela da manhã representa uma pessoa que tinha grande poder mas que se tornou arrogante. A “estrela da manhã” se achou superior e tentou roubar a glória de Deus. Por causa disso, Deus condenou essa pessoa ao inferno.

Essa passagem normalmente é interpretada como uma referência à queda de satanás. Ele foi criado por Deus mas se tornou arrogante e se rebelou contra Deus (1 Timóteo 3,6). A passagem também pode ser uma condenação a pessoas que caem no mesmo erro que o diabo e tentam ser superiores a Deus.

Nessa passagem, a estrela da manhã representa a glória que algumas pessoas alcançam. Seu poder brilha como a estrela da manhã, se destacando entre outros do seu gênero. Mas quem tem uma posição importante precisa tomar cuidado para não cair na arrogância. Os que se rebelam contra Deus perderão tudo, tal como a “estrela da manhã” nessa profecia, que caiu do céu.

Jesus

Em Apocalipse 22:16, Jesus diz que ele é a estrela da manhã. Nessa passagem, o significado da estrela da manhã é diferente da profecia de Isaías. Jesus não está dizendo que ele é igual ao diabo.
Toda a glória e todo o poder pertencem a Jesus. Ele se destaca acima de todas as coisas porque ele é Deus. Ninguém é como Jesus. Sua glória ainda brilha quando todos os outros falham.

A estrela da manhã também anuncia o início do dia, o fim da escuridão. De modo semelhante, Jesus veio para trazer o fim da escuridão do pecado em nossas vidas. Ele é nossa esperança, que nos dá a luz de Deus.

A glória dos salvos

Em Apocalipse 2:26-28, Jesus promete dar a estrela da manhã aos seus fiéis. Isso não significa que vamos literalmente receber uma estrela, nem que vamos ocupar a posição do diabo. Significa que vamos partilhar da glória de Jesus.


A autoridade que Jesus dá ao “vencedor” nessa passagem é a autoridade que pertence a ele. Jesus nos torna filhos de Deus, herdeiros junto com Jesus (Romanos 8:17). A glória e o poder pertencem a Jesus mas no fim dos tempos ele nos dará uma parte dessa glória. A estrela da manhã simboliza essa glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário