Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2015

IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CARISMATICA



Semelhanças e Diferenças entre a Igreja Carismática e a Igreja Romana


A Igreja Católica Apostólica Carismática não existe em função de outras Igrejas ou por se comparar com outras Igrejas. A Igreja tem a sua própria existência, independentemente de aquilo que outras organizações eclesiásticas possam ser ou fazer. Ainda assim, dado que Portugal e a grande maioria dos países de língua portuguesa se encontram cultural e religiosamente marcados pela acção da Igreja Católica Apostólica Romana, é habitual que as pessoas pretendam estabelecer comparações e descobrir as diferenças entre as duas Igrejas por forma a poderem fazer a sua avaliação religiosa. Não sendo este exercício absolutamente justo nem exaustivo, seguem abaixo as principais semelhanças e diferenças entre a Igreja Católica Apostólica Carismática e a Igreja Católica Apostólica Romana.


Semelhanças:


A Igreja Católica Apostólica Carismática aceita como norma de fé a Bíblia Sagrada;


A Igreja Católica Apostólica Carismática proclama a Fé enunciada nos Credos (dos Apóstolos, de Niceia e de santo Atanásio);


A Igreja Católica Apostólica Carismática celebra os Sete Sacramentos, com especial ênfase na Eucaristia ou Missa;


A Igreja Católica Apostólica Carismática crê na Comunhão dos Santos;


A Igreja Católica Apostólica Carismática usa paramentos e segue uma Liturgia de Rito Latino;


A Igreja Católica Apostólica Carismática possuiu um governo episcopal e é detentora de Sucessão Apostólica válida por uma via católica romana;


A Igreja Católica Apostólica Carismática faz parte da Igreja una, santa, católica e apostólica de Cristo e é um dos seus ramos tal como outras Igrejas também católicas como a Romana, Ortodoxa, Velho-católica e Anglicana.


A Igreja Católica Apostólica Carismática é ecumênica e dialoga fraternalmente com outras Igrejas cristãs, tanto católicas como não-católicas.


Diferenças:


O Espírito Santo é invocado, sentido e é atuante de forma constante em qualquer reunião ou atividade da Igreja;


As Missas são sempre carismáticas, abertas ao mover do Espírito Santo e à manifestação dos Seus dons ou carismas;


A nossa espiritualidade é essencialmente focada no Espírito Santo e em Cristo;


Em cada Missa ou Eucaristia há sempre uma oração de invocação de cura e imposição de mãos sobre os doentes;


Os sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Carismática podem e são exortados a casar-se;


Os divorciados podem tomar a Comunhão;


Os divorciados, e tendo sido casados religiosamente, podem voltar a celebrar um casamento religioso;


A Igreja Católica Apostólica Carismática tem a sua própria hierarquia e estrutura de governo, independentes da Igreja Romana.


A Igreja Católica Apostólica Carismática vive exclusivamente das contribuições voluntárias dos seus fieis e não recebe qualquer tipo de ajuda ou subvenção do Estado.


A Igreja Católica Apostólica Carismática assume-se como uma legítima alternativa para aqueles que buscam uma Igreja viva e aberta ao mover do Espírito Santo e que não querem abdicar da riqueza da vida espiritual e sacramental católicas. É também um lugar de descoberta para os evangélicos que pretendem radicar-se na Tradição católica e que queiram entroncar-se na Autoridade Apostólica sem perder o amor que têm pelas Sagradas Escrituras da Bíblia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário