JESUS CRISTO - LIÇÃO 16 – A SUPERIORIDADE DE CRISTO.
“Mas agora
alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor
pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.” (Hb 8,6).
Ao declarar que Jesus é o “Reis
dos reis e Senhores dos senhores” – Ap 17,14; 19,16 – o Apocalipse apenas
confirma o que outros textos da escritura já disseram (Dt 10,17; Sl 136,2-3;
Dn 2,47; 1Tm 6,15), isto é, que Deus é infinitamente superior a tudo e a
todos. E sendo Jesus Cristo o Deus – Filho, obviamente esta superioridade se
aplica a Ele. Essas declarações do Apocalipse deveriam ser suficientes para
comprovar a superioridade de Cristo; entretanto, a Bíblia esclarece algumas
áreas em que o nome, a Pessoa e obra de Jesus Cristo ultrapassam o que já foi
ensinado e realizado por qualquer pessoa em qualquer época.
I – A SUPERIORIDADE DO NOME DE JESUS.
De que maneira a pessoa
obtêm um nome importante, ou o chamado renome? De três maneiras:
·
Primeira – algumas pessoas herdam um grande nome, alguém
que pertença a uma família real, por exemplo.
·
Segunda – ter
um grande nome é fazer este nome através de realizações: uma importante
descoberta cientifica, ou feitos notáveis no mundo esportivo.
·
Terceira – é
quando alguém recebe o nome por doação: a pessoa recebe um título honorífico de
alguma importante universidade ou alguma nomeação de algum órgão político
(câmara dos vereadores, congresso nacional, supremo tribunal federal, etc).
O nome de Jesus é
superior por que veio através destes três caminhos. Seus feitos, sua herança e
o fato de Deus – Pai ter-lhe concedido o maior de todos os nomes fazem com que a superioridade do nome de
Jesus Cristo seja inalcançável.
Sabemos que, no
pensamento judaico, o nome da pessoa está ligado ao caráter e a história da pessoa.
O nome de Jesus significa Salvador – Mt 1,21 – sendo retratado nas páginas do Novo Testamento em
contextos diversos que demonstram a razão da sua autoridade e superioridade.
1 – O nome de Jesus profetizado.
A descrição que Isaias
faz do nome de Jesus é incomparável – “Porque um menino nos nasceu, um
filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será:
Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Is 9,6). Seu nome é tão glorioso que não pode ser
resumido em uma só palavra por isto recebe cinco títulos.
a) Maravilhoso
– Ele ultrapassa os limitas da compreensão e
existência humana. É quando você vê algo ou alguém que causa grande admiração,
deslumbramento ou fascínio, e não consegue expressar o que está vendo ou
sentindo, então chama isto de maravilhoso, como sinônimo de “não tenho palavras para expressar o que vejo e sinto”. Assim é o nome de Jesus.
b) Conselheiro
– O próprio Isaias profetizou que sobre Jesus repousaria – “E
repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de
entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento
e de temor do Senhor”. (Is 11,2). Como Rei,
ele tem os conselhos sábios que são necessários para exercer seu ofício real.
c) Deus
Forte – Como judeu, Isaias jamais teria
chamado este menino de Deus se Ele de fato não o fosse. É um dos importantes
textos do Antigo Testamento que comprova a natureza divina de Jesus Cristo, E
por ser “forte”, isto é, Todo Poderoso, Ele protege o seu povo de todos
os inimigos – “dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares,
pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado
nos céus.” (Mt 16,19).
d) Pai
da Eternidade – O sentido e de alguém que “possui
a eternidade” – “e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu
reino não terá fim.” (Lc 1,33). A conclusão é
bem simples: Seu reinado não terá fim, porque ele é eterno.
e) Príncipe
da Paz – A paz na Bíblia não é apenas ausência de guerra ou de angustia. Além
disso, a salvação, bênçãos e felicidade estão presentes. Paulo afirmou que
Jesus Cristo é a nossa paz – “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos
os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua
carne desfez a inimizade.” (Ef 2,14). Ele
mesmo disse – “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou
como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14,27).
2 – O nome de Jesus e a oração.
O apóstolo João foi o
que mais escreveu sobre a oração em nome de Jesus. Em Jo 14,13-14 – “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o
farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em
meu nome, eu a farei.” - E em Jo 16,23-24 – “Naquele dia nada me perguntareis. Em
verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo
concederá em meu nome. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis,
para que o vosso gozo seja completo.” – O próprio Jesus incentivou os discípulos a fazer
seus pedidos ao Pai e seu próprio nome – “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei,
para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo
quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Jo 15,16). É o trabalho de Cristo como Mediador, que “o qual está à direita de Deus, e também
intercede por nós.” (Rm 8,34). Pois agora, na nova aliança, o Pai vê o homem em Cristo e
nada nega ao filho, como o próprio Jesus orou na ressurreição de Lázaro em João
11,41-42 – “Pai, graças te
dou, porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão
que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste.”
3 – O nome de Jesus e a salvação.
Há vários textos
bíblicos que relacionam a salvação diretamente ao nome de Jesus. Eis alguns:
·
“Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS;
porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt
1,21;
·
“...e que em seu nome se pregasse o
arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por
Jerusalém.” (Lc 24,47);
·
“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome
do Senhor será salvo.” (At 2,21);
·
“E em nenhum outro há salvação; porque debaixo
do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” (At 4,12);
·
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será
salvo.” (Rm 10,13).
Sabemos que o nome de
Jesus é o único que recebeu poder da parte de Deus para dar a salvação aos
homens. É por isso que quando olhamos para a cruz só vemos Jesus!
4 – O nome de Jesus e os milagres.
O final do Evangelho de
Marcos se destaca por este texto: – “E estes sinais acompanharão aos que
crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em
serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e
porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. Ora, o Senhor, depois
de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Eles,
pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e
confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.” (Mc 16,17-20). O livro de Atos relata alguns destes
milagres em nome de Jesus:
·
“Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas
o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. E pela fé
em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim,
a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita
saúde.” (3,6.16);
·
“seja conhecido de vós todos, e de todo o povo
de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós
crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este
aqui, são diante de vós, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam
sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus.” (4,10.30);
·
“E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo,
perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo
que saias dela. E na mesma hora saiu.”
(16,18).
5 – O nome de Jesus e os espíritos malignos.
Este assunto foi
claramente explicado por Jesus em Lc 10,17-20 – “Voltaram depois os
setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos
submetem. Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que
vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do
inimigo; e nada vos fará dano algum. Contudo, não vos alegreis porque se vos
submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos
nos céus.”
A Igreja primitiva não
apenas entendeu como também precisou desta autoridade que há no nome de Jesus
conforme At 16,16-18 – “Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de
oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e
que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a
nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos
anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo,
perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo
que saias dela. E na mesma hora saiu.” e em Ef 1,20-21 “que operou em Cristo,
ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus,
muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo
nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.”
6 – O nome de Jesus e o batismo.
Após a pregação de Pedro
no Pentecostes, os ouvintes perguntaram o que deveriam fazer. Eis a resposta do
apóstolo – “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de
Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito
Santo.” (At 2,38). O batismo em nome de Jesus
Cristo é mencionado em outras partes do livro de Atos – 8,16; 10,48;
19,5; 22,16.
Em algumas seitas, o
batismo em nome de Jesus é considerada uma forma mais reduzida do que é
apresentado em Mt 28,19 – “Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo.” – A pessoa que
está sendo batizada em nome de Jesus entra num relacionamento de
lealdade a Jesus como que dizendo: “vou seguir, servir e obedecer a este
Senhor “. Em Atos o batismo está sempre relacionado à fé do Senhor Jesus
Cristo, pois agora Ele está incluído como não estivera no batismo de João (At
8,35-38; 16,31-33; 18,8). De modo que a pessoa
está sendo batizada invoca o nome de Jesus – “Agora por que te demoras?
Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.” (At 22,16) –
assim como o nome é pronunciado sobre ela, significando aquém ela
pertence – “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos
revestistes de Cristo.” (Gl 3,27).
O próprio Jesus Cristo
manda – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
(Mt 28,19). Este é o verdadeiro batismo.
2 – A SUPERIORIDADE DA PESSOA E OBRA DE JESUS.
São muitos os textos bíblicos que
ressaltam a superioridade de Jesus. Não há espaço para comentar todos como
fizemos com o primeiro tópico, mas classificamos na ordem literária do Novo
Testamento para que os principais textos e ênfase sejam mencionados.
1 – Nos Evangelhos.
a)
Jesus é maior
que o templo – Mt 12,6.
b)
Jesus é maior
que Jonas – Mt 12,41.
c)
Jesus é maior
que Salomão – Mt 12,42.
d)
Jesus é o
Senhor do sábado – Lc 6,5.
e)
Jesus tem maior
testemunho do que João Batista – Jo 5,36.
f)
Jesus tem maior
amor do que qualquer outra pessoa – Jo 15,13.
2 – Nas Epístolas Paulinas.
a)
Cabeça sobre todos – Ef 1,20-23.
b)
Exaltado pelo Pai – Fl 2,9-11.
c)
Preexistente, criador e plenamente divino – Cl
1,15-19.
3 – Na Epístola aos Hebreus.
a)
Jesus é maior que os profetas – Hb 1,1-3.
b)
Jesus é maior que os anjos – Hb 1,4.
c)
Jesus é maior que Moisés – Hb 3,3.
d)
A aliança em Cristo é superior – Hb 8,6.
e)
O sacerdócio de Jesus é superior – Hb 9,11-14.
4 – No Apocalipse de João.
a)
O primeiro e o
ultimo – Ap 1,17-18; 22,13.
b)
Autoridade
soberana – Ap 3,7.
c)
Vitorioso – Ap
5,5-6.
d)
Adorado – Ap
5,7-14.
e)
Rei das nações
– Ap 15,3.
f)
Rei dos reis e
Senhor dos senhores – Ap 17,14; 19,16.
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