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sábado, 30 de julho de 2011

MARIA – A MAE DO MEU SENHOR Lc 1,43

INTRODUÇAO

Respeitada, admirada e adorada por muitos em todo o mundo, Maria continua sendo assunto repleto de controvérsias em muitos lugares. Entretanto o propósito aqui não é causar discussões, e, sim, a partir da autoridade bíblica, responder duas simples perguntas: quem foi Maria e qual o seu papel no plano eterno de Deus?

Minha informação sobre Maria se encontra quase inteiramente nos evangelhos de Mateus e Lucas. Em Mateus 1,18-25, o anjo aparece a José; enquanto, em Lucas 1,26-38, o anjo aparece a Maria. Em Lucas 2,5, está escrito que, quando José se casou com Maria, ela estava grávida de Jesus, ou seja, estava gestando o Cristo de Deus.

  1. O QUE A BIBLIA TODA DIZ SOBRE MARIA.

Antes de tudo, você precisa saber que todas as referencias que o Novo Testamento faz a Maria estão a Seguir. Pode 100% seguro. Não há nenhuma menção que a Bíblia faça sobre Maria que não esteja aqui citada. É um simples esboço para lhe oferecer segurança total sobre o assunto.

Os cinco tópicos são os nomes pelos quais nossa personagem é citada nas paginas do Novo testamento.

a)      Maria – Mt 1,16; 1,18; 1,20; 2.11; 13,55; Mc 6,3; Lc 1,27; 1,30; 1,34; 1,38; 1,39; 1,41; 1,56; 2,5; 2,16; 2,19; 2,34; At 1,14.
b)     Mãe de Jesus - Jo 2,1; 2,3; 19,25; At 1,14.
c)      Mãe do Senhor* – Lc 1,43.
d)     Sua Mãe – (alguns mencionam também o nome “Maria”); Mt 1,18; 2,11; 2,13, 2,14; 2,20; 2,21; 12,46; 13,55; Mc 3,31; Lc 2,48; 2,51; 8.19; 11;27-28; Jo 2,12; 19,26.
e)     Mulher – Jo 2,4; 19,26.

*A palavra Senhor aqui significa Deus. Isabel cheia do Espírito Santo diz: “E donde me provém isto, que venha visitar-me a [mãe do meu Senhor]?” Lc 1,43. Mudando a palavra Senhor para Deus lemos: “E donde me provém isto, que venha visitar-me a [mãe do meu Deus]?” Lc 1,43. Aqui nos deixa bem claro que Isabel estava cheia do Espírito Santo e o próprio Espírito Santo falou através de Isabel que Maria é a mãe do Deus filho aqui na terra.

  1. O MAGNIFICAT – Lc 1,46-56

O nome se deve ao fato de que na Vulgata (versão latina da Bíblia) esse poema começa pela palavra magnificat. A frase completa é magnificat anima mea Domiminum – “minha alma magnífica ao Senhor”.

As palavras deste cântico revelam a pequenez humana em face da intervenção divina. Ao declarar que Deus é o Salvador dela (Lc 1,47), Maria está reconhecendo que é uma serva como outra pessoa. O esboço proposto a seguir nos ajuda a ter uma idéia geral do conteúdo do poema de adoração.
a)      Alegria e gratidão ao Senhor (Lc 1,46-49);
b)      A misericórdia e a soberania do Senhor (Lc 1,50-51);
c)      O amor especial do Senhor pelos humildes no mundo (Lc 1,52-53);
d)      A aliança e a misericórdia do Senhor para com Israel (Lc 54-55).

  1. FATOS REVELADORES.

a)      Jô 2,3-4 – “E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.” Temos dois fatos importantes nesse texto bíblico.
·         Jesus não chama Maria de “mãe”, mas sim de “mulher” (no grego gyne, de ginecologia);
·         “O que tenho eu contigo?”. Esse não é um tratamento áspero. Parece que Jesus reclama a Sua emancipação do lar (cf. Lc 3,23), pois agora, ele “não tem onde reclinar a cabeça” (lc 9,58); e a sua comida “consiste em fazer a vontade daquele que me enviou” (Lc 4,34). Leia o comentário de uma autoridade em exegese do Novo Testamento.

“Quando o Senhor disse “mulher”, não se expressou rudemente. Pelo contrario, foi um ato de carinho de sua parte ao usar esta palavra para fazer Maria ver que já não devia continuar pensando Nele como se fora unicamente seu filho; pois quanto mais o tivesse como filho, mais sofreria quando Ele sofresse. Maria deveria se empenhar a olhar para Jesus como seu Senhor, e não como seu filho” (El Evangelio Según San Juan, pg. 123).

b)     Jo 19,25-27 – O mesmo acontece em Jo 19,25-27, em que novamente Jesus chama de Maria de “mulher” e não de mãe.

c)      At 1,12-14 – Finalmente temos em At 1,12-14 a ultima referencia à Maria no Novo Testamento. Ela estava entre os discípulos, aguardando o derramamento do Espírito Santo.

  1. MARIA E A IGREJA

a)      Maria era uma pobre e humilde mulher que vivia em Nazaré da Galileia, noiva de um carpinteiro. (Mt 1,18).
b)      Maria, como ser humano e mãe, é uma testemunha da verdadeira humanidade de Jesus, mas também da verdadeira divindade de Jesus (Filho do Homem – Filho de Deus- Lc 1,35).
c)      Maria deve ser reconhecida como bem-aventurada de Deus (Lc 1,,48) e um exemplo de obediência e fé a serem seguidos (Lc 1,38).
d)      Maria foi uma vida que Deus usou para cumprir a Sua promessa de enviar o Salvador do mundo (Lc 1,30-31)
e)      Maria foi uma mulher que creu nas palavras do Senhor Jesus Cristo (Lc 2,19.51; At 1,4.14)
f)        Maria é um exemplo de mulher humilde – e de mulher exaltada (Lc 1,48).
g)      Maria á mãe de Deus (Lc 1,43).
h)      Maria mãe da Igreja (Jo 19,27).
i)        Foi prevista no Antigo testamento (Gn 3,15)
j)        Maria é mediadora ou intercessora (Jo 2, 1-11).
k)      Maria permaneceu Virgem (A Bíblia não fala filhos de Maria e sim irmãos* de Jesus).
l)        Maria foi elevada ao céu (Ap 12,1-2).
m)   Impecabilidade de Maria,

*A palavra irmão pode ser:
·         Filhos do mesmo pai com a mesma mulher,
·         Filhos do mesmo pai com mulheres diferentes (vice-versa).

A Bíblia esta cheia desses exemplos: Abraão teve filhos com três mulheres; Jacó também teve vários filhos com mulheres diferentes, etc.

A Bíblia fala muito pouco de José. Fica difícil afirmar qual era a idade certa de José quando se casou com Maria, qual era a idade dele quando morreu. Biblicamente falando não podemos afirmar nada sobre ele.

Conforme a tradição José casou, já velho e viúvo, com Maria. Ele tinha seis filhos - Quatro homens e duas mulheres (Tiago, José, Judas e Simão - Mc 6,3).

CONCLUSÃO

Se você tiver interessado em estudar mais sobre este assunto, recomendo o livro O Papado e o Dogma de Maria, Hernandes Dias Lopes, São Paulo – Editora Hagnos – http://www.hagnos.com.br/.

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