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sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Os Nefilins na Bíblia: Anjos Caídos ou Gigantes?

O principal versículo da Bíblia em que Nefilins aparece é Gênesis 6:4.  

“Quando os seres humanos começaram a crescer em número sobre a terra e filhas nasceram deles, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas e se casaram com qualquer uma delas que escolheram. Então o Senhor disse: Meu Espírito não contendais com os homens para sempre, porque são mortais; os seus dias serão cento e vinte anos. Os Nefilim estavam na terra naqueles dias – e também depois – quando os filhos de Deus foram para as filhas dos humanos e tiveram filhos com elas. Eles eram os heróis da antiguidade, homens de renome.” (Gênesis 6:1-4)

Alguns defendem que os Nefilim fossem, em parte, anjos caídos e gigantes. De acordo com Gênesis 6, os Nefilim eram os filhos das relações entre os filhos de Deus e as filhas dos homens.

Estudiosos cristãos acreditam que os “filhos de Deus” eram anjos caídos (demônios) que se uniram às mulheres humanas. Eles teriam se reproduzido com elas ou possuído homens humanos, que então geraram filhos com mulheres.

Como os Nefilins tinham herança angelical parcial, eles eram “homens poderosos da antiguidade, os homens de renome”.

Por que os anjos caídos se reproduzem com os humanos? Quanto a um motivo claro, é que os anjos caídos, ou demônios, estavam tentando distorcer a linhagem humana para impedir a chegada do Messias.

Deus havia assegurado à humanidade que o Messias um dia “esmagaria a cabeça” de Satanás (Gênesis 3:15). Os filhos caídos de Deus em Gênesis 6 talvez estivessem procurando impedir isso e tornar impossível o nascimento de uma “semente da mulher” inocente.

 

Nefilim na Teologia

De acordo com a doutrina hebraica como o Livro de Enoque, os Nefilim eram uma raça de gigantes e super-humanos que realizavam atos de maldade excepcional. Seu grande tamanho e poder provavelmente vieram da fusão do “DNA” angelical (caído) com a eugenia humana. Na verdade, existem apenas duas referências explícitas aos Nefilim no texto bíblico.

 

Primeiro em Gênesis 6:4, “Os nefilins estavam na terra naqueles dias – e também depois – quando os filhos de Deus foram para as filhas dos humanos e tiveram filhos com elas. Eles eram os heróis da antiguidade, homens de renome.”

E segundo em Números 13:33, “Vimos os Nefilim lá (os descendentes de Anak vêm dos Nefilim). Parecíamos gafanhotos aos nossos próprios olhos, e parecíamos o mesmo para eles.”

 

Os Nefilins e o Grande Dilúvio

Estudiosos cristãos acreditam que os Nefilim causaram o dilúvio na época de Noé.

Eles argumentam que os Nefilins, seres gigantes e violentos, corromperam a terra e provocaram a ira de Deus.

Imediatamente após a referência de Nefilim, Gênesis 6:5-7 declara: “O Senhor viu quão grande a maldade do homem se tornou na terra, e que toda inclinação dos pensamentos de seu coração era apenas má o tempo todo. O Senhor se entristeceu por ter feito o homem na terra, e seu coração se encheu de dor. “Então o Senhor disse: Eu exterminarei da face da terra os homens que criei, os homens e os animais, e os animais que se movem sobre a terra, e as aves do céu; pois estou triste por tê-los feito”.

Deus então inundou toda a terra, matando tudo e todos, exceto Noé, sua família e os animais da arca. Todo o resto morreu, até mesmo os Nefilim.

 

Os Nefilins estavam na Terra de Canaã?

Embora o grande dilúvio em Gênesis tenha matado os Nefilim daquela época, teoriza-se que os demônios continuaram a procriar com os humanos em algum momento após o dilúvio também. Depois que os hebreus exploraram a terra de Canaã, eles disseram a Moisés: “Vimos os Nefilim lá (os descendentes de Anak vêm dos Nefilim). Parecíamos gafanhotos aos nossos próprios olhos, e parecíamos iguais para eles”.

Esta citação das escrituras não menciona que os Nefilim estavam realmente lá, apenas que os antecessores acreditavam ter visto os Nefilim.

É possível que eles simplesmente observassem pessoas anormalmente grandes em Canaã e, com medo, pensassem que fossem os Nefilim. De qualquer forma, os israelitas derrotaram esses “gigantes” através da conquista de Canaã (Josué 11:21-22).

 

Os Nefilins poderiam retornar?

Pensando nessa hipótese de que eles eram anjos caídos, não. Judas 1:6 nos informa: “Os anjos que não guardaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria casa, ele os guardou nas trevas, presos com cadeias eternas para julgamento no grande Dia”.

Presume-se que os anjos caídos que procriaram com fêmeas humanas são os que estão “presos com correntes eternas”, tornando o retorno dos Nefilim felizmente improvável.

 

O que a Bíblia diz sobre Nefilim?

A Bíblia se refere ao casamento entre os “filhos de Deus” e as “filhas dos homens”, e logo depois, referências que outra dinâmica antediluviana (antes do dilúvio) era a presença dos Nefilim.

Os “filhos de Deus” não eram anjos caídos. Casar com mulheres humanas violaria a ordem criada por Deus. Além disso, é altamente duvidoso que um demônio (que é o que um anjo caído seria) fosse chamado de “filho de Deus”.

Eles também não seriam anjos justos, pois não estariam pecando contra Deus dessa maneira. Jesus resolveu a questão, de qualquer maneira, quando ensinou que os anjos não se casam nem são dados em casamento.

A maioria interpreta “filhos de Deus” como homens piedosos e “filhas dos homens” como mulheres pecadoras da linhagem de Caim. Note que elas não são chamadas de “filhas de Deus”.

Você também pode ler os “filhos de Deus” como figuras reais, que os reis sendo chamados naqueles dias, que se apresentavam como divindades. A chave é que aqui os homens estavam cruzando as fronteiras conjugais de Deus.

 

Então, quem eram os Nefilim?

A Bíblia observa que eles eram os “heróis da antiguidade, homens de renome”. Além da referência na história de Noé em Gênesis 6, eles também aparecem em Números 13 como o povo de grande porte que Calebe e Josué e os outros espias encontraram quando exploraram a Terra Prometida.

No entanto, a menção de seu tamanho foi claramente um exagero por parte dos espiões que queriam argumentar contra o relatório positivo oferecido por Calebe e Josué. Então aqui estavam simplesmente homens poderosos de riqueza, força ou valor.

A palavra hebraica significa literalmente “os caídos” indicando que aos olhos de outros homens eles eram heróis e príncipes, mas aos olhos de Deus eles eram aqueles que escolheram uma vida de pecado.

 

Então, de onde se originou a ideia de que os Nefilim serem anjos caídos, ou descendentes de anjos caídos e humanos? 

A escrita pseudoepigráfica e não canônica conhecida como I Enoque (6:1-7:6). O historiador judeu Josefo promoveu essa lenda (Antiguidades 1.3.1).

Além disso, uma tradução grega do Antigo Testamento no século 3 traduziu erroneamente “filhos de Deus” como “anjos de Deus”. E enquanto “filhos de Deus” pode se referir a “anjos de Deus” em outros contextos (por exemplo, Jó 1:6, 2:1 e 38:7), claramente não se encaixa aqui.

sábado, 2 de novembro de 2024

O que causou a extinção dos dinossauros?

A extinção dos dinossauros é um enigma que tem cativado os cientistas há mais de um século. Encontramos os restos fossilizados de répteis gigantes por toda a terra, mas não vemos nenhuma dessas criaturas vivas hoje. O que aconteceu com todos eles?


O paradigma convencional diz que desapareceram misteriosamente em torno de 65 milhões de anos atrás. Uma variedade de explicações tem tentado explicar o motivo. As duas hipóteses mais populares são a Hipótese do Evento de Impacto e a Hipótese do Vulcanismo Maciço. A primeira propõe que um ou mais asteroides atingiu a Terra, causando um "inverno nuclear" que dizimou os dinossauros. A segunda culpa o intenso vulcanismo pelo seu desaparecimento. Ambos fazem nota da alta concentração de irídio (Ir) encontrado enterrado nos sedimentos que separam o Período Cretáceo-Paleógeno (conhecido como fronteira K-Pg; anteriormente conhecido como o limite K-T), o qual, de acordo com o paradigma convencional, foi o período da história da Terra durante o qual os dinossauros foram extintos.


Ambas as hipóteses levam algumas das provas em conta e ignoram outras. Por exemplo, se qualquer uma das hipóteses estiver correta e existir uma lacuna de 60 + milhões de anos entre o homem e o dinossauro, então como é que vamos explicar petróglifos e outras formas de arte antigas que retratam os seres humanos interagindo com esses dinossauros conhecidos como tricerátopos, estegossauros, tiranossauros e saurópodes (em alguns casos domesticando e montando-os)? Além disso, pegadas de dinossauros fossilizados foram encontradas nas mesmas camadas de rocha que pegadas humanas. Como vamos explicar isso no âmbito da perspectiva convencional? E por que é que as antigas culturas de todos os continentes habitados no planeta registram interações com répteis gigantes? Estas criaturas são comumente conhecidas por nós hoje como "dragões" e foram relegadas coletivamente à mitologia.


Mas devemos nos perguntar: como é que tantas culturas isoladas de todo o mundo chegaram a compartilhar a mesma mitologia tão universalmente? Poderia haver uma verdade histórica no núcleo dessas lendas? Será que os répteis gigantes que encontramos enterrados na terra têm algo a ver com os répteis gigantes sobre os quais nossos antepassados falavam apenas séculos atrás? Acreditamos que este seja o caso. A preponderância de evidências sugere que a perspectiva convencional é fundamentalmente falha. A humanidade parece ter amnésia coletiva sobre este assunto, e temos efetivamente constituído um paradigma "científico" para nos manter no escuro.


Como, então, podemos explicar a extinção dos dinossauros? Da mesma forma que explicamos a extinção das outras cerca de 20.000 a 2 milhões de espécies que os cientistas acreditam podem ter sido extintas apenas no século passado - uma combinação de mudanças climáticas e a proliferação da espécie humana. A mudança climática pode ser muito destrutiva para os ecossistemas em geral, e temos a tendência de matar ou expulsar toda competição importante. É por isso que não encontramos muitos outros predadores - leões, tigres, ursos, etc. - em nossos bairros e cidades, ou até mesmo nas nossas comunidades rurais. Estamos no topo da cadeia alimentar por uma razão.



Nos filmes de Hollywood como Jurassic Park, vemos criaturas como Tyrannosaurus rex e velociraptors nos caçando e comendo vivos. E, sem dúvida, se os seres humanos e dinossauros coexistiram, algo assim certamente aconteceu. Mas, na maior parte, o oposto era verdade. Nós os caçamos para cozinhá-los para o jantar. Em muitas das lendas e grande parte da obra de arte antiga, isso é exatamente o que encontramos - humanos caçando os répteis gigantes e matando-os. Foi mais fácil para os leões, tigres e ursos do que para os dinossauros (por isso os dinossauros não existem mais). Isso é porque nossos antepassados pareciam particularmente fixados em "matar o dragão!"



Então, o que aconteceu com os dinossauros? Aparentemente, os que sobreviveram à mudança climática global foram comidos por nós. Alguns talvez existam hoje em áreas remotas do mundo que ainda não estão sob o nosso domínio completo, e há centenas desses avistamentos a cada ano - especialmente por parte de grupos indígenas e de pessoas primitivas em áreas remotas que falam aos cientistas ocidentais incrédulos (os quais, naturalmente, não acreditam nos nativos por causa de suas pressuposições supostamente "científicas"). Em nossa opinião, esta incredulidade é errada. A ciência deve envolver a investigação imparcial das provas sem preconceitos, não um esforço humano arbitrário para sustentar histórias teóricas falhas da terra.

Havia dinossauros na arca de Noé?

Esta pergunta pressupõe uma Terra jovem na qual os dinossauros e a humanidade coexistiram e na qual também houve um dilúvio global no tempo de Noé. Nem todos os cristãos defendem ambos, ou sequer um, desses pontos de vista. Portanto, esta não é uma questão relevante para todos os cristãos. No entanto, acreditamos que, se a Bíblia for interpretada literalmente, isso leva ao criacionismo da Terra jovem e à crença de que o dilúvio no tempo de Noé foi realmente global. Então, com isso em mente, sim, acreditamos que havia dinossauros na arca. Eles não teriam sido chamados de "dinossauros" porque esse termo não existiu até cerca de 1841. Aqui estão algumas razões pelas quais pensamos que os dinossauros estavam na arca de Noé:


Sabemos que “em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há” (Êxodo 20:11). Tomando esses dias como períodos literais de vinte e quatro horas, os dinossauros teriam sido criados no sexto dia com o resto dos animais terrestres (Gênesis 1:24-25). O homem foi criado no mesmo dia (versículos 26–27). Não há nada na Bíblia que sugira uma separação de milhões de anos entre o tempo dos dinossauros e a existência da humanidade. As descrições do gigante e do leviatã em Jó 40-41 dão credibilidade à ideia de que homens e dinossauros caminharam juntos pela Terra.


Também defendendo a possibilidade de que os dinossauros e o homem viveram lado a lado - e, portanto, estavam na arca de Noé - são representações antigas de animais semelhantes a dinossauros em desenhos rupestres. Várias civilizações antigas na Europa, América do Sul e América do Norte deixaram para trás petróglifos do que parecem ser dinossauros. Também vemos criaturas semelhantes a dinossauros retratadas na arquitetura em castelos na Europa e pirâmides na América do Sul. Lemos relatos de interação humana com “dragões”, com histórias vindas da Europa, China e Oriente Médio. Seria estranho que todas essas civilizações diferentes retratassem coisas que ninguém jamais viu, especialmente porque as representações se assemelham muito aos restos fósseis que encontramos agora.


O relato de Noé e da arca é encontrado em Gênesis 6-7. Deus diz a Noé que ele deve levar representantes de todas as criaturas vivas a bordo: “E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida” (Gênesis 6:19-20). Se os dinossauros estavam na terra naquela época, então Noé os levou na arca.


Uma objeção comum à ideia de que havia dinossauros na arca – além da visão de que humanos e dinossauros nunca existiram ao mesmo tempo – é que os dinossauros eram grandes demais para a arca. A noção de que todos os dinossauros tinham três andares de altura, de temperamento feroz e inclinados a comer tudo à vista persiste na mente de muitos. O fato é que o tamanho médio dos dinossauros adultos era comparável ao de um cavalo.


Entretanto, a maioria dos dinossauros na arca de Noé teria sido ainda menor que um cavalo. Para iniciar uma nova população de animais, Noé não teria começado com animais velhos que já haviam passado do seu apogeu. Ele teria começado com os animais mais jovens (e, portanto, menores) de cada espécie. Aquele enorme esqueleto de apatossauro que vemos no museu pode ter sido de um animal com várias centenas de anos. Um dinossauro de tal tamanho e idade não seria um candidato adequado a reprodutor na arca de Noé. Noé naturalmente teria levado apatossauros juvenis a bordo da arca. Mesmo que os dinossauros que Noé levou a bordo tivessem um ano de idade, a maioria seria menor do que um porco adulto. Isso significaria que havia muito espaço para eles (e para sua comida) na arca.


Como a Bíblia não declara claramente que o que chamamos de dinossauros estavam na arca, deixamos aberta a possibilidade de que não estivessem. Entretanto, dada uma interpretação da Terra jovem dos primeiros capítulos de Gênesis, não temos motivos para rejeitar a ideia de que Noé trouxe dinossauros para a arca.

O que diz a Bíblia a respeito dos dinossauros? Encontramos dinossauros na Bíblia?

O tema dos dinossauros na Bíblia é parte de um debate que se desenvolve dentro da comunidade cristã a respeito da idade da terra, da interpretação correta do Gênesis e de como interpretar as evidências físicas que nos cercam. Aqueles que acreditam em uma idade mais antiga para a terra tendem a concordar que a Bíblia não menciona os dinossauros, pois, de acordo com seu paradigma, os dinossauros desapareceram milhões de anos antes que o primeiro homem andasse sobre a terra. Os homens que escreveram a Bíblia não poderiam ter visto dinossauros ainda vivos.



Aqueles que creem que a terra é mais jovem tendem a acreditar que a Bíblia menciona os dinossauros, apesar de jamais haver usado a palavra “dinossauro”. Ao invés, usa a palavra tanniyn, vinda do Hebraico. Tanniyn é traduzida de algumas poucas maneiras diferentes nas Bíblias de língua inglesa; às vezes como “monstro do mar”, às vezes como “serpente”. É mais comumente traduzida como “dragão”. Tanniyn parece ter sido algum tipo de réptil gigante. Estas criaturas são mencionadas quase trinta vezes no Antigo Testamento e são encontradas tanto em terra quanto no mar.


Além de mencionar estes répteis gigantes quase trinta vezes no Antigo Testamento, a Bíblia descreve algumas criaturas de tal modo que alguns estudiosos acreditam que os escritores poderiam estar descrevendo dinossauros. Behemoth é descrita como a mais poderosa de todas as criaturas de Deus, um gigante cuja cauda é comparada à árvore de cedro (Jó 40:15 em diante). Alguns estudiosos tentaram identificar Behemoth como um elefante ou hipopótamo. Outros dizem que tanto elefantes quanto hipopótamos têm caudas muito finas, nada que se possa comparar ao cedro. Os dinossauros como o Braquiossauro e o Diplodocus, por outro lado, tinham caudas enormes que poderiam facilmente ser comparadas à árvore do cedro.


Quase toda a civilização antiga tem algum tipo de arte descrevendo criaturas répteis gigantes. Desenhos ou entalhes sobre rocha, artefatos e até pequenas estátuas de barro descobertas na América do Norte se parecem com representações modernas de dinossauros. Entalhes em rochas na América do Sul representam homens montando criaturas parecidas com o Diplodocus e, assombrosamente, assemelham-se com imagens familiares como o Triceratops, Pterodáctilo e Tiranossauro Rex. Os Mosaicos romanos, a cerâmica maia e muros da cidade babilônica são testemunhos dessa fascinação cultural e geograficamente sem fronteiras do homem com essas criaturas. Sérias narrativas como as de Il Milione de Marco Polo se mesclam com fantásticos contos de bestas que acumulam tesouros. Narrações atuais de observações sobrevivem, apesar de serem tratadas com espantoso ceticismo.



Além do volume substancial de evidências antropológicas e históricas a favor da coexistência de dinossauros e homens, há outras evidências físicas, como as pegadas fossilizadas de humanos e dinossauros, descobertas juntas em lugares da América do Norte e oeste da Ásia central.



Para finalizar, encontramos dinossauros na Bíblia

 

Este assunto está longe de ser resolvido. Depende de como se interpreta as evidências disponíveis e de como se vê o mundo ao redor. Eu, particularmente, acredito na interpretação da terra jovem e aceito que os dinossauros e homens coexistiram. Cremos que os dinossauros desapareceram algum tempo depois do Dilúvio devido à combinação de dramáticas mudanças ambientais e por terem sido incessantemente caçados pelo homem, até a completa extinção.

O que a Bíblia diz sobre homens das cavernas, homens pré-históricos, neandertais?

A Bíblia não usa o termo homem das cavernas ou neandertais. Então, segundo a Bíblia não existe o homem “pré-histórico”, nesse sentido. A Bíblia não dá nenhuma indicação de que Adão e Eva evoluíram acidentalmente de formas de vida inferiores. Tampouco dá qualquer indicação explícita de que havia seres semelhantes aos humanos antes do homem.


Sendo assim, a Bíblia descreve um período de turbulência traumática sobre a terra - o dilúvio (Gênesis 6–9), durante o qual a civilização foi totalmente destruída, exceto por oito pessoas. A humanidade foi forçada a recomeçar. É neste contexto histórico que alguns estudiosos acreditam que os homens viveram em cavernas e fizeram uso de ferramentas de pedra. Esses homens não eram primitivos; eram simplesmente indigentes. E certamente não eram meio macacos. A evidência fóssil é bastante clara: os homens das cavernas eram homens humanos que viviam em cavernas.


Restos fossilizados de macacos ocasionalmente têm sido interpretados como uma transição entre macacos e homens. A maioria das pessoas pensa nessas interpretações quando imagina homens das cavernas. Imaginam criaturas meio-homens meio-macacos peludas e agachadas em uma caverna perto de uma fogueira, desenhando nas paredes com suas ferramentas de pedra recém-desenvolvidas. Este é um equívoco comum. E, no que diz respeito à paleoantropologia darwiniana, devemos ter em mente que essas interpretações refletem uma cosmovisão peculiar e não são o resultado da evidência. De fato, não só há grande oposição a essas interpretações dentro da comunidade acadêmica, uma vez que os próprios darwinistas não concordam inteiramente entre si nos detalhes.


Infelizmente, a opinião dominante popular promove essa ideia de que o homem e o macaco evoluíram do mesmo ancestral, mas essa certamente não é a única interpretação plausível das evidências disponíveis. Na verdade, não há nenhuma evidência em favor desta interpretação particular.


Quando Deus criou Adão e Eva, eles eram seres humanos totalmente desenvolvidos, capazes de comunicação, sociedade e desenvolvimento (Gênesis 2:19–25; 3:1–20; 4:1–12). É quase divertido considerar até que ponto os cientistas evolucionistas vão para “provar” a existência de homens das cavernas pré-históricos. Eles encontram um dente disforme em uma caverna e a partir disso criam um ser humano disforme que vivia em uma caverna, curvado como um macaco. Não há como a ciência provar a existência de homens das cavernas por meio de um fóssil. Os cientistas evolucionistas simplesmente têm uma teoria e então forçam a evidência a se adequar a essa teoria. Adão e Eva foram os primeiros seres humanos criados e já eram totalmente formados, inteligentes e erguidos.

Quem é o Maligno (1 João 5:19)?

Na primeira carta do apóstolo João, ele fala sobre vários personagens. É claro que ele fala sobre Deus e sobre os crentes - especialmente referindo-se a eles como irmãos, filhinhos, crianças, jovens e pais. Mas João também menciona repetidamente o maligno ou o iníquo (1 João 5:19).



João explica que os jovens para os quais ele estava escrevendo venceram o maligno (1 João 2:13-14). João observa que Caim era "do maligno" ou do iníquo (1 João 3:12). João incentiva seus leitores explicando que aqueles que nasceram de Deus não são tocados pelo maligno (1 João 5:18) e os lembra de que este mundo está "no" maligno, ou seja, o mundo está no poder do maligno ou sob seu controle (1 João 5:19). Ainda assim, com todas essas advertências, João não identifica diretamente o maligno em sua primeira carta. Ele escreve como se seus leitores já estivessem familiarizados com a identidade desse iníquo.



No Evangelho de João, João registrou uma oração de Jesus na qual Ele pede ao Pai que proteja Seus discípulos do maligno, ou iníquo (João 17:15). Mateus também registrou Jesus explicando que o iníquo arrebata a palavra do reino (Mateus 13:19) e que aqueles que sufocam o crescimento dos filhos do reino são os filhos do iníquo (Mateus 13:38). Paulo acrescenta que o maligno ataca os crentes com flechas flamejantes (Efésios 6:16), que o Senhor fortalecerá e protegerá Seus crentes do maligno (2 Tessalonicenses 3:3) e que as flechas flamejantes do maligno podem ser extintas pelo escudo da fé (Efésios 6:16).



Embora possa ser curioso que, nesses contextos, o iníquo não seja nomeado diretamente, parece claro que se trata, de fato, de Satanás. Observe a descrição de Paulo de que os crentes foram resgatados do domínio das trevas e transferidos para o reino de Cristo (Colossenses 1:13). Por causa dessa transferência, os crentes devem se concentrar não nas coisas da Terra, mas nas coisas do alto, onde Cristo está (Colossenses 3:1-4). Este mundo ainda faz parte do domínio das trevas e é governado por um príncipe (Efésios 2:2) que é inimigo dos crentes. Na defesa do evangelho feita por Paulo perante o rei Agripa, ele relatou sua conversão, dizendo que Jesus havia enviado Paulo a judeus e gentios "para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus" (Atos 26:18). Além disso, em Apocalipse 12:11, João registra novamente que "os irmãos" venceram o acusador - especificamente identificado como Satanás (Apocalipse 12:9). Isso corresponde a 1 João 2:13-14, que diz que os crentes venceram o maligno. Aquele que crê em Jesus vence o mundo (1 João 5:4-5), porque Jesus venceu (Apocalipse 5:5). Com base nesses contrastes entre luz e trevas, entre o reino de Deus e o domínio de Satanás, e com base na vitória de Jesus e na vitória dos crentes sobre Satanás, é evidente que o maligno é um outro título para Satanás.

Somos todos filhos de Deus, ou apenas os Cristãos?

Bíblia é bem clara que todas as pessoas são criação de Deus (Colossenses 1:16), mas que apenas aqueles nascidos de novo são filhos de Deus (João 1:12; João 11:52; Romanos 8:16; 1 João 3:1-10).

 

As Escrituras nunca chamam os que não são salvos de filhos de Deus. Efésios 2:3 nos diz o seguinte sobre nossas vidas antes de sermos salvos: “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” Ao invés de nascermos como filhos de Deus, nascemos em pecado, o qual nos separa de Deus e nos alinha com Satanás como inimigos de Deus (Tiago 4:4; 1 João 3:8). Jesus disse: “Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou” (João 8:42). Alguns versículos depois, em João 8:44, Jesus disse ao fariseus: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos.” O fato de que aqueles que não são salvos não são filhos de Deus também é visto em 1 João 3:10: “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.”

 

Tornamo-nos filhos de Deus quando somos salvos porque somos adotados à família de Deus através do relacionamento com Jesus Cristo (Gálatas 4:5-6; Efésios 1:5). Podemos ver isso claramente em versículos como Romanos 8:14-17: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, {Aba; no original, Pai} Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Aqueles que são salvos são “filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus” (Gálatas 3:26) porque Deus “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:5).

Uma vez salvo, sempre salvo?

Uma vez que a pessoa é salva, está salva para sempre? 

 

Quando as pessoas conhecem a Cristo como seu Salvador, são trazidas a um relacionamento com Deus que garante que sua salvação seja eternamente assegurada. Inúmeras passagens da Escritura declaram tal fato. 

 

(a) Romanos 8:30 diz: “E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Este verso nos diz que a partir do momento que Deus nos escolhe, é como se fôssemos glorificados na Sua presença no céu. Não há nada que possa impedir um crente de um dia ser glorificado porque Deus já assim determinou no céu. Uma vez justificado, a salvação é garantida – a pessoa está garantida, como se ela já estivesse glorificada no céu.



(b) Paulo faz duas perguntas cruciais em Romanos 8:33-34: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Quem tentará acusar o escolhido de Deus? Ninguém, porque Cristo é nosso defensor. Quem nos condenará? Ninguém, porque Cristo, O que morreu por nós, é O que condena. Temos como Salvador aquele que é defensor e juiz.



(c) Os crentes nasceram de novo (foram regenerados) no momento em que creram (João 3:3; Tito 3:5). Para que um cristão perdesse a salvação, teria que ser não-regenerado. A Bíblia não nos dá evidências de que o novo nascimento possa ser revertido. 

 

(d) O Espírito Santo habita em todos os crentes (João 14:17; Romanos 8:9) e batiza todos os crentes no Corpo de Cristo (I Coríntios 12:13). Para que um crente perdesse a salvação, teria que ser “não habitado” e desconectado do Corpo de Cristo.



(e) João 3:15 afirma que todo aquele que crer em Jesus Cristo “terá a vida eterna”. Se você crê em Cristo hoje e tem vida eterna, mas a perder amanhã, então esta jamais foi “eterna”. Então, nesse caso, se você perdesse a salvação, as promessas de vida eterna na Bíblia seriam falsas. 

 

(f) Como prova definitiva, creio que a Escritura explica melhor por si só: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39). Lembre-se que o mesmo Deus que salvou você é o mesmo Deus que o manterá salvo. Uma vez salvos, sempre salvos. Nossa salvação, definitivamente, está garantida para sempre.

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Eu sou um eleito de Deus

A eleição é uma doutrina bíblica. Ela não foi revelada para ser discutida, questionada e negada pelos homens. 

Pelo contrário, ela nos foi dada para conforto, encorajamento, segurança e motivação espiritual. Infelizmente, algumas pessoas a rejeitam, chamando-a de *“doutrina injusta”* ou *“doutrina do diabo”*. 

Paulo diz: Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória (*”Portanto, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna”*. - 2Tm 2.10).

 

PRIMEIRO, QUEM SÃO OS ELEITOS?

Paulo diz: Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos. 

Mas, quem são esses eleitos? 

Os eleitos são aquelas pessoas escolhidas por Deus, nas quais serão cumpridos os propósitos divinos. 

O eleito é um predestinado para um fim antecipadamente determinado por Deus. 

Trata-se de uma doutrina ensinada por Jesus (Mt 22.14; 24.22; Jo 6.39; 10.11,14,28; 15.16; 17.2,9,11 e 24), por Paulo (Rm 8.29-30; 9.11-13; Ef 1.3-14; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13-14; Tt 1.1-2), Pedro (1Pe 1.1-2; 2.9-10; 2Pe 1.10) e demais livros da Bíblia (Dt 7.6; Sl 65.4; Is 43.10; Lc 18.7; At 13.48).

*Alguns pontos fundamentais da doutrina bíblica da eleição*:

(1) Deus é o autor da eleição (Rm 8.28-30). Ele é quem elege pessoas para cumprirem os seus planos.

(2) Deus elege soberana e incondicionalmente (Rm 9.11-13). A sua escolha não está condicionada em obras predeterminadas nem em fé prevista (1Co 1.27-28; Ef 1.4 e 2.8).

(3) Deus elegeu pessoas antes da criação de todas as coisas (Ef 1.4-5). O tempo da escolha foi antes da fundação do mundo.

(4) A eleição diz respeito a pessoas. Não há eleição para outra espécie criada, exceto a humana (At 9.15; Rm 16.13).

(5) A eleição é uma manifestação do amor e da justiça de Deus (1Ts 1.4; Rm 9.14-15). A eleição é uma prova do amor do Pai.

(6) A eleição envolve pessoas de todas as nações da terra (At 13.48; 1Co 1.26-29). É por isso que o evangelho deve ser pregado a todas as nações da terra (Mt 28.18-20).

(7) A eleição é imutável e eficaz. Os decretos de Deus são irrevogáveis e infalíveis na sua execução (Rm 11.29). A *“corrente de Deus”* jamais será quebrada (Rm 8.28-30).

(8) A eleição tem um vasto propósito: salvação (2Ts 2.13-14), santificação (Ef 1.4), produtividade (Jo 15.16), serviço (At 9.15-16), oração (Lc 18.7) e para vida eterna (At 13.48). (9) A eleição tem como alvo principal promover a glória de Deus (Ef 1.4-6).

 

SEGUNDO, PARA QUE SÃO ELEITOS?

Paulo responde: para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória. Primeiro, eles são eleitos para obterem a salvação. 

O verbo *“obtenham”* está no presente, indicando que a salvação é possuída na hora da conversão. Paulo fala também da salvação futura: Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo (1Ts 5.9). 

Não para a *“ira”* a ser revelada na volta de Cristo (1Ts 1.10; 2Ts 1.8-10), mas para obtenção ou possessão da salvação que se manifestará plenamente na segunda vinda de Cristo. 

A salvação dos eleitos é apropriada no presente e será desfrutada plenamente no futuro (2Tm 1.10-12). 

Segundo a salvação está em Cristo Jesus. 

Em Cristo indica que a salvação está baseada ou centrada em Cristo Jesus, na sua pessoa e na sua obra de redenção (1Tm 1.15; 2.5-6). 

Terceiro, é a salvação acompanhada de eterna glória. 

É uma salvação com “glória eterna” (Cl 1.27; 3.4). 

No dia da consumação de todas as coisas, os eleitos desfrutarão no corpo e na alma a glorificação completa (Rm 13.11).

 

TERCEIRO, COMO OS ELEITOS SÃO SALVOS?

Paulo diz: tudo suporto; envolve todo sofrimento que ele passa na pregação do evangelho. 

Ele sofre até os últimos momentos da sua vida, por causa da proclamação do evangelho. 

Os eleitos são salvos quando ouvem a pregação da palavra e são convertidos pelo Espírito Santo (Rm 10.17). 

Para Paulo, a fé salvadora não é de todos (2Ts 3.2), mas somente dos eleitos. 

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (Tt 1.1). 

Ele via o seu ministério como um promotor de salvação. C. Spurgeon expressa esse sentimento: 

“Pregar o evangelho é, para nós, questão de vida e morte; lançamos nela toda a nossa alma. Vivemos e nos alegramos se vós credes em Jesus e sois salvos; mas estamos quase prontos a morrer se vós rejeitardes o evangelho de Cristo”

A pessoa crê em Cristo Jesus porque foi eleita por Deus. A fé é consequência da eleição. Paulo diz aos novos convertidos de Tessalônica: 

Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos amados de Deus, a vossa eleição (1Ts 1.3-4). 

A fé, o amor e a esperança são consequências da eleição.

sábado, 19 de outubro de 2024

CATOLICISMO E MARIA

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” I Timóteo 2:5

 

O catolicismo Romano dá grande notoriedade a Maria, mãe do Senhor Jesus Cristo. A Palavra de Deus apresenta Maria como uma mulher simples, humilde e religiosa e se refere a ela apenas cinco vezes. Essa “serva do Senhor”, como ela se autodenomina, tem sido tomada pelo Catolicismo e recebido lugar de divindade. Alguns dos muitos títulos que Maria tem recebido do Catolicismo são: Santa Mãe de Deus, Mãe de Nosso Criador, A Virgem mais Prudente, Porta do Céu, Conforto dos Aflitos, Rainha dos Anjos, Rainha de Todos os Santos e Rainha do Rosário.

 

Os católicos possuem imagens de Maria, beijam-nas, queimam incenso perante elas e, descobrindo suas cabeças, repetem orações especiais diante delas, ainda que Êxodo 20:4-5 diga, “Não fará para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te curvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso…”.

 

O Catolicismo tem cinco grandes doutrinas em relação a Maria: Maria é a mãe de Deus, Maria nasceu de uma imaculada Conceição, Maria é uma virgem perpétua, a assunção corpórea de Maria e Maria é a Mediadora e co - redentora.

 

Essas doutrinas são todas afirmadas em seu Catecismo para Adultos. Referindo-se a Maria, o Catecismo diz, “Ela é chamada e é a verdadeira Mãe de Deus: consequentemente é nossa mãe espiritual; teve uma concepção imaculada! Isenta do pecado original; foi virgem antes, durante e depois do nascimento de Cristo … foi para o céu de corpo e alma; é a Mediadora universal e dispensária da graça”. Nessa mensagem olharemos brevemente cada uma dessas cinco doutrinas católicas Marianas e as compararemos com aquilo que a Palavra de Deus tem a dizer. Primeiro,

 

A CONCEPÇÃO IMACULADA DE MARIA

Quando o Catolicismo fala da Imaculada Conceição, quer dizer que Maria foi miraculosamente concebida por sua mãe e veio a esse mundo sem a mácula do pecado original e, como resultado dessa miraculosa Conceição, nunca cometeu pecado durante sua vida terrena.

 

O Catecismo de Baltimore, Confraternity Edition, diz, na questão #62, “A Abençoada Virgem Maria foi preservada do pecado original pelo mérito do seu Filho Divino; e esse privilégio faz com que ela seja chamada de Imaculada Conceição … Nossa Mãe Abençoada, em toda sua vida, foi livre de todo pecado…”.

 

Essa doutrina não foi oficialmente aceita pela Igreja Católica até ser declarada ex cathedra pelo Papa Pio IX, em 1954. A Imaculada Conceição de Maria é pura invenção do Catolicismo. Nenhum versículo das Escrituras relata que Maria foi concebida sem pecado!

 

A Palavra de Deus afirma repetidamente que todos os homens são pecadores, incluindo Maria. Romanos 3:23 diz, “… todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Não diz todos, menos Maria! Romanos 3:10: “não há nenhum justo, nem um sequer”. Romanos 3:12, “Não há nenhum que faça o bem, não há nem um só”. Eclesiastes 7:20, “…não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque”. Em Lucas 1:47, a própria Maria fala de Cristo como “meu Salvador”, e somente pecadores necessitam de um Salvador. Lucas 2:22-24 conta-nos que Maria e José deram no Templo a oferta segundo a lei pelos seus pecados depois dos dias de purificação. De acordo com a Palavra de Deus, Maria foi uma simples pecadora salva pela graça e, se foi pecadora que necessitou de um Salvador, nenhum cristão deveria orar para ela!

 

A segunda doutrina católica Mariana é que

 

MARIA É A MÃE DE DEUS

O Catolicismo, algumas vezes, refere-se a Maria como o “Sustentadora de Deus” e frequentemente a chama de Mãe de Deus. O Catecismo para Adultos, de James Albimore, diz, “A Virgem Maria … é reconhecida e honrada como sendo verdadeiramente a Mãe de Deus e Mãe dos Remidos”.

 

No entanto, de acordo com a Palavra de Deus, Maria não é, de forma alguma, a Mãe de Deus! Como pode um Deus infinito e eterno, ter uma mãe? Maria foi uma criatura e não a mãe do Deus Todo Poderoso! Seria ilógico haver uma criatura que tivesse a habilidade de ser a Mãe de seu Criador! Quem surgiu primeiro? Deus ou Maria? Se Deus surgiu primeiro, então, como Maria pode ser sua Mãe? Deus não tem mãe! Ele é o Rei, eterno, imortal, invisível, como diz I Timóteo 1:17 – “Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém”.

 

Jesus Cristo é, ao mesmo tempo, humano e divino. Maria não foi mãe da divindade de cristo, mas de sua humanidade. Deus é o pai da divindade de Cristo. As Escrituras chamam Maria de “a mãe de Jesus”, mas, nunca, “a Mãe de Deus”. O fato é que “a mãe de Jesus” é o único título que a Palavra de Deus realmente atribui a Maria!

 

O Senhor Jesus nunca pregou que Maria era a Mãe de Deus ou que Sua mãe não fosse pecadora e nenhum escritor bíblico deixou alguma afirmação na Bíblia de que ela não tivesse pecado. Adicionalmente, é fato que, na Palavra de Deus, o Senhor Jesus nunca chamou Maria de “mãe”. Ele a chamou de “mulher”, mas não “mãe”. É nada menos do que uma blasfêmia deificar Maria como a Mãe de Deus.

 

A terceira doutrina católica Mariana afirma que

 

MARIA É UMA VIRGEM PERPÉTUA

Eles ensinam que Maria permaneceu virgem por toda sua vida. O Catecismo da Igreja Católica, de 1994, diz, acerca da questão #510, “Maria permaneceu virgem concebendo seu Filho, dando-lhe à luz, carregando-o e nutrindo-o em seu peito, sempre uma virgem”.

 

Essa doutrina é pura invenção do Catolicismo! Não há nenhum vestígio dela no Novo Testamento. Mas, ao contrário! A Palavra de Deus afirma claramente que Maria teve outros filhos além de Jesus Cristo, seu primogênito. Em Mateus 13:55-56, as Escrituras contam-nos que Maria teve outros quatro filhos homens e pelo menos duas filhas. “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs?”.

 

A quarta doutrina católica sobre Maria é

 

A ASSUNÇÃO DE MARIA

Essa doutrina reivindica que o corpo de Maria não entrou em corrupção no túmulo, mas foi ressurreto, unindo-se a sua alma e indo diretamente ao céu três dias depois da sua morte. O Papa Pio XII declarou ex cathedra, em 1950, “Pronunciamos, declaramos e definimos ser um dogma revelado por Deus que a Imaculada Mãe de Deus, Maria, sempre virgem, no fim do seu percurso sobre a terra foi para o céu de corpo e alma”. O Manual de Teologia Católica, volume 2, diz, “a assunção corporal de Maria no céu está tão perfeitamente implicada na noção da sua personalidade dada pela Bíblia e no dogma que a Igreja não precisa conferir com estrita evidência histórica do fato”.

 

A Bíblia, no entanto, não diz a mínima coisa sobre a personalidade de Maria nem nada sobre sua morte, seu enterro ou sua ascensão! É incrível que milhões de pessoas digam acreditar na assunção de Maria sem que haja alguma evidência bíblica ou histórica disso!

 

Essa doutrina ainda inclui a reivindicação de que em sua assunção Deus lhe deu o título de Rainha de Todos as Coisas. O Catecismo da Igreja Católica, de 1994, diz, na questão #966, “Finalmente a Virgem Imaculada, preservada livre de todo pecado e da mancha do pecado original, no encerramento do curso de sua vida terrena, teve corpo e alma arrebatados para a glória do céu e foi exaltada pelo Senhor como Rainha de todas as coisas”. Porém, a Palavra de Deus nunca se refere a Maria como Rainha de nada! O céu não tem Rainha! É um Rei quem reina lá! Outra doutrina ensinada sobre Maria diz que

 

MARIA É A MEDIADORA E CO-REDENTORA

 

Mediadora é simplesmente o feminino de Mediador. O Catolicismo ensina que Maria, assim como o Senhor Jesus Cristo, é um Mediador entre Deus e o homem. O Catecismo da Igreja Católica, de 1994, diz, na questão #969 “… A Abençoada Virgem é invocada na Igreja como Advogada, Ajudadora, Benfeitora e Mediadora“. O Catecismo para Adultos diz: “assim como temos um Mediador diante do Pai, que é Jesus Cristo, também temos uma Mediadora diante do Filho: A Santíssima Maria”.

 

O Catolicismo acredita que toda a graça de Deus vem ao homem através de Maria. Mais uma vez, o Catecismo para Adultos diz: “A graça concedida ao homem compreende três passos sucessivos: Deus a comunica a Cristo, de Cristo ela passa à Virgem e, através da Virgem, chega a nós”.

 

Uma oração Católica chamada “The Litany of Loretto”, encontrada numa versão de bolso, publicada pelos Irmãos Benziger, inclui a seguinte referência sobre a suposta obra de Maria:

 

Santa Maria, orai por nós.

Santa Mãe de Deus, orai por nós.

Santa Virgem entre as virgens, orai por nós.

Mãe da divina graça, orai por nós.

Mãe imaculada, orai por nós.

Mãe de nosso Criador, orai por nós.

Virgem mais venerável, orai por nós.

Porta do céu, orai por nós.

Refúgio dos pecadores, orai por nós.

Conforto dos aflitos, orai por nós.

Rainha dos Anjos, orai por nós.

Rainha concebida sem pecado original, orai por nos.

Rainha do santíssimo Rosário, orai por nós.

 

A oração mais famosa endereçada a Maria é a Ave Maria ou Salve Rainha! O Catolicismo ensina que é mais fácil vir a Maria do que ao próprio Cristo. O Cardeal Tiago Gibbons, em seu livro A Fé de Nossos Pais, disse, “… quão irresistível é a intercessão de Maria, que nunca ofendeu o Deus Todo Poderoso com pecado …”. Alphonsus Liguori, uma das maiores autoridades da lei canônica católica romana, diz, na página 248 das Glorias de Maria, que “frequentemente obtemos mais prontamente o que pedimos rogando pelo nome de Maria do que invocando o nome de Jesus”.

 

Entretanto, Maria não é a Mediadora ou Mediador de forma alguma! Não há nenhum versículo em toda a Palavra de Deus que nos informe que Maria intercede com Cristo em nosso favor! Ao contrário, a Palavra de Deus diz que Cristo é o único Mediador entre Deus e o homem. I Timóteo 2:5 diz, “há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem“. I João 2:1 diz que Jesus Cristo, não Maria, é nosso Advogado para com o Pai. “Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo…”. Hebreus 7:25 diz, sobre Jesus, “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles“. Hebreus 9:15 diz, “E por isso [Cristo] é o Mediador de um novo testamento”. Hebreus 9:24 diz, “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus“. Hebreus 4:15 diz que Cristo é nosso grande Mediador que foi tentado como nós e por isso nos compreende e nos sustenta em nossa fraqueza. “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas franquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Efésios 3:12 diz, “No qual [Cristo] temos acesso com ousadia e confiança, pela nossa fé nEle”.

 

Nas Escrituras nem Cristo nem alguma outra pessoa nunca disse ao povo que orasse para Maria! Na Palavra de Deus, Maria nunca convida ninguém a orar para ela ou adorá-la. As Escrituras não nos ensinam a orar para Maria ou aos santos ou algum outro senão a Deus apenas! Em Mateus 6:9, o Senhor Jesus diz, “Portanto, vós orareis assim: “Pai nosso, que estás nos céus…”. Romanos 10:13 diz, “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

 

Ao chamar Maria de co-redentora, o Catolicismo quer dizer que ela é um redentor feminino que está envolvido, juntamente com Jesus Cristo, na redenção dos pecadores. Este ensino quase estabelece Maria como uma verdadeira divindade. O Papa atual vem tentando declarar Maria oficialmente como Co-Redentora com Cristo.

 

A revista Newsweek, de 25 de agosto de 1997, cita esse Papa, dizendo, “Tendo criado o homem, macho e fêmea, o Senhor também quer colocar a nova Eva ao lado do novo Adão na Redenção … Maria, a nova Eva, portanto torna-se um perfeito ícone da Igreja. Podemos consequentemente voltar-nos à Virgem Abençoada com confiança, implorando sua ajuda, cientes do papel singular que lhe foi confiado por Deus, o papel de co-operadora na Redenção…”. Madre Teresa de Calcutá e o Cardeal John O’Conner, de Nova York, foram ambos artífices nesse percurso, para declarar Maria como sendo oficialmente Co-Redentora com Cristo. O autor do artigo acima mencionado da Newsweek disse perfeitamente que uma mudança desse tipo dar-nos-ia um Santíssimo Quarteto ao invés de uma Santíssima Trindade.

 

Mas a Igreja Católica já ensina que Maria participa na redenção alcançada pelo seu Filho. O Catolicismo para Adultos diz, “Maria foi … cooperadora com Cristo na obra da redenção, portanto ela é nossa Co-Redentora…”. O Catecismo da Igreja Católica, de 1994, diz na questão #1172, “Ela (Maria) está inseparavelmente ligada à obra da salvação de seu Filho”. Na questão #968 esse mesmo Catecismo diz, “Sendo obediente, ela se (Maria) tornou a causa da salvação de si mesma e de toda a raça humana”.

 

Uma declaração chamada Sobre a Igreja, publicada pelo 2º Conselho do Vaticano, diz, falando sobre Maria, “de maneira singular, ela cooperou pela sua obediência, fé, esperança e fervorosa caridade no trabalho do Salvador de restaurar a vida sobrenatural às almas”. Em uma obra chamada Devoção à Mãe dos Aflitos, questionada pelo Convento Beneditino, em Clyde, Missouri, encontramos a seguinte citação, em relação a essa questão: “É por conta da excessiva tristeza e sofrimento que Maria suportou que ela merece nossa compaixão e grande estima … Maria, de boa vontade, ofereceu seu Filho para nossa salvação: Sim, o sacrifício junto dEle foi tão grande que São Afonso diz, sobre isso! Os dois penduraram numa mesma cruz?”.

 

Ligouri diz, nas Glórias de Maria, que “falha e se perde quem não se refugia em Maria”, e, “Maria é chamada … a porta do céu porque ninguém pode entrar naquele reino abençoado sem passar por ela”. Aqui também são relevantes as palavras descritas pelos rituais Católicos para serem ditas na morte: “Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, protege-nos do inimigo, e me recebe na hora da morte”.

 

A Palavra de Deus não diz absolutamente nada sobre Maria ter algum papel na salvação. De acordo com a Palavra de Deus, Maria não tem nada a fazer pela salvação da alma de ninguém. Há só um meio para ser salvo e é através do nosso Senhor Jesus Cristo! “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida”, diz Jesus, em João 14:6. “Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. “E em nenhum outro há salvação”, diz Pedro, em Atos 4:12, “porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”, diz o Senhor Jesus, em João 10:9.

 

CONCLUSÃO

Como foi visto, as cinco doutrinas Católicas sobre Maria são: Maria é a Mãe de Deus, Maria teve uma concepção imaculada, Maria é uma virgem perpétua, Maria foi assumida ou tomada corporalmente no céu pouco depois de sua morte e Maria é Mediadora e Co-Redentora. Nenhuma dessas doutrinas Católicas sobre Maria se encontra na Palavra de Deus. Nenhuma!

 

O Novo Dicionário Universitário Webster define Mariolatria como adoração da Virgem Maria. A Mariolatria Católica é absolutamente não-bíblica, ainda que ela seja a pessoa mais adorada na Religião Católica. O Catolicismo rebaixa Cristo e exalta Maria por dá-lhe um lugar que só pertence a Jesus Cristo. Na verdade, o Catolicismo é muito mais a religião de Maria do que a religião de Jesus Cristo.

 

O Papa João Paulo II asseverou que Maria, na forma de nossa senhora de Fátima, salvou sua vida durante um atentado, em 1981. O lema do papa João Paulo faz referência a Maria. Totus tuus ou literalmente totalmente vossa. Não totalmente de Cristo, mas totalmente de Maria!

 

Certa ocasião o Senhor Jesus Cristo corrigiu uma mulher que tentou exaltar a sua mãe. Lucas 11:27-28 diz, “E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes (em vez disso) bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”.

 

A mensagem do evangelho não é: Adore Maria, mas é: Adore Cristo! Mateus 4:10 diz, “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”. Deus é zeloso e não aceita a adoração de outra criatura, ainda que seja a mãe de Jesus Cristo.

 

Na Palavra de Deus, nunca alguém adorou Maria. Orar ou adorar Maria é fazer o que Romanos 1:12 condena como uma evidência da depravação do homem: adorando e servindo a criatura mais do que o Criador. Em Filipenses 2:9-10 a Palavra de Deus nos diz quem se deve adorar quando, falando de Cristo, “Por isso, também Deus O exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”. A mensagem do evangelho não é: Vem a Maria, mas: Vem a Cristo!

 

O Catecismo para Adultos, do Catolicismo, diz: “No perigo, nos problemas, na dúvida, pense em Maria, chame por ela. Não a deixe afastar-se do seu coração … seguindo-a você não vai desviar-se do caminho; orando para ela, você não perde as esperanças; pensando nela, você não se engana. Se ela te sustenta, você não cai; se ela te protege, você não tem do que temer … se ela é benigna para com você, você alcançará seus objetivos…”.

 

Porém, o que diz o Senhor Jesus? “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Veja-se Mateus 11:28. Permitem nossos amigos Católicos lerem a Palavra de Deus. Nela, encontrarão vida, compaixão, redenção, a salvação de Cristo, mas muito pouco sobre Maria. Amigo pecador, o Catolicismo te desviará d’Aquele que está pronto para te salvar e suprir cada uma das suas necessidades. Desvie-se do Catolicismo e venha a Cristo hoje!