Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2022

DESOBEDIENCIA NA BIBLIA.

O que a Bíblia diz sobre desobediência

 

 

Significado de desobediência: 

desobediência
de·so·be·di·ên·ci·a
sf
1 Ação de desobedecer.
2 Falta intencional de obediência; inobediência, insubordinação.
3 Não observância, transgressão de uma ordem.

 

Devemos ser obedientes principalmente com a palavra de Deus, ou seja, aos ensinamentos que Ele deixou para que todo cristão possa seguir para conquistar um lugar no Paraíso, após a sua morte. Fonte: Significados.

 

A melhor forma de demonstrarmos gratidão a Deus por tudo o que Ele tem feito por nós é sermos obedientes. Podemos glorificar a Deus sendo obedientes aos seus mandamentos e a sua palavra.

 

Se formos desobedientes estaremos desagradando a Deus e nos afastando Dele. A desobediência traz muitas consequências ruins para nossas vidas.

 

Vimos isso no segundo capítulo do livro de Gênesis, quando Adão e Eva não obedeceram a ordem de Deus em não comer o fruto de uma árvore do jardim:

 

E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. Gn 2,16-17


A desobediência a Deus é um pecado que certamente nos levará à morte. O ato de desobediência de Adão e Eva provocou a queda, eles foram expulsos do paraíso.

 

Nós temos como escolher entre desobedecer e obedecer à Deus. Cada escolha trará suas consequências. Sendo Deus um pai tão bondoso e amoroso porque não escolheremos obedecê-lo?

 

O caminho da obediência não é fácil, nele teremos que fazer renúncias e abrir mão de coisas que muitas vezes agradam nossa carne, mas nos afastam de Deus.

 

Versículos sobre desobediência na Bíblia

 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência. Cl 3,6 

 

Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. - Ef 5,6
 

E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez completa a obediência de vocês. 2Cor 10,6
 

Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos. Rm 11,32
 

Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles. - Rm 11,30
 

Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência. Hb 4,11
 

Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição.Hb 2,2
 

Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência. - Hb 4,6
 

Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. - Rm 5,19
 

Nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Ef 2,2  

 

“Por isso, filho do homem, diga aos seus compatriotas: ‘A retidão do justo não o livrará se ele voltar-se para a desobediência, e a maldade do ímpio não o fará cair se ele se desviar dela. E se o justo pecar, não viverá por causa de sua justiça’. Ez 33,12. 

 

Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. - Mt 5,18-19
 

Se alguém desobedecer ao que dizemos nesta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado; contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão. - 2 Ts 3,14-15
 

Samuel, porém, respondeu:”Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria;a arrogância, como o mal da idolatria.Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”. - 1Sm 15,22-23
 

Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e o mundo todo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. Rm 3,19-20
 

Para os puros, todas as coisas são puras; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes desqualificados para qualquer boa obra. - Tito 1,15-16
 

A terra seca-se e murcha,o mundo definha e murcha,definham os nobres da terra. A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis,violaram os decretos e quebraram a aliança eterna. Is 24,4-5


Veja algumas consequências da desobediência

 

Agora que você já viu alguns versículos sobre desobediência na Bíblia, veja algumas das consequências de não obedecermos a Deus:

 

1- Rejeição e afastamento da presença de Deus. 

 
Quando Saul desobedeceu ao Senhor, Ele retirou o seu Espírito e a unção de sua vida e a partir de então Saul começou a ser perseguido por um espírito mal. Veja:

O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. - 1Sm 16,14. 


2 – Morte espiritual

 
Quando desobedecemos a Deus estamos pecando, e o pecado gera a morte.


Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. - Rm 6,23 


3 – Morte física 

 
A sentença de sua morte espiritual e a perda em mais uma batalha fizeram Saul tirar sua própria vida:


Então Saul ordenou ao seu escudeiro: “Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos”. Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou a própria espada e jogou-se sobre ela. 1Sm 31,4.

Realmente vale muito mais a pena obedecermos a Deus e fazermos a sua vontade, pois ela é boa, perfeita e agradável.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm 12,2.

Ele nos criou e tem planos incríveis para nossas vidas, mas para isso precisamos estar dispostos a obedecê-lo.

Decida obedecer! A obediência nos trará paz e tranquilidade, estaremos aperfeiçoando nosso relacionamento com o Senhor e consequentemente seremos mais satisfeitos!

O justo viverá pela fé

A expressão "o justo viverá pela fé" se trata de uma afirmação e não de uma indagação.

Fé é, também, sinônimo de fidelidade, logo, é uma atitude de quem crê e é obediente ao Senhor. Não há um justo sequer, mas, somos justificados, pela fé, em Cristo (Romanos 5:1). Quem é justificado por Cristo, vive de maneira diferente, pela fé no Senhor. 

Explicação do justo viverá pela fé

A primeira vez que aparece a expressão "o justo viverá pela fé" na Bíblia é em Habacuque 2:4.

O profeta, quando, escreveu isto, estava sinalizando a necessidade do povo que confiasse no Senhor, tanto nas providências como propósito e situação de Israel.

Os israelitas estavam passando por injustiças (Habacuque 1:2-4) e, o profeta reclama ao Senhor por isso. Prosseguindo para os versículos 5-11, observamos que o Senhor responde a Habacuque dizendo que Ele irá ajustar a situação.

A mensagem de Habacuque nos ensina que viver pela fé é permanecer leal, confiando nos propósitos de Deus, vivendo diferente dos padrões dos descrentes, longe da maldade, violência, ganância, libertinagem e idolatria. É confiar e se alegrar no Deus da Salvação, mesmo que tudo desmorone (Habacuque 3:17-18).

A expressão "o justo viverá pela fé" pode significar tanto o modo como guiamos a nossa vida, como também a convicção sobre o livramento de Deus para os perigos da vida.

'Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé'. - Romanos 1,17


Significado do justo viverá pela fé

Quando o apóstolo Paulo cita o profeta Habacuque em Romanos 1:17 e Gálatas 3:11, o significado que ele traz e no qual está mais preocupado é que as pessoas são salvas pela fé no Senhor e não a pela maneira como elas vivem.

Paulo prossegue com a ideia de juntar os justos com a fé, sinalizando que alguém é justo só por meio da fé (Romanos 3:20, 5:1). Ele entende essa expressão como uma promessa do Senhor.

Para ele, toda a pessoa justa vive de fé em fé, como um círculo perfeito: a fé é dada por Deus, somos justificados pela fé em Cristo e caminhamos com uma confiança em Deus nas suas Palavras e promessas até o fim. 

Portanto, "o justo viverá pela fé" significa que a fé deve estar presente na vida do crente do princípio ao fim. Diz respeito à nossa vida aqui, vida momentânea, neste tempo, até a eternidade com Deus.

'E é evidente que pela lei ninguem será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé'. - Gálatas 3,11


Paralelos do Antigo Testamento com Novo Testamento

Quando observamos promessas do Senhor no Antigo Testamento sempre são, basicamente, sobre livramento, libertação, proteção dos inimigos terrenos como, por exemplo, os moabitas, os filisteus, ameaças babilônicas (Salmos 37:39-40; Salmos 41:1-2).

E quando observamos as promessas do Senhor no Novo Testamento, são, basicamente, do cuidado de inimigos espirituais (1 Coríntios 10:13; Efésios 6:10-16).

Então, lendo a passagem de Habacuque 2:4, podemos basear a explicação que se destinava a uma vida física, modo de viver, e quando vamos a Romanos 1:17, aqui o significado leva ao dom da vida eterna.

Alguns exemplos de passagens bíblicas do Antigo e Novo Testamento:

  • Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:17
  • Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38

  • E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:11

  • Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4

  • Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente. Tito 2:12

  • Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, e procedendo segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor DEUS. Ezequiel 18:9

  • Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

  • Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência. 2 Timóteo 3:10

  • Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26

  • Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13:7

  • O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo. Isaías 26:7

  • Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. Salmos 37:29

  • Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão. Salmos 118:20

Exemplos de heróis da fé que foram justos e viveram pela fé

  • Abel
  • Noé
  • Abraão
  • Sara
  • Isaque
  • Jacó
  • José
  • Moisés
  • Gideão
  • Samuel
  • Davi

Mas o grande herói da fé, é o autor e consumador da fé, Jesus Cristo!

Pela fé em Cristo, é que somos justificados recebendo perdão dos pecados. Tudo é apagado pelo próprio Cristo, que nos faz justos e nos dá a bênção da salvação e vida eterna (João 3:15; João 3:36; Romanos 10:9).

sábado, 20 de agosto de 2022

REMORSO E ARREPENDIMENTO

 O que é remorso?

Remorso significa se sentir mal por um erro cometido. Quando alguém toma consciência de um erro que cometeu e entende que foi ruim, isso gera remorso. O sentimento de remorso traz culpa, mas o arrependimento leva ao perdão e à reconciliação.

Remorso é uma reação normal quando reconhecemos uma coisa errada que fizemos. É nossa consciência nos dizendo que agimos mal. Remorso nos faz sentir culpa sempre que pensamos sobre essa ação errada, nos punindo com infelicidade. Isso nos indica que o problema ainda não foi consertado.

 

O que é arrependimento?

Arrependimento é uma mudança de atitude. A pessoa que se arrepende muda de ideias e decide viver de forma diferente. A salvação acontece quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e se vira para Deus.

Arrependimento significa “mudar de direção” ou “mudar o pensamento”. Deus nos ajuda a chegar ao verdadeiro arrependimento (2 Timóteo 2:25).

Na Bíblia, arrependimento é:

  • Reconhecer o pecado

Para se arrepender, a pessoa precisa entender que pecou. Todos pecam. A pessoa que se arrepende fica triste porque entende que o pecado é errado (2 Coríntios 7:9-10). Por isso, pede perdão a Deus.

  • Mudar de vida

Arrependimento não é só ficar triste por causa do pecado. Arrependimento é também decidir mudar de vida. Quando alguém se arrepende, ele decide abandonar o pecado e viver para Deus. Não se contenta com o pecado; quer fazer o que é certo e agradar a Deus (Romanos 2:6-8).

 

Quais são as consequências do arrependimento?

A principal consequência do arrependimento é uma vida diferente. A atitude em relação ao pecado muda. Agora a pessoa não quer continuar pecando. Com a ajuda de Jesus, pode rejeitar o pecado e escolher fazer o que é certo (Tiago 4:7-8).

A pessoa arrependida está pronta aceitar a correção de Deus e aprender como viver de maneira certa. Isso não significa que nunca mais vai pecar. Mas significa que vai pedir perdão, se esforçar para fazer melhor e lutar contra o desejo de pecar (1 João 1:8-9).

Outra consequência do arrependimento é a libertação da culpa. Quando uma pessoa se arrepende, Deus perdoa seus pecados. Agora não precisa viver mais com o peso da culpa. A pessoa arrependida entende que não está mais debaixo de condenação (Romanos 8:1-2).

Com o tempo, o arrependimento traz muitas consequências exteriores. Deus liberta do pecado para poder praticar boas obras (Tito 2:14). Ele põe o desejo de fazer o bem no coração e ajuda a pôr em prática. 

 

A diferença entre remorso e arrependimento

Remorso significa sentir tristeza e culpa pelo pecado. Arrependimento é o próximo passo. Quando nos arrependemos, decidimos mudar. Em vez de continuar a sentir remorso, sem fazer nada, escolhemos mudar de vida e procuramos uma forma de fazer isso.

A Bíblia nos explica que há dois tipos de tristeza: a tristeza que destrói e a tristeza que leva à salvação (2 Coríntios 7:10). A “tristeza segundo o mundo” apenas produz remorso, que traz culpa e condenação. Mas a “tristeza segundo Deus” leva ao arrependimento.

O remorso é nossa consciência nos condenando. O arrependimento é a solução para a condenação. Quando nos arrependemos, ficamos decididos a agir de maneira diferente, rejeitando os pecados de nossa vida passada. Começamos a lutar contra o pecado, para viver de maneira diferente, com uma consciência limpa. O arrependimento traz o perdão de Deus, que nos livra da culpa. Mas não podemos mudar de vida sozinhos. Precisamos de Jesus.

 

Como ficar livre do remorso?

Primeiro, o remorso pode ser uma coisa boa, quando nos convence do pecado e da necessidade de mudar (Salmos 51:1-3). O remorso somente é ruim quando continua, sem levar ao arrependimento.

Para ficarmos livres do remorso, precisamos de nos arrepender (Atos dos Apóstolos 3:19-20). Isso significa escolher uma vida diferente. Mas não conseguimos ficar livres da culpa do pecado sozinhos. Não podemos “equilibrar as contas” com boas ações. Precisamos do perdão de Deus primeiro.

Foi por isso que Deus enviou Jesus ao mundo. Na cruz, Jesus pagou o castigo por todos os nossos pecados! Quando nos arrependemos e cremos que Jesus é nosso salvador, que morreu por nós, recebemos o perdão de Deus e uma vida nova. Os erros do passado são apagados de nossa “conta”.

Assim, vivemos uma vida nova, em que não precisamos mais sentir remorso pelos erros do passado. Temos uma nova chance e, dessa vez, Jesus está conosco para nos ajudar a viver corretamente. Ainda vamos cometer erros mas, com a ajuda de Jesus, podemos deixar os erros e o remorso para trás, procurando viver sempre de maneira melhor, mais parecido com Jesus.

domingo, 7 de agosto de 2022

O QUE ERA O ESPINHO DA CARNE DE PAULO?

 Espinho na carne de Paulo: o que é e qual era (com significado)

A Bíblia não diz especificamente o que era o espinho na carne de Paulo. Apenas sabemos que o espinho na carne atormentava Paulo e que Deus não o retirou. Apesar de lhe causar muito sofrimento, o espinho na carne ajudou Paulo a se manter humilde.

Paulo recebeu um espinho na carne depois de ter uma visão gloriosa do paraíso. O espinho na carne serviu para que ele não se tornasse arrogante ou se achasse superior por causa da revelação que teve (Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.2 Coríntios 12:7).

Paulo sofreu muito com o espinho na carne e orou três vezes a Deus pedindo que o retirasse. Mas a resposta que recebeu foi que a graça de Deus lhe bastava, em 2 Coríntios 12:8-9. Deus não retirou o espinho na carne mas ajudou Paulo em sua fraqueza.

Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. - 2 Coríntios 12:8-9

Não há mais nenhuma referência ao espinho na carne de Paulo, por isso ninguém sabe o que era. A Bíblia não diz se o espinho na carne estava ligado a alguma doença ou perseguição que Paulo sofreu ao longo de sua vida. Mas conhecemos alguns fatos importantes sobre o espinho na carne de Paulo:

  • Era de origem espiritual – a Bíblia diz que o espinho na carne era um “mensageiro de Satanás”;
  • Tinha efeitos físicos – o espinho afetava a carne (o corpo) de Paulo de alguma forma; essa não é a primeira referência a um problema físico causado por um problema espiritual (
    e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.

    Lucas 13:11
    e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.

    Lucas 13:11
    e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.

    Lucas 13:11
    e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.

    Lucas 13:11
    '...e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia 18 anos.  Ela andava encurvada e de forma alguma poderia endireitar-se.' Lucas 13,11)
    e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.

    Lucas 13:11Lucas 13:11);
  • Era ruim – o espinho na carne atormentava Paulo e ele queria muito ficar livre dele
  • Deus permitiu – o sofrimento de Paulo tinha um propósito; Deus não o livrou do sofrimento mas ajudou-o a crescer com essa experiência.

Por que Deus não tirou o espinho na carne?

A Bíblia diz que Deus não curou Paulo do espinho na carne para mostrar que Sua graça era suficiente. Quando estava fraco e em sofrimento, Paulo podia ver que o sucesso de seu ministério não dependia dele. Ele foi muito privilegiado por receber visões e dons mas tudo isso era obra de Deus. Paulo era fraco mas Deus é forte e usou Paulo para abençoar muitas pessoas.

Deus usou até a ação cruel de Satanás para o bem de Paulo! Satanás tenta nos destruir mas Deus usa até as situações mais difíceis para nos ajudar a crescer e aprender ('Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito' - Romanos 8:28). O espinho na carne de Paulo era uma coisa ruim, que ninguém deve querer, mas Deus inverteu a situação.