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quinta-feira, 30 de maio de 2019

O QUE É A SALVAÇÃO


Um homem que está se afogando tenta alcançar a mão de uma pessoa

A Bíblia usa várias vezes as palavras “salvar” e “salvação”. Às vezes, elas transmitem a ideia de uma pessoa ser livrada do perigo ou da destruição. (Êxodo 14:13, 14; Atos 27:20) Mas na Bíblia é mais comum essas palavras se referirem à pessoa ser livrada do pecado. (Mateus 1:21) O pecado é o que causa a morte. Assim, quem é livrado do pecado tem a esperança de nunca morrer, ou seja, de viver para sempre. — João 3:16-17.

O que fazer para conseguir a salvação?

Para conseguir a salvação, não adianta apenas ter fé em Jesus. Você também precisa mostrar essa fé em sua vida. Você faz isso por obedecer às ordens de Jesus. — Atos 4:10, 12; Romanos 10:9, 10; Hebreus 5:9.

A Bíblia mostra que você também precisa obedecer a Deus para provar que sua fé é verdadeira. (Tiago 2:24, 26) Só que conseguir a salvação não depende apenas de nós. A salvação é um presente de Deus. Ele nos dá esse presente por causa de sua “bondade imerecida”. — Efésios 2:8, 9.

É possível perder a salvação?

Sim. Por exemplo, uma pessoa que estava se afogando e foi salva pode pular na água de novo. Da mesma maneira, uma pessoa que foi salva do pecado por meio de sua fé pode parar de mostrar essa fé. Se ela fizer isso, vai perder a salvação. É por isso que a Bíblia incentiva os cristãos que foram salvos a “travar uma luta árdua pela fé”. (Judas 3) A Bíblia também avisa os que foram salvos: “Persistam em produzir a sua própria salvação com temor e tremor.” — Filipenses 2:12.

Quem é o Salvador? Deus ou Jesus?

A Bíblia ensina que Deus é o responsável principal pela nossa salvação. Por isso, muitas vezes ele é chamado de “Salvador”. (Isaías 43:11; Tito 2:10; Judas 25) Deus também usou vários homens para libertar os israelitas. A Bíblia chama esses homens de ‘salvadores’. (Neemias 9:27; Juízes 3:9, 15; 2 Reis 13:5) * Da mesma maneira, a Bíblia também se refere a Jesus como nosso “Salvador”. Isso porque Deus nos salva do pecado por meio do sacrifício de resgate de Jesus Cristo. — Atos 5:31; Tito 1:4. *

Será que todos serão salvos?

Não. Algumas pessoas não serão salvas. (2 Tessalonicenses 1:9) Alguém perguntou a Jesus: “Senhor, são poucos os que estão sendo salvos?” Comparando obter a salvação com passar por uma porta estreita, Jesus respondeu: “Esforcem-se vigorosamente para entrar pela porta estreita, pois eu lhes digo que muitos procurarão entrar, mas não poderão.” — Lucas 13:23, 24.

Mitos a respeito de todos serem salvos 

Mito: O texto de 1 Coríntios 15:22 apoia a ideia de que todos serão salvos, porque diz que “em Cristo todos receberão vida”.

Fato: Esse texto está falando sobre todos os que são ressuscitados. O contexto indica isso. (1 Coríntios 15:12, 13, 20, 21, 35) Assim, a frase “em Cristo todos receberão vida” simplesmente significa que todos os que são ressuscitados recebem essa bênção por meio de Jesus Cristo. — João 11:25.

Mito: O texto de Tito 2:11 apoia a ideia de que todos serão salvos, porque diz que Deus está “trazendo salvação a todos os homens”. — Almeida, revista e corrigida.

Fato: A palavra grega traduzida “todos” nesse versículo também pode significar “toda espécie ou variedade”. * Por isso, a ideia correta em Tito 2:11 é que Deus está dando uma oportunidade de salvação para todos os tipos de pessoas. Isso inclui pessoas “de todas as nações, tribos, povos e línguas”. — Apocalipse 7:9, 10.

Mito: O texto de 2 Pedro 3:9 apoia a ideia de que todos serão salvos, porque diz que Deus “não deseja que ninguém seja destruído”.

Fato: Deus quer que as pessoas sejam salvas, mas ele não obriga ninguém a aceitar a salvação. Quando o “dia do julgamento” chegar, os maus serão destruídos. — 2 Pedro 3:7.

Por - Marco Antônio Lana (Teólogo Bíblico)

quinta-feira, 23 de maio de 2019

ESBOÇO BÍBLICO - 1º & 2º Reis


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Autor: Desconhecido, (Alguns atribuem a Jeremias)
Data: Entre 560 e 538 aC.
Autor
Como 1 e 2 Rs eram, originalmente, um livro, esta obra deve ter sido compilada algum tempo depois da tomada de Judá pelos babilônios em 586 aC. O livro dá a impressão de ser obra de um só autor e de que este autor tenha testemunhado a queda de Jerusalém. Embora a autoria não possa ser determinada com segurança, muitas sugestões foram feitas. Alguns tem indicado Esdras como compilador, enquanto outros apontam para Isaías como editor. Muitos eruditos dizem que o autor de 1 e 2 Rs era um profeta desconhecido ou um judeu cativo da Babilônia ao redor de 550 aC. Pelo fato de Josefo atribuir Reis aos “profetas”, muitos abandonaram a pesquisa por um autor especifico. No entanto, a tese mais provável é a de que o profeta Jeremias seja o autor. A antiga tradição judaica do Talmude declara que Jeremias tenha escrito Rs. Esse famoso profeta pregou em Jerusalém antes e depois da sua queda, e 2 Rs 24-25 aparece em Jr 39-42; 52. Jeremias talvez tenha escrito todo o texto, menos o conteúdo do último apêndice (2Rs 25.27-30), que foi provavelmente, acrescentado por um dos seus discípulos.
Data
Apesar de que a data exata para a composição de 1 e 2 Rs seja incerta, acredita-se que a sua forma final estava pronta em algum momento da última parte do séc. VI aC.
O último acontecimento mencionado em 2 Rs é a libertação do Rei Joaquim, de Judá, que estava preso na Babilônia. Considerando que Joaquim foi feito prisioneiro em 597 aC, os livros de Reis devem ter sido escritos depois de 560 aC para que esta informação pudesse ser incluída. O autor de Rs teria mencionado, provavelmente, um acontecimento tão importante como a queda da Babilônia para a Pérsia em 538 aC, caso houvesse tido conhecimento desse evento. Como não há menção dessa importante notícia em Rs, conclui-se, então, que Rs tenha sido escrito, provavelmente antes de 538 aC, embora os eventos registrados em 1 Rs tenha ocorrido uns trezentos anos mais cedo,
Contexto Histórico
Os acontecimentos descritos em 1 Rs abrangem um período de cerca de 120 anos. Recorda as turbulentas experiências do povo de Deus desde a morte de Davi, em cerca de 971 aC, até ao reinado de Josafá (o quarto rei do Reino de Judá) e o reinado de Acazias (o nono rei do Reino de Israel), em cerca de 853 aC. Esse foi um período difícil da história do povo de Deus, foram grandes mudanças e sublevações. Havia luta interna e pressão externa. O resultado foi um momento tenebroso, em que um reino estável, dirigido por um líder forte, dividiu-se em dois.
Conteúdo
1 e 2 Rs eram, originalmente, um só livro, que continuava a narrativa de 1 e 2 Sm. Os compositores do AT grego (Septuaginta ou LXX) dividiram a obra em “3 e 4 Reinos” (1 e 2 Sm eram 1 e 2 Reinos). O Título “Reis” se deriva da tradução latina de Jerônimo (Vulgata) e é apropriado por causa da ênfase desses livros nos reis que governaram durante este período.
Os livros de 1 e 2 Rs começam a registrar os eventos históricos do povo de Deus no lugar em que 1 e 2 Sm interrompem. No entanto, Reis é mais do que uma simples compilação de acontecimentos políticos importantes ou socialmente significativos em Israel e Judá. Na realidade, não contém uma narrativa histórica tão detalhada como se poderia esperar (400 anos em 47 capítulos). Ao contrário, 1 e 2 Rs são uma narrativa histórica seletiva, com um propósito teológico. O autor, portanto, seleciona e enfatiza o povo e os eventos que são significativos no plano moral e religioso. Em 1 e 2 Rs, Deus é apresentado como Senhor da história.
Cristo Revelado
O fracasso dos profetas, sacerdotes, e reis do povo de Deus aponta para a necessidade do advento de Cristo. Cristo é a combinação ideal desses três ofícios. Como profeta, a palavra de Cristo ultrapassa largamente à do ofícios. Como profeta, a palavra de Cristo ultrapassa largamente à do grande profeta Elias (Mt 17.1-5), Muitos dos milagres de Jesus são reminiscências das maravilhas que Deus fez através de Elias e Eliseu em Reis. Além disso, Cristo é um sacerdote superior a qualquer daqueles registrados em Reis (Hb 7.22-27). 1Rs ilustra vivamente a necessidade de Cristo como o nosso Rei em exercício de suas funções. Quando perguntado se era rei dos judeus, Jesus afirmou que era (Mt 27.11). No entanto, Jesus é um Rei maior do que o maior dos seus reis (Mt 12.42). O reinado de cada um desses 26 governantes já terminou, mas Cristo reinará sobre o trono de Davi pra sempre (1Cr 17.14; Is 9.6), pois ele é “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap 19.16).
O Espírito Santo em Ação
1 Rs 18.12 contém a única referência direta ao Espírito Santo, onde é chamado de “Espírito do Senhor”. As palavras de Obadias lá indicam que o ES algumas vezes transportou Elias de um lugar para outro (ver também 2Rs 2.16) Percebe-se uma relação com At 8.39-40, em que se descreve Felipe como tendo uma experiência similar.
Há uma alusão, em 18.48 (“a mão do SENHOR”), à ação do ES em capacitar Elias para operar milagres, A fórmula “mão do SENHOR” é uma referência à inspiração dos profetas pelo Espírito de Deus (ver 2Rs 3.15 e Ez 1.3; comparar com 1Sm 10.6,10 e 19.20,23). Aqui “a mão do SENHOR” se refere ao ES que dotou Elias com poderes sobrenaturais para realizar uma façanha surpreendente.
Além dessas passagens, 1Rs 22.24 pode ser outra referência ao ES. Esse versículo se refere a um “espírito do SENHOR” e pode indicar que os profetas compreendiam que o seu dom de profecia vinha do Espírito de Deus (ver 1Sm 10.6,10; 19.20,23). Se esta interpretação é aceita, então estaria em paralelo com 1Co 12.7-11, que confirma que a habilidade pra profetizar é realmente uma manifestação do ES.
Esboço de 1º Reis
I. O reino unido 1.1-11.43
O estabelecimento de Salomão como rei 1.1.-2.46
A consagração de Salomão como rei 3.1-8.66
O erro de Salomão como rei 9.1-11.43
II. O reino dividido 12.1-22.53
a) A revolta e o reinado de Jeroboão em Israel 12.1-14.20
O reinado de Roboão em Judá 14.21-31
O reinado de Abdias em Judá 15.1-8
O reinado de Asa em Judá 15.9-24
O reinado de Nadabe em Israel 15.25-32
O reinado de Baasa em Israel 15.33-16.7
O reinado de Elá em Israel 16.8-14
O reinado de Zinri em Israel 16.15-20
O reinado de Onri em Israel 16.21-28
O reinado de Acabe em Israel 16.29-22.40
O reinado de Josafé em Judá 22.41-50
O reinado de Acazias em Israel 22.51-53

Esboço de 2º Reis
I. Reino dividido 1.1-17.41
O reinado de Acazias em Israel 1.1-18
O reinado de Jorão em Israel 2.1-8.15
O reinado de Jeorão em Judá 8.16-24
O reinado de Acazias em Judá 8.25-9.29
O reinado de Jeú em Israel 9.30-10.36
O reinado da rainha Atalia em Judá 11.1-16
O reinado de Joás em Judá 11.17-12.21
O reinado de Jeocaz em Israel 13.1-9
O reinado de Jeoás em Israel 13.10-25
O reinado de Amazias em Judá 14.1-22
O reinado de Jeroboão II em Israel 14.23-29
O reinado de Azarias em Judá 15.1-7
O reinado de Zacarias, Salum, Menaém, Pecaías e Peca em Israel 15.8-31
O reinado de Jotão em Judá 15.32-38
O reinado de Acaz em Judá 16.1-20
O reinado de Oséias em Israel 17.1-5
O cativeiro de Israel para a Assíria 17.6-41
II. Somente o reino de Judá 18.1-25.30
O reinado de Ezequias 18.1-20.21
O reinado de Manassés 21.1-18
O reinado de Amon 21.19-26
O reinado de Josias 22.1-23.30
O reinado de Joacaz 23.31-34
O reinado de Jeoaquim 23.35-24.7
O reinado de Joaquim 24.8-16
O reinado de Zedequias 24.17-20
A queda de Jerusalém 25.1-7
O cativeiro de Judá pra a Babilônia 25.8-26
A libertação de Joaquim 25.27-30

Por - Marco Antônio Lana (Teólogo Biblico)

terça-feira, 21 de maio de 2019

PECADO A LUZ DA BÍBLIA


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1. O que Deus diz sobre pecado? O que é pecado?

A Bíblia diz que o pecado separa as pessoas de Deus e leva à morte. Por causa do pecado, a terra foi amaldiçoada e temos muitos problemas (“17. E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. 18. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. 19. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.” - Gênesis 3,17-19). Mas, porque Deus nos ama, Ele enviou seu filho Jesus para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Ele.

O que é pecado? Qual é o significado do pecado?

Significado de Pecado. Substantivo masculino [Religião] Desrespeita a algum preceito religioso; transgressão da lei de Deus ou dos mandamentos da Igreja. [Por Extensão] Violação de alguma norma e/ou dever; erro: aquilo foi um pecado musical. Atitude que demonstra maldade; perversidade: é um pecado deixá-lo sozinho. (Bíblia online).

O pecado na Bíblia tem três definições: 

  • Não atingir o nível – as normas de Deus são perfeitas, têm um nível muito elevado; quando não atingimos esse nível nas nossas vidas, estamos em pecado (“... com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus” - Romanos 3,23).
  • Distorcer ou desviar-se das normas – quando não seguimos as normas de Deus, ou mudamos as normas para serem contrárias às de Deus, pecamos (“A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade.” - Romanos 1,18).
  • Rebelião contra as normas – isto é, quando rejeitamos as normas de Deus (“Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode.” - Romanos 8,7)  

 O pecado tanto pode significar nossas ações como nossa natureza. A Bíblia diz que fazemos coisas que são pecado e que o pecado é uma parte de nós, como que uma doença crônica. Temos tendência a pecar. Isso não significa que não somos culpados; cada pessoa pode escolher pecar ou não.



Quais as consequências do pecado?

  • Separação de Deus – esta é a pior consequência; Deus é bom e não pode conviver com o pecado, que é mau; o afastamento do amor de Deus leva a todas as outras consequências.
  • Morte – por causa do pecado sofremos morte física, porque somos imperfeitos e o que é imperfeito não dura (“Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” - Romanos 6,23).
  •  Insegurança e perda de sentido – em Deus encontramos nossa identidade; sem Ele a vida deixa de fazer sentido.
  • Escravidão ao diabo – tudo o que está longe de Deus pertence ao diabo; tornamo-nos escravos dele quando pecamos (“Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.” - 1 João 3:8).
  • Problemas com outras pessoas – o pecado muitas vezes prejudica as pessoas à nossa volta e estraga relacionamentos.


Como posso ficar livre do pecado?

Aceitando Jesus como seu senhor e salvador. Jesus morreu na cruz para pagar o preço que você devia pagar por seus pecados (“Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” - 1 João 2:2). Quando você reconhece seus pecados, pede perdão e aceita Jesus como seu salvador, os seus pecados são apagados. Isso não significa que o que você fez não tem problema (você ainda vai morrer) mas agora você tem uma segunda chance. E dessa vez você recebe uma nova natureza, inclinada para o bem, porque você está unido a Deus.

Quem tem Jesus ainda peca, porque a velha natureza do pecado ainda está lá, lutando com a nova natureza. Mas pedindo perdão e com a ajuda de Deus, você pode vencer essa natureza. Já não precisa viver preso no pecado, sem conseguir sair.

2. O que é o pecado original?

O pecado original é o que chamamos o primeiro pecado cometido por Adão e Eva, que separou a humanidade de Deus. Todos nós somos pecadores por causa desse primeiro pecado. Mas Jesus veio para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Deus.

Qual foi o pecado original?

O pecado original foi quando Adão e Eva comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, desobedecendo a Deus. Adão e Eva estavam no Éden e podia comer a fruta de todas as árvores menos essa, porque causaria sua morte. Mas a serpente (Satanás) disse que Deus estava mentindo para eles, para que não se tornassem poderosos como Ele. Em vez de confiar em Deus, Adão e Eva acreditaram na serpente e comeram. Aí descobriram que quem tinha mentido foi a serpente, não Deus. Eles perderam a inocência e acabaram sendo expulsos do jardim do Éden. - Gênesis 3

Quais foram às consequências do pecado original?

  • Morte – a Bíblia diz que a consequência do pecado é a morte; ao cometerem esse primeiro pecado, morreram primeiro espiritualmente e mais tarde fisicamente. Deus avisou que morreriam e morreram mesmo (“Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” - Romanos 6:23).
  • Separação de Deus – esse é o significado de morte espiritual. Antes, eles conversavam todos os dias com Deus presencialmente. Mas depois do pecado eles perderam esse direito porque estavam contaminados com o pecado.
  • Contaminação da terra – a terra ficou amaldiçoada com o pecado; já não era tudo bom, também tinha maldade (“17. E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. 18. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. 19. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”” - Gênesis 3,17-19). O diabo ganhou poder na terra.
  • Sofrimento – tudo de bom vem de Deus, daí quando ficaram separados d'Ele, passaram a conhecer o sofrimento (dor e dificuldade).
  • Natureza pecaminosa – Adão e Eva passaram e ter tendência para pecar. Isso significa que o pecado se tornou em uma coisa natural para fazer e muito difícil de resistir. Mas ainda tinham consciência que o pecado é errado e podiam escolher.

Por causa do pecado de Adão e Eva, toda a humanidade sofre essas consequências. A Bíblia diz que somos todos pecadores, separados de Deus. Ninguém está sem pecado. Daí pecado original também significa essa condição de toda a gente ter pecado.

A Bíblia não explica por que sofremos todos por causa desse primeiro pecado. Mas, assim como através de Adão toda a gente ficou em pecado, pelo sacrifício de Jesus todos que querem podem ficar livres do pecado e voltar a ter um relacionamento pessoal com Deus (“16. Nem aconteceu com o dom o mesmo que com as consequências do pecado de um só: a falta de um só teve por consequência um veredicto de condenação, ao passo que, depois de muitas ofensas, o dom da graça atrai um juízo de justificação. 17. Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo!” - Romanos 5,16-17). A escolha é de cada um. A escolha é sua.

3. Quais são as consequências do pecado?

As consequências principais do pecado são a morte e a separação da presença de Deus (“Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” - Romanos 6,23). Essas duas consequências causam muito sofrimento na vida do pecador. O pecado também traz muitas outras consequências secundárias.

As consequências do primeiro pecado

Logo em Gênesis 2,16-17“16. Deu-lhe este preceito: ‘Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; 17., mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente.’”  - Deus avisou que a consequência principal do pecado era a morte. Quando Adão e Eva pecaram, eles sofreram morte espiritual – ficaram afastados da presença de Deus. Deus também os condenou à morte física, começando o processo lento de degradação física que leva todos a morrer (Gênesis 3:19).

Por causa do pecado, a terra ficou amaldiçoada. A terra perdeu sua perfeição e se tornou um lugar difícil de viver (Gênesis 3:17-18). Surgiu o sofrimento, a dor e o conflito entre pessoas. A vida na terra ganhou muitas dificuldades.

Consequências gerais do pecado

A separação eterna da presença de Deus é a pior consequência de todo pecado (Romanos 3:23). Quem peca se rebela contra Deus. O inferno é uma eternidade sem Deus. A Bíblia diz que outras consequências do pecado no mundo são:

  • A doença – agora nossos corpos são vulneráveis a todo tipo de doença e, um dia, todos temos que morrer (mas atenção: a doença não é sempre consequência de pecado individual; é consequência da existência de pecado no mundo)
  • Desastres naturais – fomes, dilúvios e outros desastres são produto da maldição da terra
  • Relacionamentos difíceis – tornou-se muito mais difícil ter relacionamentos harmoniosos com outras pessoas

Consequências individuais do pecado

Cada pessoa também sofre as consequências de seu próprio pecado. Algumas consequências do pecado podem ser:

  • Culpa – a culpa corrói a vida sem oferecer uma solução; a pessoa se condena mas não sabe como mudar de vida
  • Falta de sensibilidade – é o contrário da culpa; a pessoa perde noção de certo e errado e continua pecando sem entender as consequências.
  • Humilhação – o pecado leva à desgraça dos arrogantes e orgulhosos
  • Castigo da lei – alguns pecados são crimes e podem levar vários tipos de castigo aplicado pela justiça humana

O pecado traz muito sofrimento ao pecador. Deus retribui a cada um de acordo com suas ações (Romanos 2:6). Mas existe uma esperança. 

Deus nos ama e não gosta de nos ver sofrer. Por isso, Ele veio à terra para levar o castigo por nossos pecados em nosso lugar. Agora quem aceita Jesus como seu salvador recebe perdão de seus pecados e pode ficar na presença de Deus (João 3,16). Um dia Deus vai destruir todo sofrimento causado pelo pecado e os salvos viverão com Ele para sempre!

4. O que é pecado mortal?

Pecado mortal é pecado que leva à morte. A Bíblia fala algumas vezes sobre pecado que leva à morte, mas não explica o que é. Muitas pessoas acreditam que o pecado mortal causa morte espiritual, mas algumas pessoas acham que fala sobre morte física.

A Bíblia diz que todo pecado é mortal (Romanos 6:23). O pecado gera morte física e morte espiritual (separação de Deus). Mas quem aceita Jesus como salvador ressuscita espiritualmente (volta e ter comunhão com Deus) e um dia irá ressuscitar fisicamente, para morar no Céu.

Pecado mortal segundo a Igreja Católica

“Pecado mortal” é principalmente um conceito da Igreja Católica. De acordo com o catolicismo, pecado mortal é um pecado grave cometido por uma pessoa que entende o que está fazendo e que faz de livre vontade (porque quer cometer esse pecado). Mesmo se já tiver aceitado Jesus como salvador, a pessoa que comete pecado mortal fica separada de Deus e vai para o inferno, se não se arrepender.

A Bíblia diz que todo pecado é grave e leva à morte e ao inferno (Tiago 2:10). Mas Deus perdoa todos os pecados de quem é salvo. Não é preciso ter medo de perder a salvação. Mas o salvo que comete pecado sofre as consequências durante sua vida. Por isso, é importante pedir perdão pelos pecados e se esforçar para não pecar mais.

Crente pode cometer pecado mortal?

A Bíblia não diz se um crente pode cometer pecado mortal. Isso também depende da definição de pecado mortal. O versículo principal que fala sobre pecado que leva à morte é 1 João 5:16 e há muito debate sobre o que significa:

Morte espiritual eterna

A morte espiritual é a separação eterna de Deus. Aqueles que morrem sem terem seus pecados perdoados ficarão eternamente separados de Deus. Se for isso que o versículo significa, quem é salvo não comete pecado mortal, porque a Bíblia diz que nada nos pode separar de Deus (1 João 2:1-2).

A Bíblia diz que todo pecado tem perdão, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo (Marcos 3:28-29). Se o pecado que leva à morte é pecado que não será perdoado (garantindo o inferno), provavelmente é o mesmo que a blasfêmia contra o Espírito Santo. Quem comete esse pecado não se arrepende, por isso não pode ser perdoado.

Morte física

O pecado tem sempre consequências em nossas vidas. O castigo de alguns pecados é a morte física. Isso aconteceu com Ananias e Safira, no tempo dos apóstolos (Atos dos Apóstolos 5:3-5). Algumas outras passagens da Bíblia também parecem indicar que a morte física é a consequência de alguns pecados.

Se pecado mortal é pecado que é castigado com morte física, talvez seja possível o crente cometer. Deus nos disciplina, para nosso próprio bem (1 Coríntios 11:32). Talvez, em alguns casos quando alguém comete pecado sério sem se desviar, Deus decide que é melhor tirar sua vida. Mas a Bíblia não diz que tipo de pecado merece esse tipo de castigo.

Nenhum argumento é perfeito. Poderemos não saber ao certo o que é pecado mortal, mas a Bíblia nos ensina que Deus nos ama e nos perdoa quando nos arrependemos. Basta pedir perdão quando entendemos que cometemos pecado. Não precisamos ter medo.

5. Um cristão pode perder a salvação?

Não, um verdadeiro cristão não pode perder a salvação. Quem crê em Jesus, se arrepende dos seus pecados e deixa Jesus entrar em sua vida está salvo, mesmo se cometer pecados depois.

O que é salvação?

Se uma pessoa precisa ser salva, é porque está em apuros. Se você está se afogando no mar, precisa de alguém para lhe salvar. Do mesmo jeito, quem ainda não tem Jesus está preso em seus pecados e não consegue sair sem ajuda. Jesus é o “salva-vidas”, Ele morreu e ressuscitou para nos libertar.

A Bíblia fala que, quando você aceita Jesus como seu salvador:

  • Você foi salvo – você já não é escravo do pecado e já não precisa ter medo de ir para o Inferno; você deixou de afogar, o salva-vidas está lhe segurando (Romanos 8:1-2).
  • Você está sendo salvo – Jesus começa a tratar sua vida diária, a mudar suas atitudes e a lhe libertar de hábitos que são pecado; é um processo de santificação; o seu salva-vidas está lhe levando para a praia (2 Coríntios 3:18).
  • Você vai ser salvo – no dia do Juízo você irá para o Céu e será aperfeiçoado, completamente livre do pecado; quando você chegar à praia, ficará em segurança, livre da força da água (Romanos 8:23).

Sim, a salvação é um processo e um alvo a atingir, mas você também está salvo logo quando se converte. Isso pode parecer estranho, mas Deus vê o tempo de um jeito diferente do nosso. NADA nos pode separar de Deus (Romanos 8,38-39).

Quem se desvia não perde a salvação?

Você pode estar salvo e ainda pecar. Quem está salvo rejeitou o pecado, mas existem pecados que levam tempo e trabalho para deixar. Isso faz parte do processo de santificação.

O diabo, que já lhe perdeu, tenta causar o máximo de estragos, para dificultar esse processo de santificação, fazendo de tudo para piorar sua vida e lhe impedir de alcançar seu máximo potencial em Cristo. Aí falamos de uma batalha espiritual. Você pode estar salvo mas se não resistir ao diabo e deixar o pecado, não vai conhecer as bênçãos que Jesus tem para você aqui na terra, antes de ir para o Céu (Tiago 4:7-8).

Há muita gente que tem uma experiência genuína com Jesus mas depois abandona o evangelho. Isso acontece muitas vezes porque não compreenderam verdadeiramente o que é a salvação e o que implica nas suas vidas. Como Jesus explicou na parábola do semeador (Lucas 8:13-15), não têm raiz, a sua vontade de seguir Cristo só foi um impulso baseado em sentimentos românticos, não um compromisso sério para superar todos os obstáculos com a ajuda de Jesus.

Quando você realmente entende que não há nenhum outro caminho melhor que seguir a Cristo, você pode vacilar e ter crises de fé, mas você não O vai abandonar.

Não podemos saber todas as razões para alguém deixar o evangelho ou duvidar da sua decisão mas precisamos lembrar que Deus nos perdoa e nos ama. Independentemente do que a leva a desistir de seguir Jesus, devemos orar por essa pessoa, para que volte para Ele, tomando uma decisão séria.

Para entender melhor o que Jesus disse sobre esse assunto, leia em Lucas 8 a parábola do semeador.

6. O que é a santificação?

A santificação é a dedicação a Deus, se separando do pecado. Quando uma pessoa aceita Jesus como seu senhor e salvador, acontece a santificação. Através da santificação, a atitude e o caráter do crente são transformados por Deus.


Quando acontece a santificação?

A Bíblia fala da santificação como uma coisa que já aconteceu, está acontecendo e ainda vai acontecer.

Fomos santificados – no momento em que você aceita Jesus em sua vida, você é santificado. A sua vida é dedicada a Deus, não mais ao pecado. Você agora é santo. - 1 Coríntios 1:2; 1 Coríntios 6:11

Estamos sendo santificados – a santificação é também uma coisa progressiva na vida do crente, transformando o seu caráter para ser mais e mais como Jesus. Com o tempo Deus vai lidando com os diferentes problemas e pecados na nossa vida. À medida que o relacionamento com Deus se vai aprofundando, Ele vai mostrando áreas da vida que precisam ser transformados e ajuda a mudar. É um crescimento. - 2 Coríntios 3:18; 2 Coríntios 7:1

Vamos ser santificados – quando Jesus vier nos buscar, seremos completamente santificados, livres de todo o pecado e impureza. Aí teremos sido aperfeiçoados viveremos eternamente com Cristo. - 1 Tessalonicenses 5:23-24

Como posso ser santificado?

Se você aceitou Jesus como seu salvador, você já foi salvo e santificado. Para crescer em santificação, você precisa deixar Deus trabalhar em sua vida, mesmo nas áreas mais secretas e doloridas. É Deus quem santifica você, pela ação do Espírito Santo (2 Tessalonicenses 2:13). O Espírito nos ajuda a resistir à tentação e a vencer o pecado. Sem a ajuda do Espírito Santo, sua vida não vai mudar.

Se você quer ser cada vez mais santificado, você precisa estudar a Bíblia. Não é só ler, é procurar entender e aplicar à sua vida. A Bíblia é a palavra de Deus e nos santifica (João 17:17). Você precisa aprender da Bíblia. Você também precisa obedecer. Se você obedece a Deus, você coopera com Ele para a santificação; se você desobedece, você resiste contra a santificação.

Mas o mais importante para a santificação é a fé. Se você acredita que Jesus pode mudar sua vida e você vai entregando todas as áreas da sua vida a Ele, então Ele pode transformar sua vida. O processo de santificação permite a você viver toda a abundância de vida que Deus prometeu. Você só precisa o deixar agir e seguir Sua direção.

7. Como posso ter certeza da vida eterna?

É possível ter certeza da vida eterna e da nossa salvação porque o próprio Jesus nos dá esta certeza.

No texto de João 3:16, Jesus, conversando com um dos principais da Sinagoga, chamado Nicodemos, afirmou isso ao dizer que todo aquele que Nele crê tem a vida eterna. Deus, na Sua Palavra o diz, e Ele não pode mentir (Números 23:19). Se Ele o diz, então posso ter esta certeza.

Ele não diz que pode chegar ter a vida eterna, mas sim, que já tem, já possui a vida eterna.
A vida eterna é o presente que recebemos no momento da conversão. Ela é automática. Uma vez que reconheço o meu estado de pecador e que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o salvador do mundo, e o aceito como meu salvador, já tenho a salvação garantida.

Como a vida eterna é um presente, uma vez que recebemos, já é nosso, ninguém o pode tirar uma vez que é dado. Em João 10:28 Jesus dá a vida eterna e ninguém a pode arrebatar das Suas mãos, nem o Diabo o pode fazer. A vida eterna é real, não é só uma esperança, ela é uma garantia.

8. Como posso ter a certeza que sou salvo?

Provavelmente já nos perguntamos a nós mesmos, se realmente temos a vida eterna. Porque temos dúvidas da salvação? Ter dúvida de salvação não é pecado. Nós temos essa dúvida, porque pensamos que, pelo fato de pecarmos, não merecemos a salvação ou podemos perdê-la.

Mas a salvação não depende dos meus pecados, pois eles já foram pagos pelo precioso sangue de Jesus Cristo na cruz. Se, porém, o fato pecarmos nos levar a duvidar da salvação, 1 João 1:9 traz-nos conforto.

O Espírito Santo dá a certeza da salvação

O Espírito Santo também confirma a certeza da salvação, e a Bíblia apresenta-nos alguns textos a respeito dessa garantia. No ato da nossa decisão, recebemos o Espírito Santo, Ele é a nossa garantia. Em 2 Coríntios 1:22, Paulo afirma que Deus nos selou com o Seu Espírito, ou seja, somos Sua propriedade exclusiva, uma vez que somos selados, pertencemos a Ele e ninguém pode nos tirar da Sua posse.

Porém a dúvida constante é perigosa, pode ser que ainda não tenhamos tido um verdadeiro encontro com Cristo. Se você tem dúvida da sua salvação, faz uma avaliação da sua decisão e se preciso for, reafirme a sua decisão em Cristo ainda hoje. Leia textos que podem te ajudar a confirmar a decisão:

  • Romanos 10:9-10;
  •  Romanos 8:34-39;
  •  João 3:16.


9. O que é ser santo?

Ser santo é ser dedicado a Deus. Quem aceita Jesus como senhor e salvador é santo, porque se dedicou a Deus e o Espírito Santo mora dentro dele. Deus é santo porque é perfeito, sem pecado.

Santidade é pureza perfeita. Deus é puro. Deus não pode ser contaminado pelo pecado. Ele é perfeitamente bom e justo. Deus é o exemplo perfeito de santidade.

Quem é santo?

Todos os salvos são santos, porque Deus os separou do poder do pecado. Agora pertencemos a Deus; nossos pecados foram apagados. Ser santo é ser puro diante de Deus e nós somos purificados pelo sacrifício de Jesus na cruz (1 Coríntios 6:11). Nós somos santos porque Jesus é santo.

Ser santo não significa ser perfeito. Quem é salvo ainda peca mas já não é dominado pelo pecado (1 João 1:8-9). Deus trabalha progressivamente em sua vida para a santificação.

Quem é salvo procura viver de maneira santa, agradável a Deus (1 Pedro 1:15-16). Isso implica; 

  • Louvar a Deus – nossas vidas são dedicadas a Deus. Podemos louvar a Deus em tudo que fazemos. Ser santo é desenvolver intimidade com Deus.
  • Evitar o pecado – é impossível evitar todo o pecado mas podemos vencer muitos pecados, com a ajuda do Espírito Santo. Estamos livres, o pecado já não tem de nos dominar. Se o pecado não agrada a Deus, também não nos deve agradar.
  • Fazer o bem – ter uma atitude de vida santa vai além de só evitar o mal. A Bíblia nos ensina como viver de maneira exemplar; nosso trabalho é aprender essa vida (Efésios 4:22-24).

Quando entendemos que somos santos, nossa atitude muda. Não precisamos viver mais na culpa e no medo do pecado, porque Jesus nos purificou! Agora podemos fazer o que é certo e agradar a Deus.

Por - Marco Antônio Lana (Teólogo Bíblico)