Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A SÍNDROME DE NOÉ



Síndrome de Noé: acumuladores de animais

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre a Síndrome de Noé. Este tipo de doença é caracterizado pela acumulação excessiva de animais. Este tipo de desordem de acumulação ocorre nas pessoas que sofrem de ansiedade juntamente com o pensamento de perda ou ameaça de terem que se livrar dos animais.

Essa acumulação é muito perigosa, pois gera condições de vida precárias e graves, para os animais e para os humanos, e superlotação nas casas. Essas pessoas recolhem animais, mantendo dezenas ou centenas deles em condições inseguras, porque as pessoas não conseguem cuidar deles apropriadamente.

Aqui nós compartilharemos alguns fatos sobre este tipo de comportamento, que afeta não só a vida das pessoas, mas também dos animais.

O que é a Síndrome de Noé?

A Síndrome de Noé é uma acumulação excessiva de animais. Ela pode ser leve ou grave. Em alguns casos, a acumulação não tem muito impacto na vida, enquanto em outros casos, o seu desempenho é gravemente afetado.

Em alguns casos, já foram registradas situações de pessoas com mais de 30 animais domésticos que vivem juntos em uma condição muito dolorosa e preocupante, não só para os animais, mas também para as pessoas que habitam o lugar.

Pessoas com este transtorno de acúmulo, muitas vezes, não percebem isso como um problema, o que torna difícil o tratamento do transtorno. No entanto, o tratamento intensivo pode ajudar essas pessoas a compreenderem as suas compulsões e a viverem suas vidas de forma mais segura e agradável.

Nas casas das pessoas com essa síndrome, pode-se encontrar animais em qualquer lugar: quintal, quarto, garagem, banheiro… não há limites.

Podemos, inclusive, encontrar animais que vivem uns sobre os outros. Normalmente, essas pessoas costumam recolher cães e gatos das ruas.

Em alguns casos, as pessoas tendem a colocar os cães e os gatos em jaulas e ali as condições de vida destes animais é verdadeiramente absurda.

Não está claro o que causa a doença de acumulação. Estuda-se a genética, a química do cérebro e os eventos estressantes da vida como as possíveis causas. No entanto, o que é certo neste tipo de síndrome, o que às vezes nos surpreende, é o fato dela ser mais comum do que parece.

Sintomas
A desordem é, normalmente, um dos primeiros sinais e sintomas do distúrbio de acumulação. Em geral, esse distúrbio pode se apresentar de maneira normal na adolescência.

Então, quando a pessoa envelhece, ele ou ela começa tipicamente a adquirir coisas as quais não há necessidade ou espaço. Em idade avançada, os sintomas são muitas vezes graves e podem ser mais difíceis de tratar.

Este tipo de distúrbio de acumulação afeta as emoções, os pensamentos e os comportamentos. Não só da pessoa, mas também coloca em risco a vida dos animais.

Os sinais e sintomas podem incluir:

·         Incapacidade permanente de desapegar-se de qualquer coisa, independentemente do valor;
·         Apego excessivo às posses, incluindo mal-estar excessivo se os outros tocarem os animais ou brincarem com eles. Surge, com isso, a ideia de deixar um animal ter que ir embora;
·         Espaços desordenados, tornando inutilizáveis áreas da casa para a finalidade pretendida, tais como não ser capaz de cozinhar na cozinha ou usar o banheiro para tomar banho;
·         Interações sociais limitadas ou inexistentes.

Essas pessoas tendem a acumular animais, porque elas acreditam que será necessário ou terá valor no futuro.

Os animais têm, para elas, um importante significado emocional, que serve como um lembrete de tempos mais felizes, sentem-se mais seguras quando cercadas por animais.

Acumuladores de animais

Esses acumuladores de animais podem coletar dezenas ou, até mesmo, centenas de animais de estimação. Os animais podem estar confinados dentro ou fora de casa.

Devido ao grande número, estes animais, muitas vezes, não recebem os cuidados necessários. A saúde e a segurança das pessoas e animais estão em risco devido a condições insalubres.

Se você conhece alguém que tem estes tipos de sintomas de transtorno de acumulação, fale com um médico psiquiatra o mais rapidamente possível.

Por mais difícil que seja denunciar acumuladores, você também poderá precisar entrar em contato com as autoridades locais, tais como polícia, bombeiros, saúde pública, agências de serviços de proteção ou bem-estar animal.

Nestes casos, quanto mais rápido você agir, melhor será. Não apenas você poderá salvar a vida de uma pessoa, mas também de vários animais.

Preste atenção e não se esqueça de fazer alguma coisa para proteger a vida deles.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

4 mentiras que o diabo quer que você acredite



/uploads/posts/4 mentiras que o diabo quer que você acredite

No livro de João capítulo 8,44, Jesus diz que Satanás é o pai da mentira e que nada do que ele diz é verdade. Por isso, o maior objetivo do diabo é enganar as pessoas para que elas não sigam os caminhos de Deus. E quando recebemos Jesus como nosso Salvador e decidimos obedecer a seus ensinamentos, o inimigo faz de tudo para tentar nos desviar do foco e voltarmos atrás em nossa decisão. Com isso ele usa pessoas para nos convencer de que estamos perdendo tempo; cria situações para gerar medo, dúvidas, e sopra em nossos ouvidos de que não conseguiremos vencer o pecado e ser libertos completamente. Mas como Jesus disse, ele é mentiroso, e se você souber quais são as mentiras mais comuns que ele quer que você acredite, ficará muito mais fácil derrotá-lo. Vamos ver quais são elas:

1ª mentira do diabo -  A Palavra de Deus não é verdadeira.

Essa é a principal mentira que o diabo quer que você e eu acreditemos. Ele costuma colocar em nossas mentes que a Bíblia é somente um livro escrito por homens e cheio de contradições. Mas pense numa coisa: você acha que se ela não fosse inspirada por Deus, já não teria sido extinta da humanidade há muito tempo? Quantas guerras ocorreram para tentar destruí-la? Quantas pessoas foram perseguidas e mortas por acreditarem no que está escrito nela? No entanto, a Bíblia é o livro mais lido do mundo e até mesmo a ciência tem comprovado a sua veracidade. A Bíblia Evangélica contém 66 livros e a da Católica 73 livros escritos por cerca de 40 autores em épocas completamente diferentes, e todos eles se encaixam e apontam que Jesus é o Salvador enviado por Deus.

É por isso Satanás luta tanto para contestar a Bíblia, pois ele sabe que ela revela o plano de salvação para a humanidade através de Jesus. Desde que Adão e Eva foram enganados pela serpente, o diabo vem fazendo as pessoas se rebelarem contra o que Deus diz e com isso, mais e mais pessoas têm sofrido as graves consequências por desobedecer ao Senhor. Lembre-se disso: "O mundo pode não cumprir a Bíblia, mas a Bíblia se cumpre no mundo". Basta assistir aos jornais e você verá que tudo o que está escrito na Palavra de Deus, tem se cumprido fielmente.

2ª mentira do diabo - Deus vai abrir uma exceção no seu caso.

O diabo sopra essa mentira em nossos ouvidos todos os dias: "Pode cometer aquele pecado. Você merece. Você já está na igreja há tantos anos e por isso Deus não vai se importar se você der umas 'escapadinhas' de vez em quando". No entanto, eu nunca vi Deus abrir exceções de pecado pra ninguém, nem mesmo para os maiores homens da Bíblia.

Davi, por exemplo, foi ungido rei de Israel e considerado um "homem segundo o coração de Deus", mas nem ele escapou das consequências dos seus erros. Ao se deitar com uma mulher casada, Davi sentiu o peso da mão de Deus. Dessa relação nasceu um filho que veio a falecer e ele passou dias de muita dor e angústia. Veja o que a Bíblia diz:

“Então Davi disse ao profeta Natã: ‘Pequei contra o Senhor!’ E Natã respondeu: ‘O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá’. Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi. E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer. Sete dias depois a criança morreu” (2 Samuel 12,13-18).

Perceba que Deus perdoou Davi e o livrou da morte. Da mesma forma, o Senhor te perdoa todas as vezes que você peca, graças ao sacrifício de Jesus na cruz. Cristo pagou por todos os seus pecados quando foi morto, porém, diferente do que o diabo diz, isso não te livra das consequências do pecado. Portanto, não se esqueça: Deus não abre exceção quando fazemos o mal e permanecemos no erro intencionalmente.

3ª mentira do diabo - É possível ser cristão sem ir à igreja, sem ler a Bíblia, sem orar.

Essa é uma das mentiras mais perigosas que o diabo quer que acreditemos, pois ele não fica feliz quando alguém se converte. Mas a verdade é que um crente que não congrega não se alimenta da Palavra e não ora, ele fica enfraquecido. A Bíblia diz que aquele que não se reveste da armadura espiritual, fica desprotegido dos ataques do maligno e pode ser derrotado com facilidade. Está escrito:

"Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos" (Efésios 6,13-18).

4ª mentira do diabo - Todos os caminhos levam a Deus

Uma das coisas mais comuns que ouvimos de pessoas de outras religiões é que "todos nós servimos ao mesmo deus" e que "todos os caminhos levam a Deus". Porém, essas afirmações são grandes mentiras que o diabo tem usado para nos desviar do único caminho, verdade e vida que é Jesus Cristo.

E, a cada dia, Satanás cria e propaga novas religiões e filosofias, que pregam a paz e o amor, como se elas fossem caminhos alternativos que nos levam para o mesmo fim. Mas a verdade é que não há outros caminhos! Veja o que está escrito:

"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos" (1 Timóteo 2,5-6).

Esses "caminhos" inventados pelo homem, na verdade, são atalhos que, quando chegam ao fim, dão em um grande abismo. Por isso, meus irmãos, meu desejo com este vídeo é que vocês aprendam a reconhecer as mentiras que o diabo tenta nos convencer todos os dias. E, só há um modo de não ser enganado: conhecer a Verdade que está em Jesus. Quanto mais você ler a Bíblia, orar e ouvir a Palavra na igreja, mais você conseguirá identificar e fugir das mentiras do inimigo. Deus te abençoe.