sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

ADULTÉRIO




ADULTÉRIO

2Sm 11

O adultério é expressamente proibido no sétimo mandamento, Não adulteraras. (Ex 20,14 e Dt 5,18).

Mas, o que É mesmo adultério?

A definição é claríssima: violação, transgressão da regra de fidelidade conjugal imposta aos cônjuges pelo contrato matrimonial, cujo princípio consiste em não se manterem relações carnais com outrem fora do casamento.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Na Bíblia, adultério costuma se referir às relações sexuais consensuais entre uma pessoa casada — homem ou mulher — e alguém que não é seu cônjuge. (Jó 24,15; Provérbios 30,20) O adultério é detestável aos olhos de Deus. No antigo Israel, essa ação era punida com a morte. (Levítico 18,20.22.29) Jesus ensinou que seus seguidores não devem cometer adultério. — Mateus 5,27-28; Lucas 18,18-20.

POR QUE É UM ASSUNTO IMPORTANTE

O adúltero quebra o voto solene que fez ao cônjuge quando se casaram. Ele também comete um ‘pecado contra Deus’. (Gênesis 39:7-9) O adultério pode cruelmente separar os filhos de um dos pais. Além disso, a Bíblia avisa que “Deus julgará (...) os adúlteros.” — Hebreus 13,4.

“O matrimônio seja honroso entre todos e o leito conjugal imaculado.” — Hebreus 13,4.

O diabo tem investido alto na grande missão de tornar o adultério algo comum, normal, aceitável por todos. Veja-se, por exemplo, os filmes, programas e em especial as novelas nacionais, o adultério esta sempre presente; transmitindo uma imagem de correto ou de solução para problemas conjugais; a forma que é tratada as cenas, induzem aos telespectadores a aceitar e a torcer pelo casal adultero. É o diabo plantando no subconsciente coletivo a idéia desta prática, é lamentável, mas, tem sido muito bem sucedido em suas investidas.

No meio cristão, o adultério tem encontrado lugar, não é raro surgirem comentários estarrecedores desta prática em igrejas, abalando a boa moral da obra do Senhor.

O que leva o servo do Senhor a cair em tais situações?

A resposta mais acertada seria: Falta de vigilância!

O Senhor nos alerta a estarmos vigilantes: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mt 26,41) O diabo está muito próximo (Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 1Pe 5,8), ávido por brechas através das quais acessa o homem e o influencia a agir segundo a carne. O Adultério tem sua principal causa na falta de vigilância, o pecado abre acesso para a ação maligna na vida.

Há inúmeros fatores que facilitam ao cônjuge permitir que pensamentos impuros surjam em suas mentes, quando alimentados produzem o ato.

Enumero algumas:

> Más companhias:

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! (Sl 1,1 NTLH).

É preciso que saibamos escolher as pessoas que vamos constituir como amigos. Jamais devemos criar laços de amizades com pessoas que reconhecidamente são indignas, e, que vivem segundo os impulsos deste mundo pervertido. Há um provérbio popular que exprime grande sabedoria e realidade, observe: “Diga-me com quem andas e direi quem és! E Quem são teus amigos? Companheiros? Confidentes? Conselheiros? Orientadores? Devemos possuir a mente de Cristo e apenas os cheios do Espírito Santo possui a mente de Cristo e estão aptos a serem o nosso próximo, muito próximos. É necessário que haja limites e discernimento no agir.

> Concupiscência dos olhos:

“Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração.” (Mt 5,28 NTLH).

O Senhor Jesus falando as multidões faz referência ao adultério e foi taxativo ao afirmar: “Quem olhar uma mulher (homem) com desejo sexual, já adulterou com ela (ele)”, este texto se aplica com o mesmo valor as mulheres.

Amados de Deus, se não tens estrutura suficiente para resistir aos desejos que surgem no interior, a melhor solução é evitar freqüentar determinados locais (praias, piscinas, etc). Jesus completa dizendo: “Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno.” (Mt 5,29 NTLH). Na realidade o Senhor não quer que você extirpe o olho, mas, que saiba usá-lo, que não seja instrumento de pecado. Se não tens força o suficiente, evite!

> Falta de sabedoria do cônjuge:

“Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar.” (1Cor 7,5 NTLH)
O sexo é uma prática que deve ser normal no seio do casamento, sua ausência por algum tempo, necessita do consentimento do cônjuge. Infelizmente, a falta de sabedoria tem encontrado lugar em muitas vidas e regras quanto à freqüência das relações sexuais são inventadas e determinadas como lei, a conseqüência e o surgimento de intrigas, que abrem brechas para a ação do maligno; este possui em suas mãos todo um universo de sexo a oferecer. Irmãos queridos ouçam as palavras ungidas do Apóstolo Paulo e deixem que o óleo do Espírito Santo seja derramado sobre vossas vidas.

A prática do sexo é restrita aos casais casados. Os solteiros que mantêm uma vida sexual ativa estão em pecado e são destituídos da glória do Senhor.

O mandamento do Senhor para conosco é que sejamos santos! Firmes! (“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” Ef 6,13) o suficiente para não sermos abalados por nada que se levante contra a vida, enquanto, passamos por esta terra. Os costumes comuns aos filhos dos homens, jamais deve, encontrar lugar na vida dos filhos de Deus.

“Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.” Rm 8.37-39.

O adultério automaticamente põe fim ao casamento?

O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia permite que uma pessoa termine o casamento se seu cônjuge cometeu imoralidade sexual. (Mateus 19,9) Isso significa que, depois do ato de infidelidade, o cônjuge inocente tem o direito de decidir se continuará com o cônjuge infiel ou se pedirá o divórcio. Essa é uma decisão pessoal. — Gálatas 6,5.

Aos olhos de Deus o casamento é uma união sagrada para a vida toda. (1 Coríntios 7,39) Por isso, Deus odeia quando uma pessoa busca o divórcio por motivos fúteis, como simplesmente não estar satisfeito com o cônjuge. Portanto, divorciar-se ou não é uma decisão que não deve ser encarada de forma leviana. — Malaquias 2,16; Mateus 19,3-6.


O adultério é um pecado imperdoável?

O QUE A BÍBLIA DIZ

O adultério não é um pecado imperdoável. A Bíblia diz que Deus mostra misericórdia aos que se arrependem de seus pecados e abandonam uma conduta errada — incluindo o adultério. (Atos 3,19; Gálatas 5,19-21) De fato, a Bíblia fala de homens e mulheres que deixaram de praticar o adultério e mais tarde se tornaram amigos de Deus. — 1 Coríntios 6,9-11.

Deus mostrou misericórdia no caso do Rei Davi do antigo Israel. Davi cometeu adultério com a esposa de um dos oficiais de seu exército. (2 Samuel 11:2-4). A Bíblia diz claramente que o que ele fez foi errado aos olhos de Deus. (2 Samuel 11,27) Depois de receber correção, Davi se arrependeu, e Deus o perdoou. Mesmo assim, Davi teve de sofrer as conseqüências de suas ações. (2 Samuel 12,13-14) O sábio Rei Salomão mais tarde afirmou que “quem comete adultério . . . é falto de boa motivação”. — Provérbios 6,32, nota.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Se você cometeu adultério, precisa pedir perdão tanto a Deus como a seu cônjuge. (Salmo 51,1-5) Aprenda a odiar o adultério assim como Deus o odeia. (Salmo 97,10) Esteja determinado a evitar pornografia, fantasias sexuais, flerte ou qualquer outra coisa que possa levar você a ter interesse sexual em alguém que não é seu cônjuge. — Mateus 5,27-28; Tiago 1,14-15.

Se você foi vítima de adultério, saiba que Deus entende seus sentimentos. (Malaquias 2,13-14) Peça que ele o console e o oriente, e ele lhe dará seu apoio. (Salmo 55,22) Se você decidir perdoar seu cônjuge e continuar casado, vocês dois precisarão se esforçar para reconstruir o casamento. — Efésios 4,32.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

COMO É O MUNDO ESPIRITUAL.

COMO É O MUNDO ESPIRITUAL.



Você já ficou pensando em como é o mundo espiritual e quem está lá? Se já, você não é o único. Por milhares de anos, os humanos desenvolveram muitas crenças sobre esse assunto. Alguns acreditam que o céu é um lugar de paz e tranquilidade, onde moram os anjos e as pessoas boas que já morreram. Outros acham que é o lar de seus antepassados, que merecem ser lembrados e respeitados. E muitos creem que o mundo espiritual é o lugar onde moram milhões de deuses.

Também, alguns dizem que é impossível saber a verdade sobre o mundo espiritual porque ninguém nunca veio de lá para contar como é. Mas isso não é verdade. Antes de Jesus vir à Terra, ele existia no céu, no mundo espiritual. Ele disse a alguns líderes religiosos dos seus dias: “Desci do céu não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (Jo 6,38) Ele também disse aos seus apóstolos: “Na casa do meu Pai há muitas moradas.” (Jô 14,2) Ele podia dizer isso porque conhecia o céu pessoalmente.


Quando Jesus falou de seu Pai, ele estava se referindo a Deus, e a “casa” dele fica nos céus. (Sl 83,18). Assim, a Santíssima Trindade é melhor para descrever como é o mundo espiritual. Revelaram muitas coisas sobre o céu a alguns servos fiéis do passado. Fizeram isso por meio de visões impressionantes.

Ao ler sobre essas visões, lembre-se de que o mundo espiritual é diferente do mundo físico. Não dá para ver ou tocar as coisas do mundo espiritual. Mesmo assim, quando Deus transmitiu visões do céu a alguns homens, ele usou imagens de coisas materiais. Ele preferiu explicar o mundo espiritual de um modo que nós podemos entender. Essas visões vão nos ajudar a conhecer melhor os que vivem nas “muitas moradas” do mundo espiritual.

Visões do invisível mundo espiritual

A Bíblia contém várias visões impressionantes sobre o céu. Ler sobre essas visões é como abrir uma janela para ver o mundo espiritual. Você vai se surpreender com o que a Bíblia diz. É claro que nem tudo nessas visões deve ser entendido ao pé da letra. Mas elas vão ajudar você a entender como é o céu e como as pessoas que vivem lá podem influenciar a sua vida.

O DEUS ALTÍSSIMO

“Vi um trono no céu, e alguém estava sentado no trono. Aquele que estava sentado tinha a aparência de pedras de jaspe e de sárdio, e ao redor do trono havia um arco-íris de aparência semelhante à esmeralda.” — Apocalipse 4,2.3.

“Havia uma luz resplandecente em todo o seu redor, como a de um arco-íris numa nuvem num dia chuvoso. Essa era a aparência da luz resplandecente que havia ao redor. Parecia a glória de Deus.” — Ezequiel 1,27.28.

Essas visões do apóstolo João e do profeta Ezequiel mostram a grandeza do Deus Altíssimo. Dá até para visualizar as imagens usadas nessas visões: um arco-íris, um trono magnífico e lindas pedras preciosas. Isso nos ajuda a entender que a presença de Jeová é impressionante, de tirar o fôlego, mas ao mesmo tempo transmite tranquilidade e uma sensação de bem-estar.

Tudo isso combina com as palavras do salmista: “Deus é grande e digno de todo louvor. Ele inspira temor, mais do que todos os outros deuses. Todos os deuses dos povos são deuses sem valor, mas Jeová é aquele que fez os céus. Na sua presença há majestade e esplendor; no seu santuário há força e beleza.” — Salmo 96,4-6.

Fica claro que é o Deus Altíssimo. Mesmo assim, ele quer que nos aproximemos dele por meio da oração, e nos dá a certeza de que ele nos ouve. (Salmo 65,2) Deus nos ama e se preocupa conosco. Por isso, o apóstolo João escreveu: “Deus é amor.” — 1 João 4,8.

JESUS ESTÁ AO LADO DE DEUS

“[Estevão, que era seguidor de Cristo,] cheio de espírito santo, olhou fixamente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, e disse: ‘Estou vendo o céu aberto, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. ’” — Atos 7,55-56.

Estevão teve essa visão pouco depois que Jesus morreu. Ele estava falando com os mesmos líderes religiosos judeus que planejaram a morte de Jesus. Essa visão confirmou que Jesus estava vivo no céu. Ele tinha sido ressuscitado e estava numa posição privilegiada. Sobre isso, o apóstolo Paulo escreveu: “[Deus] levantou [Jesus] dentre os mortos e o fez sentar-se à sua direita nos lugares celestiais, muito acima de todo governo, autoridade, poder, domínio e todo nome que possa ser dado, não só neste sistema de coisas, mas também no que virá.” — Efésios 1,20-21.

A Bíblia não fala só da posição importante que Jesus tem. Ela também mostra que ele, assim como seu Pai, tem muito carinho pelas pessoas na Terra. Enquanto estava aqui, Jesus curou os doentes e ressuscitou os mortos. Ele deu a sua vida por nós, e isso foi uma prova do seu amor por Deus e pelos humanos. (Efésios 2,4-5) Agora, Jesus está ao lado de Deus e, em breve, vai usar sua autoridade e abençoar todas as pessoas obedientes.

ANJOS SERVEM A DEUS

O profeta Daniel disse: “Continuei olhando até que foram colocados tronos, e o Antigo de Dias se sentou. . . . Mil vezes mil o serviam, e dez mil vezes dez mil estavam de pé diante dele.” — Daniel 7,9.10.

Nessa visão, Daniel viu milhões de anjos diante de Deus. Deve ter sido uma visão fascinante! Os anjos são seres espirituais incríveis. Eles são muito inteligentes e poderosos. Existem diferentes tipos de anjos. A Bíblia fala, por exemplo, dos querubins e dos serafins. Anjos são mencionados mais de 250 vezes na Bíblia.

Os anjos não são humanos que morreram e depois foram viver no céu. Deus criou os anjos muito antes de criar o primeiro ser humano. Quando ‘os alicerces da Terra foram lançados’, ou seja, quando a Terra foi criada, os anjos já existiam, e a Bíblia diz que eles deram gritos de louvor. — Jó 38,4-7.

Os anjos fiéis continuam servindo a Deus hoje. Eles participam no trabalho mais importante que está sendo realizado na Terra: a pregação das boas novas do Reino de Deus. (Mateus 24,14) Isso foi revelado numa visão que o apóstolo João teve. Ele escreveu: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, e ele tinha boas novas eternas para declarar aos que moram na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.” (Apocalipse 14,6) Hoje os anjos não falam com as pessoas como faziam no passado. Mas eles ajudam os que pregam as boas novas a encontrar pessoas sinceras.

SATANÁS ENGANA MILHÕES DE PESSOAS.

“Irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e o dragão e os seus anjos batalharam, mas eles não venceram, nem se achou mais lugar para eles no céu. Assim, foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está enganando toda a terra habitada. Ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele.” — Apocalipse 12,7-9.

O céu nem sempre foi um lugar tranquilo. No começo da história humana, um anjo passou a ter um forte desejo de ser adorado. Ele se opôs a Deus e se tornou Satanás, que significa “Opositor”. Outros anjos também fizeram isso e se tornaram demônios. Satanás e os demônios são extremamente perversos. Eles rejeitaram as orientações amorosas de Jeová e levaram a maioria das pessoas na Terra a fazer o mesmo.

Esses anjos maus são imorais, corruptos e cruéis. Eles odeiam os humanos e já contribuíram para muito sofrimento aqui na Terra. Por exemplo, Satanás matou os animais e os servos de Jó, um homem fiel do passado. Depois, ele causou “um forte vento” que derrubou a casa onde estavam os dez filhos de Jó. Todos eles morreram. Além de todo esse mal, Satanás ainda atacou Jó com “furúnculos dolorosos, desde a sola dos pés até o alto da cabeça”. — Jó 1,7-19; 2,7.

Mas a boa notícia é que, em pouco tempo, Satanás será destruído. Ele já foi lançado para a Terra e “sabe que lhe resta pouco tempo”. (Apocalipse 12,12) Satanás está condenado à morte!

HUMANOS QUE VÃO PARA O CÉU

“[Jesus] comprou pessoas para Deus, de toda tribo, língua, povo e nação, e fez deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra.” — Apocalipse 5,9-10.
Jesus não foi o único a ser ressuscitado para viver no céu. Algumas pessoas da Terra também vão para lá. Jesus disse aos seus apóstolos fiéis: “Vou embora para preparar um lugar para vocês. Também, . . . virei novamente e os levarei comigo, para que, onde eu estiver, vocês também estejam.” — João 14,2-3.

Os humanos que vão para o céu têm um trabalho a fazer. Junto com Jesus, eles vão fazer parte de um Reino que governará sobre toda a Terra. Eles farão coisas maravilhosas por nós. Jesus falou desse Reino para seus seguidores quando ensinou a oração-modelo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” — Mateus 6,9-10.

BÊNÇÃOS DO CÉU PARA OS HUMANOS

O apóstolo João escreveu: “Ouvi uma voz alta do trono dizer: ‘Veja! A tenda de Deus está com a humanidade. . . . Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram.’” — Apocalipse 21,3-4.

Essa visão fala do futuro. Os governantes do Reino de Deus, ou seja, Jesus e os humanos que vão para o céu, acabarão com a influência de Satanás e transformarão a Terra em um Paraíso. Todo o sofrimento e a tristeza da humanidade vão ser coisas do passado. Até a morte vai deixar de existir!

Mas bilhões de pessoas já morreram e não vão ser ressuscitadas para viver no céu. O que vai acontecer com elas? No futuro, elas vão poder viver para sempre no Paraíso na Terra. — Lucas 23,43.

VOCÊ NÃO PRECISA TER MEDO DOS DEMÔNIOS

Milhões de pessoas estão escravizadas a superstições e ao medo de espíritos maus. Para se proteger, elas usam amuletos, talismãs e poções mágicas. Mas você não precisa recorrer a essas coisas. O Deus verdadeiro, Jeová, é muito mais poderoso do que Satanás. Se você confiar em Jeová, ele vai proteger você. A Bíblia nos garante: “Os olhos de Jeová percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles que têm o coração pleno para com ele.” — 2 Crônicas 16,9.

Aprender sobre o que agrada a Deus e colocar isso em prática é a chave para ganhar a proteção dele. Por exemplo, no tempo dos apóstolos, os cristãos na cidade de Éfeso juntaram todos os seus livros de magia e os queimaram. (Atos 19,19-20) Do mesmo modo, para que Deus nos dê sua proteção, precisamos jogar fora qualquer objeto relacionado a práticas demoníacas. Isso inclui talismãs, amuletos, livros sobre ocultismo, santinhos e quaisquer pingentes ou colares de “proteção”.


A Bíblia diz: “Sujeitem-se a Deus; mas oponham-se ao Diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4,7) Como você pode se sujeitar a Deus? Por obedecer e servir a ele. Se fizer isso, pode ter certeza que Satanás e os demônios não vão controlar você.

O QUE APRENDEMOS DAS AVES

O que aprendemos das aves

‘Pergunte às aves dos céus, e elas o informarão. Quem dentre todas elas não sabe que foi a mão de Jeová que fez isso?’ — Jó 12,7.9.

MAIS de três mil anos atrás, um homem chamado Jó viu que as aves podem nos informar muito sobre as obras de Deus. O comportamento das aves também foi tema de várias parábolas e comparações na Bíblia. Muitas referências bíblicas a aves nos ensinam lições importantes sobre a vida e sobre nossa amizade com Deus.

O NINHO DA ANDORINHA



Quem morava em Jerusalém conhecia bem as andorinhas. Elas faziam ninhos nos cantos dos telhados. Todo ano, algumas andorinhas faziam seus ninhos no templo de Salomão. É provável que elas achassem o templo um lugar tranquilo e seguro para criar seus filhotinhos.

O Salmo 84, que foi composto por um dos filhos de Corá, fala de ninhos de andorinha no templo. Os filhos de Corá tinham o privilégio de servir no templo só por uma semana a cada seis meses. Mas o compositor desse salmo queria ser como uma andorinha, que podia morar na casa de Jeová. Ele disse: “Como é belo o teu grandioso tabernáculo, ó Jeová dos exércitos! Todo o meu ser desfalece de saudade; sim, estou fraco de tanto ansiar pelos pátios de Jeová. . . . Até mesmo o pássaro encontra uma casa ali e a andorinha um ninho para si, onde ela cuida dos seus filhotes perto do teu grandioso altar, ó Jeová dos exércitos, meu Rei e meu Deus!” (Salmo 84,1-3) Será que nós também temos esse desejo forte de sempre nos reunir com o povo de Deus, junto com os nossos filhos? — Salmo 26,8.12.

A CEGONHA MIGRA NA HORA CERTA



O profeta Jeremias escreveu: “A cegonha nos céus conhece as suas estações.” Na região onde Jeremias morava, dava para observar a migração das cegonhas. Um relatório mostrou que, durante uma primavera, mais de 300 mil cegonhas-brancas migraram da África para o norte da Europa, passando pelo vale do Jordão. Assim como outras aves migratórias, as cegonhas “se apegam ao tempo do seu retorno”. (Jeremias 8,7) É como se elas tivessem um relógio interno com um alarme que dispara na hora certa. Assim, milhares de aves voltam para casa para passar o verão.

O Atlas Collins da Migração das Aves * diz: “O mais incrível é que a migração das aves ocorre de modo instintivo.” Jeová Deus criou as aves migratórias com uma sabedoria natural. Elas conhecem as estações por instinto. Nós também podemos discernir o tempo em que vivemos. (Lucas 12,54-56) Só que, diferente das cegonhas, não fazemos isso por instinto. Precisamos do conhecimento de Deus para entender em que época estamos vivendo. Nos dias de Jeremias, os israelitas não prestaram atenção ao que estava acontecendo em volta deles. Deus explicou qual era o problema: “Eles rejeitaram a palavra de Jeová; que sabedoria eles têm?” — Jeremias 8,9.

Assim como a cegonha, é importante discernir o tempo. Hoje existem muitas evidências de que estamos nos “últimos dias”, como diz a Bíblia. (2 Timóteo 3,1-5) E você, reconhece que estamos no tempo do fim?

A ÁGUIA ENXERGA LONGE



A Bíblia fala muitas vezes da águia. É comum ver essa ave elegante voando nos céus da Terra Prometida. Como a Bíblia diz, a águia faz o seu ninho em lugares bem altos e “de lá ela procura alimento, seus olhos enxergam longe”. (Jó 39,27-29) A águia tem o olho tão bom que consegue enxergar um coelho a um quilômetro de distância.

Assim como a águia consegue enxergar longe, Deus consegue ver o que vai acontecer no futuro. Ele diz: “Desde o princípio anuncio o final, e desde os tempos antigos as coisas que ainda não foram feitas.” (Isaías 46,10) A sabedoria de Jeová e sua capacidade de ver o futuro são impressionantes. Por isso, fazer o que Jeová diz é o melhor para nós. — Isaías 48,17-18.

A Bíblia fala que as pessoas que confiam em Deus são como águias. Isaías 40,31 diz: “Os que esperam em Jeová recuperarão as forças. Voarão alto como as águias.” Para conseguir voar alto, a águia aproveita uma coluna de ar quente. Daí, abre as asas e fica voando em círculos dentro dessa coluna de ar. Assim, ela sobe cada vez mais. A águia consegue pairar e voar por longas distâncias sem usar suas próprias forças. Do mesmo modo, os servos de Jeová confiam que ele lhes dá “o poder além do normal”. — 2 Coríntios 4,7-8.

“A GALINHA AJUNTA SEUS PINTINHOS”



Pouco antes de morrer, Jesus olhou para a capital de Judá e disse em tom de tristeza: “Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados . . . Quantas vezes eu quis ajuntar seus filhos, assim como a galinha ajunta seus pintinhos debaixo das asas! Mas vocês não quiseram.” — Mateus 23,37.

Uma das características mais fortes das aves é o modo como elas tentam proteger seus filhotes. As aves que fazem ninhos no chão, como as galinhas, precisam ficar sempre atentas a possíveis ameaças. Quando uma galinha vê um gavião voando perto de seus pintinhos, ela cacareja alto. Os pintinhos entendem o alerta e correm para debaixo das asas dela. Eles também ficam ali para se esconder do calor do sol ou de chuva forte. Do mesmo modo, Jesus ofereceu proteção espiritual aos habitantes de Jerusalém. E hoje ele nos oferece proteção e alívio dos problemas e das ansiedades da vida. — Mateus 11,28-29.

Com certeza, essas aves podem nos ensinar muitas lições. Da próxima vez que você observar uma delas, lembre-se das comparações que a Bíblia faz. A andorinha ensina você a dar valor ao local que usamos para adorar a Jeová. Você pode confiar que Deus vai lhe dar poder para “voar alto” como as águias. Busque a proteção espiritual que Jesus oferece, assim como os pintinhos buscam proteção debaixo das asas da galinha. E lembre-se da lição da cegonha: é preciso prestar atenção no tempo em que estamos vivendo.


O Diabo existe?



O Diabo existe?



Sim, o Diabo existe. Ele é o “governante do mundo”, uma criatura espiritual que se tornou má e se rebelou contra Deus. (João 14,30; Efésios 6,11-12) A Bíblia revela a personalidade do Diabo por usar os títulos e descrições a seguir:

• Satanás, que significa “Opositor”. — Jó 1,6.
• Diabo, que significa “Caluniador”. — Apocalipse 12,9.
• Serpente, que na Bíblia simboliza “Enganador”. — 2 Coríntios 11,3.
• Tentador. — Mateus 4,3.
• Mentiroso. — João 8,44.

Não é um princípio do mal

Para alguns, Satanás, o Diabo, é apenas um princípio do mal que existe dentro de nós. No entanto, a Bíblia registra uma conversa entre Deus e Satanás. Visto que Deus é perfeito, ele não poderia estar falando com uma parte má de si mesmo. (Deuteronômio 32,4; Jó 2,1-6) De modo similar, Satanás tentou Jesus, que não tinha pecado. (Mateus 4,8-10; 1 João 3,5) Assim, a Bíblia mostra que o Diabo é uma pessoa real, e não apenas uma personificação do mal.

Devemos ficar surpresos por muitos não acreditarem na existência do Diabo? De forma alguma, pois a Bíblia diz que Satanás usa métodos enganosos para alcançar seus objetivos. (2 Tessalonicenses 2,9-10) Uma de suas maiores artimanhas tem sido cegar muitas pessoas, fazendo com que não acreditem em sua existência. — 2 Coríntios 4,4.

Outros conceitos equivocados sobre o Diabo
Mito: Satanás trabalha para Deus, como se fosse um “advogado de acusação”.

Fato: O Diabo é inimigo de Deus, não seu servo. Satanás, o Diabo, se opõe e acusa falsamente aqueles que servem a Deus. — 1 Pedro 5,8; Ap 12,10.

Os demônios existem?

Sim. Os demônios são “anjos que pecaram”, criaturas espirituais que se rebelaram contra Deus. (2 Pedro 2,4) O primeiro anjo a se tornar um demônio foi Satanás, o Diabo, a quem a Bíblia chama de “governante dos demônios”. — Mateus 12,24.26.

Rebelião nos dias de Noé

A Bíblia registra uma rebelião de anjos antes do Dilúvio nos dias de Noé: “Os filhos do verdadeiro Deus começaram a notar as filhas dos homens, que elas eram [belas]; e foram tomar para si esposas, a saber, todas as que escolheram.” (Gênesis 6,2) Esses anjos maus, ou decaídos, “abandonaram a sua própria moradia correta” no céu e se materializaram em corpos humanos a fim de ter relações sexuais com as mulheres. — Judas 6.

Quando ocorreu o Dilúvio, os anjos rebeldes abandonaram seus corpos humanos e voltaram ao céu. Mas eles foram expulsos da família de Deus. E, como parte dessa punição, os demônios não podem mais assumir forma humana. — Efésios 6,11-12.

Deus criou o Diabo?

A Bíblia mostra que Deus não criou o Diabo. Ele criou a pessoa que se tornou o Diabo. A Bíblia diz o seguinte sobre Deus: “Perfeita é a sua atuação, pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele.” (Deuteronômio 32,3-5) Dessa declaração podemos concluir que Satanás, o Diabo, já foi perfeito e correto, um dos filhos angélicos de Deus.

Em João 8,44, Jesus disse que o Diabo “não permaneceu firme na verdade”, indicando que Satanás numa determinada época era verdadeiro e puro.

No entanto, assim como todas as outras criaturas inteligentes de Deus, o anjo que se tornou Satanás tinha a liberdade de escolher entre o certo e o errado. Por escolher se opor a Deus e incitar o primeiro casal humano a se juntar a ele, esse anjo fez de si mesmo Satanás, que significa “Opositor”. — Gênesis 3,1-5; Apocalipse 12,9.

Onde vive o Diabo?

Visto ser uma criatura espiritual, o Diabo vive num domínio invisível. Mas isso não se refere a um inferno de fogo onde ele atormenta os maus,

“Uma guerra no céu”

Por um tempo, Satanás, o Diabo, tinha livre acesso ao céu, podendo até mesmo comparecer diante de Deus com os anjos fiéis. (Jó 1,6) Mas a Bíblia predisse que haveria uma “guerra no céu” que resultaria em Satanás ser expulso de lá e “lançado à terra”. (Apocalipse 12,7-9, Missionários Capuchinhos).

Tanto a cronologia bíblica como os acontecimentos mundiais confirmam que essa guerra já aconteceu. O Diabo agora está restrito à vizinhança da Terra.

Isso quer dizer que o Diabo vive num lugar específico em nosso planeta?

Por exemplo, a Bíblia diz que a antiga cidade de Pérgamo era ‘onde estava o trono de Satanás’ e ‘onde Satanás morava’. (Ap 2,13) Na verdade, essas expressões talvez se referissem à concentração da adoração de Satanás nessa cidade. A Bíblia diz que o Diabo governa sobre “todos os reinos da terra”. (Lucas 4,5-6) Ele não vive em nenhum lugar físico na Terra, mas está restrito à vizinhança dela.

O Diabo pode controlar os humanos?

A influência do Diabo e dos demônios sobre a humanidade é tão grande que a Bíblia diz: “O Maligno controla o mundo inteiro.” (1 João 5,19, New Century Version) A Bíblia identifica os métodos usados pelo Diabo para influenciar as pessoas.

• Engano. A Bíblia aconselha os cristãos a “lutar contra as artimanhas do diabo”. (Efésios 6,11) Uma de suas artimanhas é enganar as pessoas, levando-as a acreditar que seus agentes na verdade são servos de Deus. — 2 Coríntios 11,13-15.
• Espiritismo. O Diabo desencaminha as pessoas por meio de adivinhos, astrólogos e médiuns espíritas. (Deuteronômio 18,10-12) O uso de drogas, o hipnotismo e as técnicas de meditação que esvaziam a mente também expõem as pessoas ao controle demoníaco. — Lucas 11,24-26.
• Religião falsa. As religiões que ensinam doutrinas falsas enganam as pessoas, levando-as a desobedecer a Deus. (1 Coríntios 10,20) A Bíblia chama essas crenças de “ensinos de demônios”. — 1 Timóteo 4,1.
• Possessão demoníaca. Na Bíblia, encontramos relatos de espíritos maus que assumiram o controle de humanos. Em alguns casos, as pessoas endemoniadas ficavam cegas ou mudas, ou até machucavam a si mesmas. — Mateus 12,22; Marcos 5,2-5.

Como evitar a influência do Diabo

Você não precisa viver com medo do controle demoníaco, pois a Bíblia mostra como é possível ter êxito em se opor ao Diabo:

• Aprenda a reconhecer os métodos, ou “desígnios”, do Diabo. — 2 Coríntios 2,11.
• Obtenha o conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia, e ponha em prática o que aprender. Aplicar os princípios bíblicos o protegerá da influência do Diabo. — Efésios 6,11-18.
• Livre-se de qualquer coisa ligada a atividades demoníacas. (Atos 19,19) Isso inclui livros, revistas, pôsteres, filmes e músicas que promovem o espiritismo.

Por que Deus não destrói o Diabo?

SE VOCÊ pudesse aliviar o sofrimento de alguém, faria isso? Voluntários que prestam ajuda a humanitária se apressam para aliviar o sofrimento e salvar a vida de pessoas totalmente estranhas. Você talvez se pergunte: ‘Por que Deus não destrói logo o Diabo, que é o responsável por tanto sofrimento?’

Para responder essa pergunta, imagine um julgamento de grande repercussão. O assassino, desesperado para atrasar o processo, alega que o juiz é desonesto no modo como preside seu tribunal e até mesmo afirma que ele está subornando os jurados. Por isso, permite-se que inúmeras testemunhas deponham.

O juiz sabe que o processo — demorado e complexo — causará muita inconveniência e gostaria de encerrar o caso sem atraso. Mas ele percebe que, para chegar a uma decisão que estabelecerá um precedente para possíveis casos futuros, as duas partes envolvidas devem ter tempo suficiente para apresentar seus argumentos.

Como essa situação se aplica ao desafio que o Diabo — também chamado de “dragão”, “serpente” e “Satanás” — lançou contra Deus, “o Altíssimo sobre toda a terra”? (Apocalipse 12,9; Salmo 83,18) Quem é realmente o Diabo? Que acusações ele fez contra Deus? E quando Deus vai acabar com ele?

A necessidade de um precedente.

No início, aquele que se tornaria o Diabo era uma pessoa espiritual perfeita, um anjo de Deus. (Jó 1,6-7) Ele se tornou o Diabo quando ficou obcecado pela ambição egoísta de ser adorado pelos humanos. Então, desafiou o direito de Deus governar, chegando a insinuar que Ele não merecia ser obedecido.

Acusou os humanos de servirem a Deus só quando eram subornados com bênçãos. Alegou que todas as pessoas ‘amaldiçoariam’ o Criador diante de dificuldades. — Jó 1,8-11;2,4-5.
Para responder essas acusações de Satanás, seria preciso mais do que uma demonstração de força. Na verdade, destruir o Diabo no jardim do Éden talvez tivesse indicado para alguns observadores que o Diabo estava certo. Então Deus, que tem autoridade absoluta, deu início a um processo legal para eliminar qualquer dúvida na mente de todos os observadores.

Em harmonia com seus princípios e justiça perfeita, Deus disse que cada lado produziria suas próprias testemunhas. O tempo concedido tem dado aos descendentes de Adão uma chance de viver e de testemunhar a favor de Deus por escolherem manter a integridade a Ele motivada por amor, apesar de quaisquer dificuldades.

Quanto tempo falta?

Jeová Deus sabe muito bem que os humanos continuarão sofrendo enquanto esses procedimentos legais estiverem em andamento. Mas ele está decidido a encerrar o caso o mais breve possível. A Bíblia o descreve como “o Pai de ternas misericórdias e o Deus de todo o consolo”. (2 Coríntios 1,3) Fica claro que “o Deus de todo o consolo” não vai permitir que o Diabo viva mais do que o necessário, nem que os efeitos de sua influência continuem. Por outro lado, Deus não vai eliminar o Diabo antes do tempo, sem que o tribunal universal tenha declarado o caso encerrado.

Quando as questões finalmente estiverem resolvidas, o direito de Jeová governar terá sido vindicado por completo. O caso contra Satanás servirá para sempre como base jurídica. Se surgir de novo um desafio similar, o julgamento envolvendo Satanás poderá ser apontado como um exemplo que não precisará ser repetido.

No momento certo, Jeová Deus mandará seu Filho Jesus Cristo eliminar o Diabo e desfazer todas as suas obras. A Bíblia fala do tempo em que Cristo vai “entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder. Pois ele tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada”. — 1 Coríntios 15,24-26.

Felizmente, a Bíblia promete que haverá condições paradisíacas na Terra inteira. As pessoas viverão como era o propósito original de Deus, num paraíso pacífico. “Os próprios mansos possuirão a terra e deveras se deleitarão na abundância de paz.” Realmente, “os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”. — Salmo 37,11.29.

Pense na perspectiva maravilhosa que a Bíblia apresenta para os servos de Deus: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” — Ap 21,3.4.