quinta-feira, 29 de maio de 2014

FAMÍLIA. IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 08 – LIDERANÇA AMOROSA.



FAMÍLIA. IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 08 – LIDERANÇA AMOROSA.

“Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;  porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” (Ef 5,22-25).

Neste trecho da Palavra de Deus nós encontramos dois papeis do homem, como marido e pai, dentro do lar:
  • Versículo 25  - “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” aqui é uma ordem categórica , não tem condição é simplesmente amar sua esposa, quando ela for boa, amorosa, carinhosa e quando ela for chata.
  • Versículo 23 – “...porque o marido é a cabeça da mulher...”, eu chamo isso de liderança.

I – O PRIMEIRO PAPEL – AMAR


Vamos olhar para esta ordem: “Marido, amai vossa mulher”. É a maior responsabilidade do marido dentro do lar. Porque Paulo nos diz “amai”, está no imperativo, não é uma sugestão. Paulo está dizendo aqui que independente do comportamento ou da atitude da esposa, ela deve ser amada. O modelo que nós temos é realmente Cristo, e então, se nós queremos amar nossa esposa é só olhar na Palavra de Deus e ver como Cristo amou a sua noiva, a Igreja. E Cristo amou de forma incondicional. Este é o amor que o marido deve ter pela esposa. Um amor compromissado, isto é, que não é volúvel, não é condicionado pelos sentimentos do momento, mas é amor no qual eu me comprometo amar  a minha mulher até que a morte nos separe. É o amor sacrificial. Cristo entregou a sua vida. E este amor constante entrega da sua vida à sua esposa. Se eu perguntasse, neste momento se você ama sua esposa, você diria logo: Sim! Mas a pergunta que eu quero fazer é: será que sua esposa sente o seu amor por ela? É uma coisa criativa, constante, é uma confirmação do seu compromisso.

II – O SEGUNDO PAPEL – LIDERAR.

O apóstolo Paulo nos diz em Ef 5,23 estas palavras – “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.” – aqui nós temos nós temos o modelo, o exemplo de liderança. Nós também poderíamos juntar as duas características: amar a esposa e lidera-la. Ou dizer que o homem deve demonstrar uma liderança amorosa.

“Há nas esposas um profundo anseio de ter uma liderança espiritual em suas vidas. Quando o marido não providencia esta liderança ou demonstra desinteresse em ser um bom líder , ela encontra dificuldade em confiar plenamente nele e pode até buscar liderança em outros”. (Jaime Kemp)

Então, é exatamente importante o homem reconhecer que Deus o colocou como sacerdote espiritual, como líder dentro do seu relacionamento conjugal e, também, sobre os filhos. A Palavra de Deus é muito clara em relação à hierarquia de Deus para a família. Em primeiro lugar, nós encontramos Cristo como a Cabeça do homem, Senhor da família, e em segundo lugar, o marido e pai, cabeça da esposa e autoridade principal sobre os filhos, em terceiro lugar vem a esposa e mãe, auxiliadora do marido e autoridade secundária sobre os filhos. E, em quarto lugar, filhos obedientes aos pais. Não dá para melhorar! Agora, eu sei que algumas mulheres vão reclamar. “Ah! Marco, isso quer dizer que eu tenho que ficar debaixo da liderança de um homem? Mas eu não quero um homem mandando em mim”. Mas quando compreendemos o que é na verdade submissão, nós entendemos que não é uma coisa chata. O marido foi instituído por Deus como sacerdote do lar e a esposa está ao seu lado para ajudar a cumprir esta tarefa, que é um privilégio, mas também é uma responsabilidade, pois ele terá de dar contas a Deus pela condução do seu lar. E alem do mais, Deus não faz acepção entre homem e mulher. Em Cristo todos nós temos o mesmo valor. Apenas temos uma diferença de função, a função da mulher é diferente da função do homem. Ser submissa não é ser inferior, e ser obediente. Nós entendemos que esta é uma benção que Deus coloca na vida da mulher em relação ao seu marido. Agora se torna mais fácil uma mulher seguir a liderança do seu marido, quando ela está amando com o amor de Deus e liderando como Cristo liderou a sua noiva, a Igreja. Então, maridos, o desafio é realmente ser cabeça do lar.

CONCLUINDO



Faça uma avaliação na sua vida, como você esta liderando a sua casa? Primeiro é preciso demonstrar o amor através de maneiras práticas e criativas. Você, marido, é o sacerdote espiritual e emocional da sua casa. À noite, na hora de pôr os filhos para deitar, algumas vezes é o marido quem vai levar os filhos para o quarto, ler a Palavra de Deus e orar com eles. Na área de finanças, você deve ser um despenseiro. O seu filho precisa entender que tudo que temos e tudo o que somos pertence ao Senhor. E por ultimo a disciplina. Você é o principal responsável pela orientação do lar, pelo ensinamento, pela instrução bíblica e pela disciplina. Se há algo errado é preciso corrigir, e esse papel também é seu. Parece muito? Mas se você depender do poder de Deus na sua vida, ele capacitará a liderar sua família como Cristo liderou sua noiva.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 07 – O QUE A ESPOSA ESPERA DO MARIDO.



FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 07 – O QUE A ESPOSA ESPERA DO MARIDO.

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” (Ef 5,25).

Vamos falar sobre as necessidades da esposa. Antes, precisamos entender que Deus é o criador do lar. O lar foi instituído como unidade básica da sociedade e também como unidade básica da igreja. E a sociedade não vai bem, a igreja não vai bem quando a família não está indo bem. Quando a família está disfuncional. Portanto, é preciso desafiar os maridos e as esposas a cuidar da grama do seu quintal. Suprindo as necessidades um do outro. Essa é a vontade de Deus para a família aqui na face da terra.

Vamos enumerar as necessidades da esposa.

1. Ser amada:

A esposa precisa receber do seu marido carinho e afeição. Marido preste bem atenção, porque a palavra de Deus é muito clara e dogmática a respeito dessa responsabilidade que nós maridos temos. Em Ef 5,25 e Palavra de Deus nos diz: “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Então a palavra amor aqui está no imperativo. Não há uma sugestão aqui. Alguns maridos pensam o seguinte: “Bem, se a minha esposa for uma boa companheira, uma boa mãe, uma boa cozinheira, boa de cama, então, naturalmente, eu vou corresponder com meu amor para com ela”. Essa não é a ordem. O apostolo Paulo está dizendo que independentemente do comportamento ou da atitude de sua esposa, ela deve ser amada. É incondicional, é o amor de Deus. Porque Deus nos amou incondicionalmente.

2. Comunicação:

A esposa tem necessidade um marido comunicativo. Agora, marido, quando nós namoramos, quando nós noivamos, e, as vezes no primeiro ano, ou nos primeiros três anos do casamento, nós somos super comunicativos.o homem tende a comunicar-se num nível intelectual, a compartilhar dados, compartilhar eventos, compartilhar atividades do dia, o que nós conseguimos na nossa fábrica, na nossa firma, no trabalho. E não é errado comunicar isso a esposa. Ela também pode ouvir isso. Mas o que ela gosta e quando é quando o marido se abre e compartilha seus sonhos, seus sentimentos, seus projetos, suas alegrias e tristezas, angustias e dores. Isto é amizade. Isto é companheirismo. Isto é carinho. E esta comunicação é vital na vida do casal.

3. Marido íntegro:

Porque a confiança e a segurança da mulher estão intimamente ligadas com a integridade do marido. Ela precisa saber que ela é a única mulher na vida do seu marido. Não existe fisicamente, emocionalmente, mentalmente nenhuma outra mulher. E, quantas vezes, o marido vive emocionalmente com outra mulher, mentalmente com outra mulher. Em alguns casos, ele vive sexualmente com outra mulher, e isso desencoraja o seu relacionamento intimo. E, quando a esposa, que é muito perceptiva, muito sensível, ela percebe que ela não está em primeiro lugar, ela começa a ficar insegura, desconfiada, ela pode se tornar chorona. Ela pode entrar numa profunda depressão. Ela pode se tornar agressiva com o marido, mas atrás disso há uma tremenda insegurança. Então uma necessidade básica da esposa é ter certeza que ela é a única mulher na vida do marido.
4. Segurança financeira:

Para ela a sua segurança está também ligada a capacidade do homem de ganhar a vida. Ela não precisa de um apartamento luxuoso. Quem sabe um “apertamento” na preferia da cidade onde exista amor, onde exista segurança a satisfaça. Ela gostará de ter certeza que aqui a companhia de luz não vai desligar a luz porque a conta não foi paga. Ela precisa estar segura de que as necessidades básicas, físicas, materiais vão ser supridas. Por isso é necessário que haja uma filosofia bíblica sobre finanças. Há 105 versículos bíblicos, só no livro de Provérbios, sobre como lidar com o dinheiro, sobre como gerenciar nossa vida. Jesus falou mais sobre dinheiro do que sobre céu ou inferno. Por Que? Porque Jesus sabia os problemas  que o dinheiro causa na vida do homem. E, uma das necessidades básicas da esposa, é ter a segurança de que as coisas vão ser supridas dentro de casa.

5. Pai para seus filhos:

A esposa tem a necessidade de um bom pai para seus filhos. Um pai que participa integralmente na criação, na educação, na instrução e, principalmente, na disciplina dos filhos. Nós, maridos, pais não podemos deixar a responsabilidade da criação dos filhos nas mãos da esposa. O homem espiritual, amigo, carinhoso, atencioso, líder dentro do seu lar agrada sua mulher. A ausência do pai no lar cria insegurança Para a esposa e ela não é capaz de criar adequadamente seus filhos sozinha. Mas o plano de Deus e que o homem acompanha as necessidades, a carência do filho, estabeleça limites dentro do lar e que realmente seja um bom pai.

CONCLUINDO

Então, marido eu destaquei  cinco necessidades da sua esposa:
Necessidade de ser amada;
De comunicar-se;
De ser a única na sua vida;
De estar segura financeiramente;
E de ter um bom pai para seus filhos.

Que estas orientações sejam medicina preventiva para sua vida e para seu casamento.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 06 – O QUE O MARIDO ESPERA DE SUA ESPOSA.



FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 06 – O QUE O MARIDO ESPERA DE SUA ESPOSA.

“O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido.” (1Cor 7,3).

Vamos enumerar as necessidades do marido.

1. Realização sexual:

O apostolo Paulo aborda a questão da realização sexual dentro do casamento em 1Cor 7,3 – “O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido.” Ele esta dizendo que o marido tem uma divida para com sua esposa e que a esposa tem uma divida para com seu marido. Qual é a dúvida? É suprir a necessidade emocional e sexual do seu cônjuge durante todos os anos do casamento. 

2. Companheirismo:

Adão estava sozinho no meio do jardim. Deus viu a necessidade que ele tinha de uma companheira. Não somente de uma companheira que cuidasse das suas necessidades sexuais, mas alguém que andasse com ele, conversasse com ele, que abrisse o coração, que compartilhasse as coisas com ele. O marido deve encarar sua esposa como melhor amiga. O problema é que, muitas vezes, somos egoístas no casamento. Nós queremos que nosso cônjuge faça o que nós gostamos, mas não estamos dispostos a realmente fazer o que o cônjuge gosta. E ser companheiro é fazer o que o outro (ou a outra) que fazer.

3. Ter uma esposa atraente:

É uma necessidade emocional, ter uma esposa da qual ele tenha orgulho. É importante encorajar a sua esposa, a cuidar da aparência, mas não somente isso. Encoraje a sua esposa a cultivar a beleza interior. Incentive a leitura, a meditação na palavra de Deus diariamente, o desenvolvimento de uma vida devocional independente da sua participação.

4. Apoio doméstico:

Apoio doméstico é a mulher manter um lar onde há carinho, onde há amor, onde há uma boa comida, onde há paz e harmonia. Todas essas coisas fazem parte do lar e a mulher tem muito a ver com esta questão. Então este apoio doméstico é importante. É o refugio do marido. Quantas vezes agente encontra, especialmente nos grandes centros urbanos, os homens não querendo voltar para casa. Um bom exemplo é o famoso happy-hour, a hora da felicidade. O homem sai do emprego e não vai para casa. Ele vai com o colega para um bar beber, conversar e assistir o noticiário. E lá pelas nove, dez da noite ele chega em casa. Por que? Porque ele ao tem um apoio domestico. Ele não tem um lugar de paz, de harmonia. Ele não tem desejo de chegar em casa.

5. Respeitar o marido:

Deus diz: “Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.” (Ef 5,33). É uma questão de admiração, é uma questão de elogio. Esposa, você tem respeito pelo seu marido? Mas você diz: “Ah! Marco, mas através dos anos meu marido me mostrou que não merece o meu respeito”. É, realmente, existem os casos em que o homem e infiel, em que o homem é difícil e a mulher perde o respeito. Mas, no propósito de Deus, a mulher respeitando o marido faz uma grande diferença. E eu queria encorajar a esposa a mostrar respeito, admiração pelo marido. Observe que há um perigo, se a esposa não está respeitando e admirando seu marido há uma mulher que quer fazer isto. Ela pode ser solteira, desquitada, divorciada, viúva, frustrada, ela pode ser uma mulher com quem ele trabalhe ou quem ele encontre na sua viagem. Mas o perigo é que ele não recebe na sua casa apreciação por aquilo que ele faz. Ele recebe na sua casa cobranças da sua mulher, mas não recebe da sua mulher aquele respeito, aquela admiração, aquele elogio. Então ele se torna vulnerável e começa a olhar no outro lado da cerca.

CONCLUINDO

Então, esposa, para cuidar da grama do seu quintal, eu quero sugerir que você cuide do seu relacionamento sexual com o seu marido. Seja companheira dele. Seja atraente, bonita, não somente no exterior. Procure desenvolver um lar de harmonia, de carinho, onde o seu marido tem desejo de chegar. E respeite-o.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 05 – UM CASAMENTO A PROVA DE INFIDELIDADE.



FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 05 – UM CASAMENTO A PROVA DE INFIDELIDADE.

“Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. Pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.” (1Cor 11,11-12).

A infidelidade conjugal é a maior responsável pelo aumento do número de divórcios. Por esse motivo, os casais devem ter a preocupação de desenvolver um relacionamento que resista às tentações da infidelidade. Vamos olhar em 1Cor 8-9,11-12 – “Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem; e nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem. Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.” – esse texto mostra que o casal não deve viver separadamente, independentemente um do outro. Deus criou a família para suprir as necessidades e carências dos seus membros. Porque quando as necessidades do homem ou da mulher não são satisfeitas dentro de casa, um ou outro pode começar a procurar fora alguém que as satisfaça.

I – COMO TUDO COMEÇA.

Observe essa ilustração: Maria era uma jovem muito sonhadora, ela esperava encontrar seu príncipe encantado (isto não a impedia de beijar vários “sapos”), mas seu objetivo era encontrar o “príncipe”. Certo dia, Maria conheceu Sérgio. Ele era um rapaz moreno, bonito, alto, tinha olhos verdes, era forte e calado. Maria ficou apaixonada! Depois de algum tempo eles se casaram. Quatro meses depois, Maria notou algo estranho no seu marido: cada vez que ela chegava perto dele querendo um abraço e um beijo, um carinho, ele já queria leva-la para cama. E o que ela estava procurando simplesmente o suprimento de uma necessidade emocional e, não necessariamente, uma relação sexual. Ele também chegava do trabalho emburrado, preocupado e não conversava com ela. Maria não sabia que Sergio fora criado num lar onde não havia demonstrações de carinho de atenção, de afeição entre marido e esposa, entre o pai e a mãe, entre os pais e o filho. Por exemplo, Sergio nunca viu seu pai oferecer uma rosa para a sua mãe . ele nunca presenciou um beijo dos pais. Esposo e esposa, mostrar o quanto você realmente ama o seu cônjuge e fazer isto diante do seu filho é o maior presente que você pode dar a ele. Pai, o maior presente que seu filho pode receber  até aos dezoito anos de idade, é ver que você ama a mãe dele. E o maior presente que uma mãe pode deixar para sua filha é seguir a liderança do pai dela. Essas são coisas maravilhosas! Voltando a história, Sergio cresceu e não sabia dar carinho, afeição e comunicação párea sua esposa. Ele só sabia leva-la para a cama. Imagine, no final do primeiro ano do casamento com Sergio. Maria estava morrendo, por falta de carinho e afeição. Coincidentemente, Maria foi transferida para outra seção na empresa onde trabalhava, onde encontrou um homem chamado Osvaldo. Osvaldo não era bonito como Sergio. Mas, Osvaldo era um homem comunicativo, carinhoso, atencioso, falava palavras carinhosas no serviço, dava pequenos abraços e, de vez em quando, deixava uma rosa na mesa da Maria. Sabe o que aconteceu? Maria se apaixonou por Osvaldo. Eles começaram almoçar juntos, a sair juntos, e uma noite, num motel, consumou-se a relação sexual. O que aconteceu aqui?  Maria fez um compromisso com Sergio e agora está envolvida com outro homem. E as promessas? Na verdade, Maria ama seu marido, Sergio, mas por causa da carência, ela distanciou-se emocionalmente. Sergio não está  suprindo as necessidades de Maria, isso faz com que ela se aproxime de Osvaldo, porque Osvaldo tocou uma área sensível da sua vida e foi capaz de suprir esta carência. Entendam bem, eu não estou justificando o adultério, não estou sugerindo do que, se nós não temos nossas necessidades supridas devemos largar nosso cônjuge por outro, de jeito nenhum. Mas eu estou explicando o que acontece em centena e milhares de casos.

II – DEUS FAZ TUDO PERFEITO

Em Gênesis 1 encontramos o registro da criação do mundo em seis dias, seis vezes encontramos a frase “E viu Deus que isso era bom” (Gn 1,10.12.18.21.25.31). agora no versículo 18 do capitulo 2 encontramos o primeiro “não é bom”. Não é bom o que? “Não é bom que o homem esteja só.” (Gn 2,18a). Vamos observar em Gênesis 2 dois motivos. 
O primeiro motivo é: Deus olhou para o seu mundo e viu alguma coisa que ele não gostou. Ele não gostou do mundo sem mulher. E, então, ele diz “...far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gn 2,18b). E, aqui, encontramos exatamente a função da esposa dentro do lar: auxiliadora do marido, ajudadora do marido; alguém que vem ao lado para suprir suas necessidades intimas. 
O segundo é: Deus criou o homem carente. Deus criou o homem necessitado. A nossa sociedade comunica que o homem é auto-suficiente. Ele é forte, ele nunca vai errar, ele sempre tem razão, ele não pode ser vulnerável, ele não pode confessar seu fracasso, ele tem que aparecer como um homem totalmente capaz. Mas, a pura realidade é que Deus criou o homem carente e necessitado. Então, Deus, o fez cair em sono pesado (aqui nós temos á primeira menção de anestesia) – “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu;” (Gn 2,21a). Adão dormiu enquanto Deus operou. E a palavra de Deus nos diz que “Deus tirou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne” (Gn 2,21b). “...e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.” (Gn 2,22). Deus tirou Eva de Adão. Um faz parte do outro, um depende do outro. E esse é o segredo – aprender a viver dependendo um do outro.

CONCLUINDO

Quando a pessoa é insatisfeita dentro do seu relacionamento conjugal, quando ela tem necessidades e carências não supridas pelo marido ou pela esposa, a grama parece mais verde no outro lado da cerca. Ao ver a grama do outro lado esta lhe parece bastante gostosa, bastante verde, bastante bonita. Mas desenvolver um relacionamento à prova de infidelidade é cuidar da grama do seu quintal. E como cuidar da grama do seu quintal, para que ela seja bonita, e não haja tentação de pular a cerca? – “Quando nós nos preocupamos com as necessidades do cônjuge, não somos egoístas querendo as nossas necessidades supridas, mas quando nós preocupamos suprir as necessidades  e carências do outro, então nós estamos cuidando da grama do nosso quintal. Evitando que a infidelidade assole nosso casamento.” (Jaime Kemp).

sábado, 3 de maio de 2014

A HISTORIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 25 – A QUEDA DE ISRAEL



A HISTORIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 25 – A QUEDA DE ISRAEL

Localizaremos nossa atenção apenas na historia do Reino do Norte, Israel. Veremos a historia dos seus últimos reis e seu colapso final. Esta parte da história vai do ano de 798 a 722 aC., correspondendo a mais ou menos 76 anos de história.
O que se acentua neste período é a usurpação do trono de Israel pela conspiração e assassinatos. Houve conspiração contra Joás (2Rs 14,19); Zacarias (2Rs15,10); Selum (2Rs 15,14); Pecaia (2Rs 15,25); Pecá (2Rs 15,30).
Não é difícil de entender por que os homens eram tão sem caráter. Eles não temiam a Deus, não ouviam seus profetas (Jonas e Oséias) e não meditavam na lei. Pelo contrario, todos eles seguiam pelo caminho da idolatria e desobediência. 2Rs 17 nos dá uma radiografia exata da dimensão do pecado de Israel e da conseqüência desastrosa dele.

1.      A HISTORIA DOS ÚLTIMOS REIS.

a)      Joás – 798 – 782 aC. (1Rs 13,20-26 e 2Cr 22,10-23,15). Possivelmente ele foi o ultimo grande rei de Israel. Enfrentou um longo conflito com a Síria, que anteriormente havia levado Israel á beira da destruição (2Rs 13,7). Foi também o ultimo rei a conversar com o profeta Eliseu (2Rs 13,14-20). Joás falhou no que era mais essencial – “Fez o mal aos olhos do Senhor, e não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que fizera pecar Israel, mas continuou a cometê-los”. (2Rs 13,11) – O seu fim foi trágico.

b)      Jeroboão II – 794 – 753 aC. (2Rs 14,23-29) – “Restabeleceu as fronteiras de Israel desde a entrada de Emat até o mar da Planície, conforme tinha o Senhor anunciado pela boca de seu servo Jonas, filho de Amati, que era natural de Get-Hefer”. (2Rs 14,25).

c)      Zacarias – 753 aC. (2Rs 15,8-12). – este foi o ultimo rei da dinastia Jeú, cumprindo a profecia de 2Rs 10,30. Sofreu a conspiração de Salun, que o matou e reinou em seu lugar.

d)      Salun – 752 aC. (2Rs 15,13-15) – subiu ao trono ilegalmente e reinou apenas um mês. Perdeu o trono também por conspiração.

e)      Manaém – 752 – 742 aC. (2Rs 15,16-22)possivelmente ele ocupava a posição do governador em Tirza, uma cidade antiga de Israel, quando Salun ocupou o trono por conspiração. “Manaém, filho de Gadi, subiu de Tersa, foi à Samaria, e assassinou Selum, filho de Jabes, sucedendo-lhe no trono”. (2Rs 15,14).

f)       Pecaia – 742 – 740 aC. (2Rs 15,23-26), não teve tempo de reinar. Após dois anos foi assassinado. Os conspiradores, liberados  por Pecá, mataram-no em sua fortaleza.

g)      Pecá – 752 – 732 aC. (2Rs 15,27-31). Pecá adotou uma política contrária aos interesses da Assíria, por isso sofreu o ataque de Teglat-Falasar. Isto deu inicio ao fim de Israel e alguns habitantes começaram a sofrer a política de deportação da Assíria (v 29).

h)      Oséias – 732 – 722 aC. (2Rs 17,1-41) – foi o ultimo rei do Norte (Israel). Foi servo da Assíria, e, quando conspirou, perdeu o reinado. Assim Israel deixou de ser nação desde então.

2.      A HISTÓRIA DA QUEDA.

a)      Do ponto de vista histórico.

Conforme Martin Matzger, aconteceu assim:

“No ano 745 aC. Começou a reinar na Assíria Teglat-Falasar II. Ele teve como meta submeter ao seu poder todo o Oriente. Síria e Palestina foram os primeiros a cair nas suas mãos, pois serviam de ponte para o Sudoeste da Ásia Menor e ara o Egito (734 aC.).
Nesta situação no ano 733, uma série de pequenos estados sírio-palestinenses se revoltaram contra Teglat-Falasar II. Acaz de Judá, por orientação do profeta Isaias (Is 7,1-7), no participou da coalizão. Judá submeteu-se de livre e espontânea vontade ao rei da Assíria e pediu-lhe que tomasse providencias contra Israel e Damasco, o que, provavelmente, já fazia parte dos planos de Teglat-Falasar III (2Rs 15,37; 16,5-9). Ainda no mesmo ano, Assíria dividiu Israel em três províncias. Dor, Megido e Gileade, e as entregou a governadores de Assíria (2Rs 15,29). O ultimo rei de Israel, Oséias, pagou tributos à Assíria e foi por ela considerado um vassalo (1Rs  17,3).
Salmanesser V (727-722 aC.) foi o sucessor de Teglat-Falasar III. Sob o seu reinado, o rei Oséias travou relações com o Egito e suspendeu o pagamento de tributo aos assírios, anulando as suas condições de servo. Imediatamente Salmanesser empreendeu uma guerra  contra Israel, aprisionou Oséias, apoderou-se de todo o território e sitiou Samaria.
Após 03 anos de resistência ao cerco, Samaria foi conquistada em 721 aC por Sargão II, sucessor de Salmanesser V. Novamente a elite de Israel foi deportada, desta vez para a Mesopotâmia e Média. Assim o Estado de Israel foi definitivamente apagado da história (2Rs 17,6).”

b)      Do ponto de vista espiritual (2Rs 17).

Este capitulo relaciona a ruína de Israel a sua condição espiritual.

“Assim aconteceu porque os filhos de Israel tinham pecado contra o Senhor, seu Deus, que os tinha tirado do Egito e libertado da opressão do faraó, rei dos egípcios. Eles adoraram outros deuses,” (2Rs 17,7)

O pecado se explica assim:

a)      cultivaram a deuses estranhos – vs. 7-12.
b)      não ouviram os profetas – vs. 13-14.

c)      rejeitaram o livro de Levi – vs. 15-20

sexta-feira, 2 de maio de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 04 – INTIMIDADE CONJUGAL



FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 04 – INTIMIDADE CONJUGAL

“E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gn 2,25).

Adão e Eva estavam no meio do jardim, andavam nus e não se envergonhavam. Eles eram um casal sem-vergonha. Mas, era um casal sem nenhuma vergonha da sua nudez. Na verdade, a palavra nudez pode ser entendida como intimidade. E o relacionamento intimo é muito importante entre o casal. A palavra de Deus revela toda a euforia de Adão ao ver Eva – “Então disse o homem: Esta é agora [osso dos meus ossos], e carne da minha carne.” (Gn 2,23a). Esta é uma expressão hebraica que comunica a idéia de intimidade conjugal. Casamento é o relacionamento mais intimo da face da terra. E eu gostaria de abordar quatro áreas dessa intimidade.

  1. ÁREA FÍSICA – É claro que eles estavam nus fisicamente. É normal, é natural que o casal, que se comprometeu nos laços do casamento, no seu quarto, fiquem nu.
  2. ÁREA EMOCIONAL – Também existe nudez emocional ou intimidade emocional. O que quer dizer isto? É uma hora em que nós vamos compartilhar intimamente nossos sentimentos, nossas alegrias, nossas tristezas, nossas dores, nossos projetos. Às vezes  é uma hora para se chorar juntos. Às vezes é uma hora para rir. Às vezes é uma hora para orar juntos. É um momento em que nós abrimos nossos corações um para o outro. Uma das minhas tristezas é ver como os casais  deixam o romantismo morrer. Você lembra quando namorou? Quando noivou? Quem sabe no primeiro ou no segundo ano de casamento, como vocês tiveram o desejo de estar juntos? De acariciar um ao outro? De ser romântico, falar até uma poesia, um para o outro, aqueles sentimentos existiam, mas através dos anos, alguma coisa aconteceu. Quem sabe foram as pressões de terminar a faculdade, ou a chegada do primeiro filho ou problemas com sogros ou problemas financeiros. São pressões e tensões dentro do casamento que muitas vezes tiram nossa comunicação emocional, nossas intimidades, nossa amizade. Não podemos deixar isto acontecer, precisamos proteger nossa intimidade emocional.
  3. ÁREA INTELECTUAL – A nudez que quero abordar é a nudez intelectual ou intimidade intelectual, isso é basicamente a capacidade de dialogar como casal, de levantar qualquer assunto. Não há assunto o qual um casal não possa falar. E como nós temos dificuldade em desenvolver um diálogo. O ideal é que o casal possa  desenvolver um dialogo aberto, franco e honesto, sem se sentir ameaçado, agredido, atacado. Mas um dialogo com calma para discutir os assuntos, e chegar a uma conclusão. Então, essa é a nudez intelectual: a capacidade de dialogar, de conversar e de resolver qualquer assunto.
  4. ÁREA ESPIRITUAL – Nudez é a intimidade espiritual. O que quere dizer isto? É a capacidade de orar juntos.

CONCLUINDO



Então ai está à importância da intimidade, uma das bases para um casamento feliz. Agora, marido e esposa, não sei como vai o casamento, mas eu tenho a impressão, pela experiência de que muitos casais que o televisor, a internet, o telefone tomaram o lugar da intimidade. Então agora vocês vão desligar Tudor, sentar no sofá com um refrigerante ou um suco bem gelado ou uma xícara de chá ou café dependendo do clima, e ter uma conversa aberta e orar juntos. O mundo não se preocupa com a sua intimidade, o seu chefe não se preocupa com sua intimidade no casamento. E você marido e você esposa quem tem que tomar iniciativa, tomar decisões na  sua vida, na sua agenda para proporcionar momentos em que você possa desenvolver essa intimidade, essa nudez com seu cônjuge.